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Edição 2024 da Gamescom Latam terá participação de dois games maranhenses, na mostra Panorama Brasil
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O ecossistema maranhense de games está on neste mês de junho. De 26 a 30, quatro estúdios maranhenses participam da mais tradicional feira de games do país – a Gamescom LATAM, evento internacional da indústria de games, que acontece em São Paulo – SP.

Games do Maranhão, criados por clientes do Sebrae, estarão em destaque no maior evento da indústria de games do país. Crédito: Gamescom Latam

No evento, marcam presença os estúdios do Maranhão OPS Game Studio, Clops Game Studio, Wired Dreams Studio e Astral Game Studio, todos eles atendidos pelo Sebrae com ações da área de Inovação e Tecnologia. A Gamescom LATAM transformou-se no maior momento da indústria no país, após a fusão com o Big Festival. Contará com uma programação bastante ampla e abrangente, uma grande vitrine do efervescente e criativo mercado de jogos eletrônicos.

O evento amplia a visibilidade do ecossistema nacional, celebrando o mundo dos jogos e as comunidades de jogadores, trazendo lançamentos, os melhores jogos e toda a dinâmica desse mercado, no qual o Maranhão se insere com destaque crescente.

Conforme Danielle Abreu, coordenadora de Produtividade e Transformação Digital, o Maranhão participa do evento em missão técnica apoiada pelo Sebrae, representado pelos quatro estúdios. O estado também conquistou vagas na Mostra Panorama Brasil com dois jogos criados por desenvolvedores maranhenses – o Scarlet Manor: The Heir, da Astral Games (formada por estudantes da UFMA e UERN) e o Super Bafo Championship, da Clops Games Studio. O projeto que deu origem ao Super Bafo Championship é um dos selecionados no Edital de Economia Criativa do Sebrae Maranhão e FAPEMA. Um total de 40 games participam dessa mostra.

Danielle Abreu: “Maranhão em ecossistema dinâmico e criativo” – Acervo Sebrae

Ela destaca a importância dessa iniciativa para fortalecimento do mercado de games no Maranhão. “Fortalecer o ecossistema de games local é fundamental para a geração de negócios e crescimento do setor que, no Maranhão, já se destaca com boas iniciativas e um número de games cada vez maior no mercado, com qualidade evidente”, assinala Danielle Abreu.

Expectativa

“Ficamos surpresos com a seleção para a Mostra Panorama Brasil, mas ao mesmo tempo honrados de participar de um espaço de tanto prestígio. Já havíamos participado do Big Festival em anos passados e esta é uma oportunidade incrível para construir pontes e amadurecer os nossos projetos. A Mostra Panorama propicia o contato direto com o público e também profissionais da indústria de desenvolvimento de jogos, o que é fundamental para os estúdios presentes”, comemora ele.

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Heitor Dias, cofundador da Clops Games e desenvolvedor do Super Bafo Championship, ressalta a oportunidade de participação nessa grande vitrine que será a Gamescom Latam – Acervo Pessoal

Heitor, que é cliente do Sebrae, é também diretor de Relações Públicas Gestão 2024 da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos – Amagames. Graduado em Design pela UFMA, é especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais. A Clops contou, em algumas etapas, com apoio financeiro captado via Edital Sebrae de Economia Criativa 2023. Segundo ele, os recursos foram decisivos na fase final de elaboração do jogo. “O projeto (do Super Bafo Championship) já existia. Entretanto, o Edital foi fundamental para possibilitar a continuação e finalização do seu desenvolvimento. Sem o edital de Economia Criativa, possivelmente não teríamos conseguido concluir o projeto com o nível de polimento que gostaríamos.

Empreendedores do mercado de games têm recebido o apoio do Sebrae nos últimos anos com ações de Inovação e Tecnologia (através dos projetos de Economia Criativa, Inova Amazônia, Startup Nordeste e Sebraelab), recebendo suporte e capacitação para se tornarem empreendedores, através da participação em missões técnicas e em parceiras com a AMAGAMES para eventos como a Global Game Jam 2024 (a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo). Também contribui nesse fortalecimento a própria criação do Sebraelab, espaço colaborativo do Sebrae, que abriga muitas dessas ações, ajudando a consolidar esse mercado.

Super Bafo: um jogo focado nas memórias da infância e adolescência – Acervo Clops Games Studio

“Esse é nosso segundo jogo autoral, mas se contar outros em que atuamos prestando serviço são mais de 10 no mercado. Desenvolvo jogos desde 2013, mas com dedicação integral a partir de 2018”, reforça ele. A inspiração para o Super Bafo veio da brincadeira de virar figurinhas, que sempre esteve presente na nossa infância e adolescência. Percebemos que só havia um jogo que tentava adaptar para o meio digital a brincadeira e identificamos aí a oportunidade. Aproveitamos também para imortalizar a nossa história, geografia, cultura, culinária a partir de cada figurinha que representa personagens e itens variados do Maranhão”, revela sobre o projeto.

Heitor vive a expectativa de estar nessa grande vitrine internacional da Gamescom LATAM. “É sempre bom podermos nos fazer presentes em ambientes com grandes nomes nacionais e internacionais da nossa indústria. Primeiramente é um aprendizado imensurável, provavelmente a maior oportunidade para fortalecer a rede de contatos e também de fazer negócios.” explica Heitor.

Mercado atrativo 

Estima-se que no Brasil, 74,5% das pessoas são adeptas a jogos eletrônicos, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2022. A pesquisa revela o perfil dos amantes de jogos eletrônicos. São pessoas com idades entre 25 a 34 anos (25,5%), seguidas por um extrato de adeptos entre 16 a 24 anos (17,7%). As mulheres são maioria entre o público gamer, representando 51%. 48,3% das pessoas preferem jogar pelo celular, enquanto 20% priorizam o videogame e 15,5%, o computador. Entre os jogadores e as jogadoras, 67% se consideram gamers casuais, sem uma rotina de partidas tão frequente. Já 33% se consideram gamers hardcore, disputando três ou mais vezes por semana.

No mundo inteiro registra-se um movimento de pessoas idosas se aproximando cada vez mais do mundo dos jogos. Mais digitalizadas, o número de gamers com mais de 60 anos é de 21% em todo o mundo, segundo dados da Euromonitor.

Com um público tão vasto e diverso, a indústria de games movimenta bilhões todos os anos. Só em 2022, a indústria global de jogos faturou US$ 196,8 bilhões. Analistas do setor projetam um faturamento global de US$ 321 bilhões de dólares até 2026. Só no Brasil, o negócio de games movimenta em média R$ 12 bilhões ao ano. Isso nos coloca como o país líder em receita no setor na América Latina e o 13º no ranking mundial.

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