ASN MA Atualização
Compartilhe

Dia de Campo fortalece pequenos negócios em Vitória do Mearim – MA

Evento promovido pelo Sebrae reuniu produtores, estudantes e especialistas do agro para troca de experiências e apresentação de soluções sustentáveis para o desenvolvimento rural no Maranhão
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

A Fazenda Ingaí, no povoado Jaguary (no município de Vitória do Mearim), foi o local escolhido para a realização do Dia de Campo – Inovação, Tecnologia e Produtividade no Campo, que aconteceu no último sábado (26). O evento foi promovido pelo Sebrae com o objetivo de incentivar a inovação rural, fortalecer os pequenos negócios no agro e apresentar soluções tecnológicas que impulsionam a produção sustentável no Maranhão.

Reunindo 150 participantes entre produtores rurais, estudantes, técnicos, empreendedores, poder público, sociedade civil e representantes de instituições financeiras, o evento aconteceu das 8h às 14h com uma programação intensa, que incluiu palestras técnicas, exposições, depoimentos de produtores e visita técnica a propriedades que já utilizam tecnologias sustentáveis, como o biodigestor rural.

Para Daniel Pereira, subgerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, a aposta em genética e qualidade deve mudar o cenário do campo maranhense. “Iniciamos esse trabalho aqui a cerca de 4 anos com algumas parcerias e lideranças importantes. Esse trabalho do Sebrae serve para o melhoramento genético da produção de búfalos e gado leiteiro. O leite de qualidade vai agregar valor ao produto final, melhorando os negócios e transformando a vida dos produtores da região.”

Conhecimento aplicado e compartilhado

O Dia de Campo foi realizado pelo Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, com apoio da Fazenda Ingaí, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Vitória do Mearim (Seagro), Sindicato dos Produtores Rurais, Sistema Faema/Senar, Programa Juntos pelo Agro, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Para Hudson Gomes, analista da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês e gestor do Agro na região, o impacto das ações vai além da técnica.

“Atuamos no município de Vitória do Mearim com consultorias técnicas pelo Sebraetec, com a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), a implantação de biodigestor e o Agente Local de Inovação Rural, que atende produtores de Vitória do Mearim e Igarapé do Meio, levando conhecimento e técnicas que aplicadas de forma correta tem grandes resultados. O impacto disso é economia, sustentabilidade e aumento da produtividade, que já está acontecendo e o Dia de Campo foi pensado para isso, levar ainda mais conhecimento e mostrar os resultados já conquistados,” disse o gestor.

Consultor Jairo Farias apresenta técnicas de melhoramento genético e os benefícios da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). (Sebrae/Divulgação)

Iniciado com exposição genética na Fazenda Ingaí, o Dia de Campo seguiu com uma série de palestras voltadas à inovação rural, enfocando temas como melhoramento genético com Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), e os resultados do programa ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural), com mostrou avanços da inovação em propriedades de Vitória do Mearim e região.

Conhecimento – A palestra “Leite de Búfala – Tradição Rural, Sustentabilidade e Rentabilidade”, conduzida por Christian Lima, do SENAR, destacou as oportunidades da bubalinocultura no Maranhão. Instituições como Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Caixa Econômica apresentaram suas linhas de crédito voltadas para impulsionar o agronegócio.

O anfitrião do evento, Raimundo Nonato Correa, proprietário da Fazenda Ingaí, celebrou a grande adesão e a importância do conhecimento compartilhado. “Ver a atenção das pessoas, o interesse nas palestras, especialmente sobre melhoramento genético, nos enche de esperança. Isso aqui é o futuro do campo”, assinalou.

Antônio de Morais Rego Gaspar, presidente da Associação Comercial do Maranhão e conselheiro do Sebrae, resumiu a importância do evento: “O agro é uma das grandes forças do nosso país. Ver o Sebrae atuando junto ao produtor, capacitando e conectando atores do setor, engrandece nosso estado e nosso Brasil”, destacou.

Exposição genética na Fazenda Ingaí mostrou o resultado do trabalho com inseminação artificial em bubalinos. (Sebrae/Divulgação)

Tecnologia que transforma

Um dos momentos mais aguardados foi a visita técnica à Fazenda Santo Antônio, onde os participantes conheceram de perto o funcionamento de um biodigestor rural, tecnologia que transforma resíduos orgânicos em gás natural e biofertilizante. A iniciativa tem promovido sustentabilidade, economia e maior produtividade no campo. “O biodigestor é uma maravilha. Ter algo assim na nossa propriedade fará toda diferença. Sinto que preciso atualizar meus métodos de manejo e produção”, afirmou Franklin Mercedes Silva, produtor rural de Arari, que já está com visita agendada para conhecer melhor a solução Sebraetec.

O produtor Antônio Evaristo de Araújo, que com apoio do Sebrae, foi pioneiro na implantação do biodigestor na região, compartilhou sua experiência: “Hoje não compro mais fertilizante químico, com o biofertilizante estamos produzindo bem, uso principalmente para o pasto, como ele é orgânico não agride o solo, bem o contrário ele melhora o solo e gera uma grande economia, já o gás de cozinha supre nossa necessidade”, explicou.

Produtores conhecem de perto o funcionamento do biodigestor rural, tecnologia que transforma resíduos em gás natural e biofertilizante. (Sebrae/Divulgação)

Antônio Evaristo tem trabalhado com o biofertilizante produzido no seu biodigestor, ele usa para o cultivo das pastagens que nutrem seus animais e tem testado em outras culturas com bons resultados.

Participante do evento Augusto César Sarmento, produtor beneficiado com as ações do Sebrae, celebrou os resultados do primeiro teste de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em sua propriedade. “Conseguimos inseminar vacas com um resultado excelente: 70% de sucesso. Agora vamos dobrar o número de animais. Isso significa mais leite e mais qualidade, o que é ideal para o que pretendemos para o futuro, que é trabalhar com produção do leite e seus derivados”, ressaltou.

Dandara Luiza Figueiredo Campos, é estudante de Medicina Veterinária, falou sobre o evento e entende que essa foi uma oportunidade de aprender e conhecer mais sobre os avanços do Agro na região. “Tenho vontade de crescer no agro e esse evento abriu meus olhos. O Sebrae é um parceiro incrível. Aqui a gente vê as portas se abrindo através do conhecimento”, contou a estudante.

Como receber o atendimento Sebraetec 

Para receber o atendimento do Sebrae no Agro, é necessário se dirigir a Unidade de Negócios mais próxima. Em Santa Inês e região, os interessados podem procurar a Unidade de Negócios, localizada na Rua do Comércio, 900, no Centro de Santa Inês -MA. Para mais informações (98) 99105-5002.

  • Biodigestor
  • Empreendedorismo
  • IATF
  • Inovação
  • Juntos pelo Agro
  • Negócios Rurais
  • Sebrae
  • Setor Rural
  • Tecnologia
  • Tecnologia no Campo