O Seminário “Ações em Movimento” reuniu, nesta terça-feira (16), a governança do Programa LIDER para discutir a agenda desenvolvimento regional do Cerrado Sul Maranhense. O encontro, promovido pelo Sebrae Maranhão, reuniu os líderes da região na cidade de Balsas para priorizar ações e elaborar os planos de ações para o período de um ano.
O Sebrae permanece acompanhando o grupo por meio das ações da gerência de Territórios Empreendedores a partir de encontros periódicos para atualizar as ações da agenda e fortalecer a governança.
A coordenadora de Territórios Empreendedores, Shamia Roberta Coimbra, explica a importância dessa dinâmica para a consolidação desses territórios. “Estamos na fase de transformação, onde os territórios eles já passaram pela agenda do programa LIDER e agora entram em uma fase do monitoramento dessas agendas com encontro bimestrais. O objetivo é que os líderes realmente se apropriem do que já foi criado, acompanhando os resultados que foram propostos e alcançar novos resultados”, comenta.
Avanços
Ao longo de 2022 o grupo do LIDER foi formado e a agenda de desenvolvimento foi elaborada e apresentada. Em 2023, como resultado dos fóruns realizados ao longo do ano, foi criada uma agência para trabalhar ações de desenvolvimento e inovação na região. O presidente da R5 Agência de Desenvolvimento e Inovação, Adriano Tito, ficou responsável pela apresentação da agência para todo o grupo.
Ele destacou que a agência é um resultado direto da metodologia do Programa LIDER. “A agência hoje então teve a oportunidade de fazer essa explanação de como é que tudo isso aconteceu, desde a chegada do LIDER. Da metodologia LIDER até a formalização da agência e o plano de trabalho e o Sebrae como um parceiro, como um indutor desse processo de desenvolvimento da nossa região. Hoje então com os territórios empreendedores ajudando agora a agência a modelar de forma ainda mais eficiente a sua agenda de trabalho, trazendo novas dinâmicas e novos desafios”, ressalta o presidente.
Agora o trabalho de implementação das ações têm a agência como o agente principal. Como resultado desse encontro foram escolhidos os eixos a serem priorizados para o ano de 2024: Negócios Rurais e Turismo. Para tanto, foram formulados os planos de ações que serão trabalhados.
Para o secretário de Turismo de Riachão, Joamar Gomes, esse exercício de priorização convida o grupo a amadurecer as ideias e trazer para mais perto a execução dos compromissos estabelecidos para o Cerrado Sul. “A importância dessa questão da priorização é porque a gente já tem atividades para fazer no curto prazo, de forma que mostre para a sociedade que todo o trabalho está sendo desenvolvido criado pela R5”, reforça.
Sobre o programa
O Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) é uma iniciativa do Sebrae para implementação de ações para desenvolvimento regional a partir da criação de uma governança regional reunindo representantes dos setores público, privado e terceiro setor.
A ação faz parte da estratégia de Territórios Empreendedores que apoiados pelo Sebrae vão atuar nos 15 municípios da regional de Balsas. O Programa vem sendo desenvolvido em todo estado desde 2017, atualmente em seis regiões do Maranhão (Litoral Ocidental, Lençóis Maranhense, Região Tocantina, Cerrado Sul, Cocais e Sertão Maranhense).