A primeira rodada do Café Empresarial de 2025, promovida pelo Sebrae, aconteceu entre os dias 28 e 31 de janeiro nos municípios de Rosário, Bacabeira, Santa Rita e Cassó (Primeira Cruz). A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo entre empresários locais, o Sebrae e parceiros como o Sesi, prefeituras municipais e instituições financeiras, a fim de identificar desafios, compartilhar experiências e fomentar o desenvolvimento empresarial da região, tendo o turismo como atividade indutora.
![](https://ma.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/02/Foto-1-Empresarios-locais-discutem-demandas-e-oportunidades-durante-o-Cafe-Empresarial-promovido-pelo-Sebrae-com-a-presenca-de-parceiros-institucionais-scaled.jpg)
Durante os encontros, temas como associativismo, educação financeira e organização de associações e cooperativas foram debatidos. A analista do Sebrae, Andressa Batista, destacou a importância da ação. “A Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim promoveu esses cafés empresariais para ouvir os empreendedores da região, identificar demandas e, a partir disso, desenvolver um plano estratégico para gerar oportunidades e fomentar negócios locais”, frisou.
Tereza D’Eça, empresária de Bacabeira, avaliou positivamente a iniciativa. “Foi uma excelente oportunidade para discutirmos melhorias e ampliar nossa visão sobre capacitação, orientação e estratégias para oferecer um serviço cada vez melhor em nossa cidade. Saio desse Encontro com uma nova perspectiva, focando a aplicação dos conhecimentos para fortalecer nossos negócios, com o apoio da prefeitura e dos vereadores, estamos nos preparando para crescer e atender melhor nossos clientes”, refletiu a empreendedora.
![](https://ma.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/02/Foto-2-–-A-empresaria-Tereza-Deca-destacou-a-importancia-do-Cafe-Empresarial-para-ampliar-sua-visao-sobre-capacitacao-e-estrategias-para-melhorar-os-servicos-na-cidade-scaled.jpg)
O Café Empresarial também incentivou a formalização de associações e cooperativas nos municípios, visando ampliar a representatividade junto aos órgãos competentes, potencializar o desenvolvimento, melhorar e fortalecer o ambiente de negócios local. Ceiça Facundes, empresária de Cassó, em Primeira Cruz, destacou a busca por benefícios para a comunidade, “Viemos ao Café Empresarial, promovido pelo Sebrae, em busca de treinamentos e do fortalecimento para a criação da associação que estamos criando para trazer melhorias à comunidade”, disse ela.“Durante a reunião, discutimos temas essenciais, como infraestrutura, coleta de lixo e capacitação para colaboradores, sempre com o objetivo de contribuir para o turismo comunitário e oferecer uma experiência melhor ao nosso público”, acrescentou a empreendedora.
![](https://ma.agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2025/02/Foto-3-Participantes-do-encontro-dialogam-sobre-associativismo-e-infraestrutura-para-fortalecer-o-turismo-comunitario-na-regiao-scaled.jpg)
O gerente da Unidade do Sebrae Lençóis-Munim, David Amorim, reforçou a importância da ação para o fortalecer o empreendedorismo na região. “Nosso principal objetivo com os Cafés Empresariais é estabelecer um diálogo direto com os empresários da região, entendendo suas demandas e desafios. Com base nesse contato, conseguimos apresentar soluções, serviços e projetos que realmente atendam às necessidades locais. Além disso, fortalecemos a conexão entre os empreendedores e o Sebrae, criando uma rede de apoio que contribui muito para o crescimento dos negócios e o desenvolvimento sustentável da região”, destacou o gerente.
-