ASN MA
Compartilhe

Sebrae leva uso prático da inteligência artificial para escolas de Balsas (MA)

Atividades do ALI Educação Empreendedora aproximam professores e estudantes de ferramentas aplicadas ao ensino e à aprendizagem.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

OUÇA ESTA MATÉRIA 🎧

A inteligência artificial já faz parte da rotina de estudantes e profissionais e ganha espaço também no ambiente escolar. Nesta semana, em Balsas, o Sebrae Maranhão levou o tema para colégios públicos por meio de uma programação do ALI Educação Empreendedora, com palestras e oficinas voltadas ao uso prático da tecnologia na educação.

Durante as atividades, professores e estudantes conheceram e experimentaram ferramentas como ChatGPT, Gemini Notebook e outras soluções de inteligência artificial. A proposta foi mostrar possibilidades de uso que vão além do entretenimento e podem contribuir para o aprendizado, o planejamento de aulas e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Os dados apresentados durante os encontros ajudam a dimensionar a presença da tecnologia no cotidiano. Segundo o analista do Sebrae Maranhão Danilo Borges, enquanto 72% das empresas brasileiras ainda estão nos estágios iniciais de adoção da inteligência artificial, oito em cada dez brasileiros já utilizam a tecnologia para aprender algo novo.

Professores exploram como as ferramentas de Inteligência Artificial podem otimizar a rotina docente. (Sebrae/Divulgação)

A programação teve foco na experimentação. Mais do que apresentar as ferramentas, as atividades orientaram os participantes sobre como formular comandos, explorar diferentes recursos e identificar aplicações de acordo com as necessidades de cada usuário. “O que a gente traz são ferramentas que aumentam a produtividade do professor e aumentam a capacidade de absorção de matérias para os alunos. Então, o nosso momento é inteiramente prático. E ele sai da sala de aula já sabendo usar os comandos corretos, as ferramentas corretas”, destaca o analista.

Na Escola Municipal Menino Jesus, localizada na zona rural de Balsas, a atividade aproximou professores e estudantes de uma tecnologia que já está presente no cotidiano. Para o coordenador da escola, Nilvan Ferreira Alves, conhecer melhor esses recursos pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.

“Fomentar esse tipo de atividade dentro do nosso campo escolar, dentro do nosso corpo docente, vem muito a agregar no que diz respeito ao ensino-aprendizado. A gente sabe que hoje os nossos alunos têm um contato com a tela, ele precisa estar familiarizado. E a IA vem com isso, essa interação do professor se familiarizar com essa parte da inteligência artificial, facilitando lá dentro do seu trabalho, dentro da sala de aula”, afirma.

Sandilla Nunes, estudante do Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, já utiliza a tecnologia em uma atividade empreendedora que desenvolve dentro da própria escola. Ela vende bolo de pote e recorre à inteligência artificial para criar anúncios e estratégias de divulgação que ajudam a atrair novos clientes. “Na vida acadêmica, a gente pode se especializar com algumas IAs para entender melhor alguns conteúdos e ter mais acesso à educação. E, na minha vida profissional, com ajuda com marketing, a gente pode começar de novo com auxílio dessas ferramentas”, relata.

As atividades integram o ALI Educação Empreendedora, programa do Sebrae que leva acompanhamento especializado, metodologias de inovação e novas ferramentas para instituições de ensino. A iniciativa trabalha competências relacionadas à inovação, ao empreendedorismo e à preparação dos estudantes para diferentes contextos acadêmicos e profissionais.

Em Balsas, 13 escolas participam deste ciclo do programa, contemplando instituições das zonas urbana e rural. A agenda sobre inteligência artificial é uma das frentes desenvolvidas junto às escolas e amplia o contato da comunidade escolar com tecnologias que já transformam a forma de estudar, trabalhar e produzir conhecimento.

  • ALI Educação Empreendedora
  • Balsas
  • Capacitaçaõ
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Sebrae