-
Carnaval rima com folia e alegria! Mas quem disse que se trata só de festa, serpentina e confete? Para os empreendedores de pequenos negócios, a data é também sinônimo de oportunidades.
Em todo o Brasil, milhares de foliões já tomam conta das ruas e vielas em estado de animação geral. A batida do samba, de marchinhas e dos hits do momento já soa forte nesses locais. Com toda essa gente nas ruas, o cenário para negócios é bastante promissor, principalmente nas áreas de turismo, comércio e serviços. E, se tem gente nas ruas, tem sim renda extra à vista.
De olho nesse cenário, no Maranhão o Sebrae invadiu a área da concentração do bloco dos empreendedores, levando conhecimento e orientação para ajudá-los a aproveitar a folia, fazendo negócios com todo gás.
Uma ação denominada Carnaval de Oportunidades levou para os empreendedores oficinas, palestras e cursos visando prepará-los para esse desafio;
No gingado da folia, quase 600 deles foram (e ainda estão) sendo capacitados. A ação ocorre nos municípios da área de abrangência das Unidades de Negócios de Lençóis – Munim, Caxias, Barra do Corda e Bacabal e fez o coração do empreendedor bater no ritmo da capacitação em áreas como finanças, precificação, marketing e vendas digitais, boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas, vendas e atendimento, gestão de estoques e das compras, meios de pagamentos eletrônicos, gastronomia, gestão empresarial e mercado, entre outros.
São pessoas como Myllena Celeste da Silva, que trabalha há 2 anos no ramo da confeitaria e diz que a palestra trouxe informações importantes para o seu trabalho. Myllena integra o grupo de empreendedores capacitados na região Médio Mearim. Pelo menos 100 deles participaram da palestra “Atendimento e boas práticas de manipulação de alimentos”, ofertada pelo Sebrae Maranhão e entenderam a importância do bom atendimento e dos cuidados com a higiene e manipulação de alimentos e bebidas para garantir a segurança do cliente.
“A palestra foi muito importante para nós porque trouxe dicas valiosas sobre a maneira de nos comunicarmos bem com os nossos clientes, como cuidar dos nossos produtos adequadamente e sobre como adotar técnicas de segurança durante as vendas para evitar que a gente sofra com golpes. No período do carnaval, o fluxo de pessoas é muito grande, então, foi muito bacana participar para gente tomar mais cuidado”, afirma a empreendedora.
“Programamos essa ação, porque o Sebrae entende que capacitar os empreendedores para aproveitar datas como o Carnaval é mais que garantir que tenham boas vendas. As capacitações giram em torno do bom atendimento ao público, precificação dos produtos, manipulação e conservação de alimentos, marketing e gestão, por exemplo. O objetivo é dar ferramentas para que o empreendedor tenha de fato sucesso nos negócios, fature mais, faça suas vendas com segurança, conquiste novos clientes e expanda os seus negócios”, afirma Hudson Rondeau, gestor de Projetos da Unidade de Negócios do Sebrae Bacabal.
Capacitação gerando oportunidades
Na região dos Lençóis Munim, empreendedores de Barreirinhas, Bacabeira, Humberto de Campos, Cantanhede, Icatu, Primeira Cruz, Presidente Juscelino, Rosário e Santa Rita receberam capacitação do Sebrae por meio de oficinas e palestras nas áreas de vendas, marketing, presença digital, precificação em uma ação chamada Carnaval de Oportunidades. Lá, são mais de 300 pessoas preparadas para potencializar suas chances de faturar mais neste período.
São pessoas como as empresárias Silvia Helena, proprietária de um armarinho, e Lorena Benvindo, ambas do município de Rosário. As duas investiram na preparação prévia, no planejamento e na capacitação para tirar do Carnaval o melhor que a festa pode oferecer.
Elas destacam a importância dessa preparação. “O ano inteiro é uma jornada, mas o Carnaval é nosso grande momento. Começamos a selecionar os materiais, os produtos e as fantasias meses antes, sempre atentos às tendências, orientadas pelo Sebrae”, ressaltou Silvia Helena.
“As estratégias que estou usando neste Carnaval para destacar e atrair os clientes envolvem as redes sociais. O Sebrae e a Sala do Empreendedor me ajudaram muito desde a abertura da empresa, sempre apoiando com cursos de empreendedorismo e nos chamando atenção para oportunidades que estão ao nosso alcance, que às vezes deixamos de perceber e para datas como o Carnaval e o potencial que possuem para atrair clientes”, destacou Lorena.
Nos municípios de Presidente Juscelino, Rosário e Bacabal também estão sendo realizadas capacitações nas áreas de marketing criativo, oportunidades de negócios (mercado), gastronomia, atendimento ao cliente, gestão empresarial, turismo e tecnologia.
Já em Codó, Coroatá, Coelho Neto, São João do Sóter e Timbiras, 157 empreendedores foram preparados pelo Sebrae para fortalecer habilidades competitivas. Com o couro comendo nas ruas, a expectativa é de um movimento de vendas entre 30% e 40% superior aos dias normais.
Confira a série de reportagens do Sebrae/MA sobre Empreendorismo no Carnaval:
Carnaval se torna oportunidade de negócios no interior do Maranhão
Carnaval com estilo: loja de Balsas atendida pelo Sebrae investe em divulgação para vender mais
Empreendedora aposta em peças criativas e no marketing digital para atrair clientes no Carnaval
Pix facilita as vendas no período carnavalesco em Chapadinha-MA