ASN MA
Compartilhe

RECORDE: Sebrae atende mais de 520 mil empreendedores em 2023 no Maranhão

Dados mostram atendimento acessível e fortalecimento dos canais digitais. Expectativa para 2024 é de aprimoramento do atendimento, para alcançar números ainda mais expressivos.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

2024 se inicia com o registro de uma marca histórica para os pequenos negócios do Maranhão. O Sebrae, por meio de sua rede e canais de atendimento e de parceiros, chegou a quase 520 mil empreendedores em todo o estado em 2023.

-

Exatos 524.817 (dados de 03/01/24) atendimentos foram realizados no ano, alcançando 236.095 clientes. Destes, 54,5% dos atendimentos foram para pessoas jurídicas (CNPJ’s) e os demais (45,5%) para pessoas físicas. Em 2023, 58,7% dos atendimentos foram em modalidades presenciais e 41,3%, no ambiente digital, confirmando uma tendência neste formato de atendimento, que ganhou relevância durante a pandemia.

O número é superior ao número de atendimentos em 2022, em um total de 349.099 mil. Naquele ano, o atendimento chegou a 186 mil clientes, destes 55.995 mil foram CNPJ’s, com 88,32% dos atendimentos na modalidade presencial e 11,68%, no formato digital. Na comparação entre os anos de 2022 e 2023, o crescimento registrado de clientes atendidos foi de 150,33%.

Empreendedora de Rósário-MA, Maria de Fátima busca orientação e apoio do Sebrae no primeiro dia útil de 2024

Sustentado em premissas como universalização e democratização do atendimento, aliado ao aprimoramento do relacionamento e compreensão das necessidades do cliente, o modelo permitiu alcançar pessoas como Dona Maria de Fátima Brandão Carvalho, dona de um empreendimento na área de material de construções no município de Rosário-MA, que procurou a Unidade de Negócios do Sebrae para a emissão de boletos já no primeiro dia útil do ano.

Mas também chegou a Rodrigo Chaves Lima, criador da Diverno Gelato, rede de sorveterias atendida pela Unidade de Negócios de São Luís, onde buscou consultorias tecnológicas em áreas como identidade visual e branding, design de ambientes, de rótulos e fachadas, comunicação visual e criação de embalagens, além de boas práticas de manipulação de alimentos, higiene e segurança na produção de alimentos

Para ambos, o Sebrae tem sido um parceiro imprescindível. “Aqui buscamos e recebemos todo o tipo de orientação que necessitamos para crescer e nos tornar cada vez mais fortes”, garante Maria de Fátima.

Na opinião do diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, esses números são resultantes de ações estratégicas e inovadoras adotadas ao longo dos últimos anos. “Entre essas ações, destacamos o aprimoramento do modelo e das soluções de atendimento, o modelo de atuação territorial adotado no Maranhão e uma ampla e diversificada rede de parceiros, que contribuem para chegarmos cada vez mais perto do empreendedor em todo o estado. Somam-se a esses, o investimento na melhoria dos serviços digitais, das nossas unidades físicas, o atendimento focado nas necessidades do nosso cliente, os resultados do aplicativo Sebrae e a oferta de conteúdos e de informações que facilitam a vida do empreendedor e os ajudam na solução dos seus problemas no dia a dia”, ressalta o diretor.

“Esse modelo, junto com a atuação territorial, nos Territórios Empreendedores e Criativos, com o programa Cidade Empreendedora, com as várias soluções Sebrae e junto com uma grande rede de parceiros, tem gerado resultados efetivos para os empreendedores e para a sociedade”, completou o executivo.

Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, projeta para 2024 aprimoramento das ações de atendimento para estar cada vez mais perto do cliente

Soluções úteis, com agilidade cada vez maior 

Segundo Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão, também contribuem nesse processo e elevam o grau de confiança do empreendedor no Sebrae, são os investimentos da instituição no aperfeiçoamento de soluções que ajudam os pequenos negócios em todas as etapas do empreendimento, desde a fase de regularização, passando pelo diagnóstico do negócio e seguindo pelas estratégias de vendas, fidelização de clientes e organização financeira, trabalhando com ferramentas inovadoras e sempre sintonizadas com as necessidades do cliente e com a oferta de soluções para estas de forma ágil e precisa”.

Rede ampla e efetiva – Outros pontos importantes destacados pelo gerente são a ampliação dos mecanismos de presença digital, a modernização e construção de sedes próprias e a rede de parceiros, em um total de quase 400 em todo o estado, o que permite ao Sebrae levar soluções de atendimento nos territórios mais longínquos do Maranhão.

Essa rede de parceiros inclui, por exemplo, o Governo do Estado e prefeituras de todo o Maranhão, órgãos e agentes públicos e do terceiro setor, 157 Salas do Empreendedor em atividade, 14 Unidades da Junta Comercial do Maranhão, o conjunto de municípios integrantes do programa Cidade Empreendedora, uma ampla Rede de Agentes Locais e consultores, que sustentam esse crescimento e ampliação da capilaridade da instituição, se refletindo diretamente no aumento da taxa de cobertura e possibilitando ao Sebrae estar ao lado de empreendedores iniciantes, que buscam os primeiros passos no empreendedorismo e daqueles que procuram soluções de capacitação, inovação, tecnologia, entre outros.

Expectativas para 2024

Sala do Empreendedor de Timon, a 100ª inaugurada no Maranhão, entre as 157 Salas em atividade que levam o atendimento do Sebrae para maranhenses de norte a sul no estado

Diante dos números conquistados em 2023, o ano de 2024 traz desafios ainda maiores. Conforme o diretor Técnico, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e de serviços às micro e pequenas empresas, e também fortalecer iniciativas que trouxeram bons resultados, fortalecendo a inovação, a interatividade e modelos de atendimento que, de fato, sejam úteis ao empreendedor.

“Quanto mais empreendedores o Sebrae conseguir alcançar, mais transformações ocorrerão nos negócios e mais pessoas se beneficiarão, seja por meio da prestação de serviços de qualidade, geração de oportunidades ou valorização de seus empreendimentos”, acrescenta o Mauro Borralho.

  • Atendimento Sebrae
  • Balanço do Atendimento em 2023
  • Empreendedorimo
  • Maranh~
  • Maranhão
  • Sebrae