ASN MA Atualização
Compartilhe

II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário movimenta Porto Rico do Maranhão

Conferência retoma debates após 13 anos e aponta caminhos para o desenvolvimento rural sustentável.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

O município de Porto Rico do Maranhão sediou, na última terça-feira (7), no Ginásio Poliesportivo Professor Aizinho, a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento marcou a retomada desse importante espaço de diálogo e construção coletiva, após 13 anos sem realização, reunindo mais de 270 participantes de 16 municípios do Território da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.

Promovido pelo Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás) e o Colegiado Territorial da Baixada, o encontro foi um marco na articulação de propostas para fortalecer a agricultura familiar, a pesca artesanal e o desenvolvimento sustentável da região, com foco na inclusão social e no protagonismo das comunidades do campo.

O prefeito de Porto Rico do Maranhão e presidente do Conguarás, Aldo Brown, acredita que o momento é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem o território. “Estou muito honrado com a presença dos prefeitos que entenderam a importância desse grande encontro promovido aqui na cidade de Porto Rico Maranhão, grato aos que enviaram seus representantes, que estão ligados aos trabalhos de agricultura e pesca. Eu tenho certeza que esse dia vai ser memorável na vida de todos, foram 13 anos sem conferência, tenho certeza que daqui vão sair boas ideias para a Baixada e Litoral,” disse.

270 participantes, vindos de 16 municípios da Baixada Maranhense, lotaram o Ginásio Poliesportivo Prof. Aizinho para debater o futuro do Brasil rural. (Sebrae/Divulgação)

Entre os presentes estiveram além do prefeito anfitrião Aldo, prefeitos da região, como Jader Claudio Pereira Santos de Apicum-Açu e Heliezer de Jesus Soares de Peri Mirim, além de secretários municipais, agricultores, pescadores, empreendedores, representantes do Sebrae, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar.

A gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, destacou a importância da parceria institucional e do olhar para o futuro. “Uma grande articulação foi feita no território. Onde produtores, trabalhadores rurais e pescadores, juntos com os representantes das instituições parceiras, planejam e indicam alternativas viáveis, que possam garantir o desenvolvimento do meio rural para um futuro melhor e próspero. O Sebrae é parceiro neste momento, atuando fortemente na pauta da sustentabilidade dos pequenos negócios,” contou a gerente.

Participantes se dividiram em grupos para debater propostas dentro dos cinco eixos temáticos da Conferência. (Sebrae/Divulgação)

Discussões estratégicas para um novo modelo de desenvolvimento rural

Com o lema “Brasil rural: Raiz da vida, fonte do bem viver”, a conferência territorial integra o ciclo preparatório para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, e posteriormente para a Conferência Nacional, onde serão consolidadas as propostas de políticas públicas voltadas ao meio rural brasileiro.

As discussões foram organizadas em cinco eixos centrais: Emergências climáticas e o papel do Brasil rural frente às crises globais; Transformação agroecológica dos sistemas alimentares; Democratização do acesso à terra, ao território e à água; Direitos sociais e o bem viver nas comunidades rurais; Participação popular e governança das políticas públicas. Também foram abordadas questões como infraestrutura rural, sucessão no campo, juventude rural, produção sustentável e inclusão produtiva.

A secretária adjunta de Agricultura Familiar do Estado, Marileide Costa, celebrou o resultado das discussões. “O sentimento que saímos daqui é de gratidão. Tivemos um momento de escuta, de debate e principalmente de proposição de políticas públicas com a participação ativa da sociedade civil e do poder público”, falou.

Agricultores familiares, pescadores e representantes de comunidades tradicionais marcaram presença nas discussões sobre desenvolvimento territorial. (Sebrae/Divulgação)

Conguarás: fruto do Programa Territórios Empreendedores do Sebrae

O Consórcio Conguarás, que lidera importantes articulações regionais como a Conferência, é um dos principais resultados do Programa Territórios Empreendedores, desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer a governança territorial, incentivar o empreendedorismo rural e promover o desenvolvimento sustentável com base na participação local. Agora, agindo de forma independente, o Conguarás tem articulado ações relevantes para o desenvolvimento territorial, tendo o Sebrae como um parceiro a cada passo dessa caminhada.

  • Conferência
  • desenvolvimento rural
  • Desenvolvimento Territorial
  • Empreendedorismo
  • II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
  • Programa Territórios Empreendedores
  • Sebrae
  • Sebrae no Maranhão
  • Setor Rural