ASN MA
Compartilhe

Santa Helena (MA) adere ao Programa Cidade Empreendedora em parceria com Sebrae e Governo do Estado

Município escolhe Educação Empreendedora e Agricultura como eixos prioritários para impulsionar o desenvolvimento local
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Em uma importante articulação entre a Prefeitura de Santa Helena (MA) e o Sebrae, foi realizado o encontro que marca o início da execução do Programa Cidade Empreendedora no município. A reunião contou com a participação de representantes do poder público, e da equipe do Sebrae da Unidade Regional de Pinheiro, responsável pelo acompanhamento técnico das ações.

O programa, com duração de 10 meses e execução prevista para o período de 2025 a 2026, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e a melhoria do ambiente de negócios nas cidades maranhenses.

Dois eixos estratégicos foram escolhidos para receber atenção prioritária: Educação Empreendedora e Agricultura, além da Gestão Pública, que é trabalhada transversalmente em todas as cidades atendidas pelo programa.

Durante o encontro, Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, destacou a importância do momento para o município. “Estamos dando início à primeira reunião com os secretários de Santa Helena sobre o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Governo do Estado do Maranhão com o Sebrae. Essa reunião foi para apresentar o formato desse programa que vai atender empresários, professores, alunos, empreendedores e a sociedade como um todo, com ações específicas para Educação Empreendedora e Agricultura, que foram os eixos escolhidos para serem aprimorados pelo Sebrae através de cursos, acompanhamentos e consultorias,” relatou.

O vice-prefeito Jurandir Mendonça também reforçou a relevância do programa para o desenvolvimento da cidade. “Muito bom, porque na realidade esse sempre foi meu pensamento: ajudar aqueles que querem empreender, gerar oportunidade. Ter a parceria do Sebrae, que é qualificado para isso, com certeza é a melhor escolha. Nosso prefeito teve essa sensibilidade de aderir ao programa, e isso trará resultado positivo para o município, com toda a certeza”, comemorou.

Outro destaque foi a fala do subsecretário de Agricultura, José Rubem Louzeiro Nogueira, que enfatizou o impacto do apoio técnico para os produtores rurais da região. “A parceria com o Sebrae é sempre muito bem-vinda. Quando as entidades se juntam uma fortalece a outra, e quem ganha com isso é a sociedade. Eu sou servidor público e produtor rural. Como produtor rural, eu sei o quanto o apoio certo faz a diferença. Foi graças ao apoio de órgãos como o Sebrae que me permitiram sonhar, e quero que outros produtores também realizem seus sonhos e prosperem no nosso município,” pontuou.

Na execução do programa, o principal ponto de apoio do Sebrae em Santa Helena será a Sala do Empreendedor, que já atua na cidade oferecendo atendimento gratuito, capacitações, orientações e serviços aos micro e pequenos empreendedores. A Sala será ainda mais fortalecida para atender à demanda gerada pelas ações do programa.

Durante o encontro, a equipe do Sebrae também realizou a entrega de materiais estratégicos que servirão como base para o planejamento e execução das ações do programa. Um dos destaques foi a entrega do Perfil Socioeconômico de Santa Helena, apresentado em formato de livro, que reúne dados atualizados sobre o cenário do empreendedorismo, além de indicadores de desenvolvimento econômico e social do município. Esse material será fundamental para orientar políticas públicas, identificar oportunidades de crescimento e embasar futuras tomadas de decisão por parte da gestão municipal e demais parceiros envolvidos no desenvolvimento local.

O Programa Cidade Empreendedora já foi implementado em diversos municípios maranhenses com resultados positivos, e agora em Santa Helena tem a missão de transformar a realidade local por meio da valorização da educação empreendedora e do fortalecimento da agricultura familiar, pilares essenciais para o crescimento econômico sustentável do município.

Secretários, agentes da Sala do Empreendedor e Equipe Sebrae no encontro para discussão das ações do Programa
  • Agricultura
  • cidade empreendedora
  • Educação Empreendedora
  • Empreendedorismo
  • sebraema