ASN MA
Compartilhe

Chegou o Carnaval, você já sabe como empreender?

Para ajudar a garantir uma boa renda e evitar prejuízos, Sebrae elenca 10 dicas de sucesso
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Em meio à efervescência da festividade, que proporciona alegria e diversão, o Carnaval revela-se também como uma excelente oportunidade de empreendedorismo. São diversas as opções de negócios que podem surgir nessa época e proporcionar uma renda extra ao empreendedor.

Os foliões, personagens principais da festa, estão sempre em busca de novidades e não hesitam na hora de gastar um pouco mais para garantir a diversão. Seja com fantasias e adereços, peças inovadoras para compor o look perfeito, seja com a compra de bebidas e alimentos, a festividade sempre tem o que oferecer para esse público que aguarda com expectativa o período momesco.

Além dessas oportunidades, o Carnaval oferece uma série de vantagens para quem quer faturar um pouco mais ou iniciar um pequeno negócio.

“Empreender no Carnaval pode ser uma grande e lucrativa oportunidade. Independentemente da área em que o empreendedor decida empreender, é importante fazer uma pesquisa de mercado detalhada, entender as necessidades do público-alvo e planejar cuidadosamente a estratégia de negócios para aproveitar ao máximo as oportunidades que o Carnaval oferece”, explica Maurício Lima, gerente da Unidade de Negócio do Sebrae em Santa Inês.

-

DICAS PARA EMPREENDER COM SUCESSO NO CARNAVAL

E foi pensando nisso, que o Sebrae Santa Inês elencou 10 dicas estratégicas para o empreendedor fazer do Carnaval um momento de festa e bons negócios. Confira:

1. Planejamento antecipado: Antes do Carnaval, faça um planejamento detalhado das suas atividades comerciais durante esse período. Estime custos, preveja a demanda esperada e defina metas realistas.

2. Controle de estoque: Avalie cuidadosamente quais produtos serão mais procurados durante o Carnaval e ajuste seu estoque de acordo. Evite estoques excessivos que podem resultar em desperdício ou falta de liquidez.

3. Segurança dos produtos: Se você estiver vendendo produtos físicos, como alimentos ou itens de festa, certifique-se de que estão armazenados adequadamente para garantir a segurança alimentar, qualidade e segurança para o seu cliente.

4. Marketing e promoção: Invista em estratégias de marketing e promoção para atrair clientes durante o Carnaval. Use as redes sociais, campanhas de e-mail marketing e publicidade local para divulgar suas ofertas e eventos.

5. Atendimento ao cliente: durante o Carnaval, esteja preparado para lidar com um volume maior de clientes. Treine sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade, garantindo que os clientes tenham uma experiência positiva e voltem no futuro.

6. Segurança financeira: Mantenha um controle rigoroso das finanças do seu negócio durante o Carnaval. Acompanhe de perto as despesas e receitas, evitando gastos desnecessários e garantindo que seu negócio seja financeiramente sustentável.

7. Parcerias e colaborações: Considere estabelecer parcerias com outros negócios locais para ampliar sua base de clientes durante o Carnaval. Isso pode incluir colaborações em eventos, promoções conjuntas ou a criação de pacotes de produtos e serviços.

8. Flexibilidade e adaptação: Esteja preparado para se adaptar às mudanças nas condições de mercado e na demanda durante o Carnaval. Esteja aberto a ajustar sua estratégia conforme necessário para maximizar as oportunidades e minimizar os riscos.

“Ao seguir essas estratégias, os empreendedores podem minimizar os riscos e aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais durante o Carnaval”, reitera Maurício Lima, gerente Sebrae em Santa Inês.

  • Carnaval
  • Empreendedorismo
  • Oportunidades
  • Sebrae