Potência no Carnaval do interior, a região central do estado se prepara para receber foliões do Maranhão e outras localidades. Em Barra do Corda, por exemplo, a expectativa é movimentar de 15 a 30 milhões de reais no período do Carnaval. Grajaú, por sua vez, vem investindo em tornar a cidade uma opção para curtir a festa.
Para tanto é necessária uma boa preparação. Para auxiliar os empreendedores a aproveitar melhor a festa, a Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, em parceria com as prefeituras de Grajaú e Barra do Corda, por meio das Salas do Empreendedor, promoveu capacitações voltadas para desenvolver técnicas de atendimento e para melhorar a precificação dos produtos que serão vendidos durante os dias de folia.
Já tradicional na região, o Carnaval de Barra do Corda vai contar com três circuitos de festa e mais de 100 trabalhadores. Para o coordenador de Turismo, Luan Dayno, a capacitação é fundamental para o desenvolvimento do turismo local. “Muito importante para o pessoal que vai trabalhar carnaval, para que eles aprendam a precificar os seus produtos, e o outro é ver o atendimento ao cliente, com suporte integral, um curso 100% gratuito”, reforça o coordenador.
Em Grajaú, as oficinas contemplaram os trabalhadores dos setores de alimentação e bebidas. “A gente, da Comissão Organizadora do Carnaval Praça 2024, acha esse movimento muito importante para trabalhar a qualificação do nosso Carnaval. Isso vai refletir na expectativa do cliente, das pessoas que estarão visitando o nosso Carnaval, fazendo com que eles sejam bem atendidos com profissionalismo”, avalia o secretário de Turismo de Grajaú, Ricardo Tamanini.
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, destaca que esse trabalho de capacitação é contínuo e que a experiência do Carnaval deve ser levada para outras datas festivas. “Esses empreendedores estão participando de capacitações na área de atendimento ao cliente e de formação de preço, para cada vez mais atender o nosso turista”, destaca.
O vendedor ambulante Igor Coelho, aluno participante das oficinas, ressaltou que a capacitação é fundamental para desenvolver ainda mais o atendimento oferecido. “É uma satisfação estar participando de um curso desse, para desenvolver mais o atendimento e o trabalho da gente”, afirmou.