Em reconhecimento à excelência no atendimento oferecido aos pequenos negócios do estado, o Sebrae Maranhão premiou 22 Salas do Empreendedor e uma Sala Parceiro pelo destaque nos serviços prestados durante o ciclo 2024. Das 115 Salas inscritas nesta edição do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, cinco delas foram certificadas na categoria Bronze, seis na Prata e 12 na Ouro.

A solenidade de premiação ocorreu nesta terça-feira (1º), no auditório Armando Gaspar, no Sebrae Jaracaty, em São Luís, com expressivo número de participantes vindos de todo o Maranhão. Na ocasião, os presentes também acompanharam uma palestra sobre experiência do cliente, ministrada pelo publicitário Fernando Coelho, criador e coordenador do primeiro programa de pós-graduação em experiência do cliente do Norte e Nordeste.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão – CDE, Celso Gonçalo, destacou o papel da premiação para o reconhecimento das Salas do Empreendedor que alcançaram melhorias significativas em seus espaços e prestações de serviços em 2024. “Apoiando o desafio de assegurar aos empreendedores todo o suporte que necessitam para crescer e se desenvolver, as Salas do Empreendedor e as nossas instituições parceiras simbolizam o compromisso das Prefeituras com o empreendedorismo. Esse apoio tem nos possibilitado levar as orientações e soluções do Sebrae para um número cada vez maior de pessoas em todo o Maranhão e, por isso, somos gratos a esses parceiros imprescindíveis”, disse ele.

Após receber a certificação prata no ciclo de 2023, a Sala do Empreendedor de Santa Luzia do Paruá obteve o selo Ouro na edição deste ano, conquista que reflete o aprimoramento no comprometimento com a qualidade do atendimento ao cliente. O prefeito da cidade, Vilson Ferraz, agradeceu ao Sebrae pelo reconhecimento e enfatizou a importância da Sala do Empreendedor para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Luzia do Paruá.
“Agradeço ao Sebrae pelo reconhecimento e contribuição dada ao nosso município. A Sala do Empreendedor tem ajudado a desenvolver os negócios de Santa Luzia do Paruá, dando todo o suporte necessário aos empresários e empreendedores. O difícil não é ganhar, é manter. Então vamos trabalhar para manter esse selo ouro e, em breve, buscar o selo diamante”, afirmou Vilson Ferraz.

Vencedores
As Salas do Empreendedor de Coelho Neto, Matinha, Nina Rodrigues, São José de Ribamar e Vila Nova dos Martírios foram premiadas na categoria Bronze. Açailândia, Codó, Estreito, Igarapé Grande, Santa Helena e São Luís – Cohab receberam o selo Prata. Levaram o selo Ouro, as Salas do Empreendedor de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Lima Campos, Paço do Lumiar, Parnarama, Porto Franco, Santa Luzia do Paruá, São Bernardo, São Luís – Anjo da Guarda, Timon, Tuntum e a Sala Parceiro Sebrae da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Buriticupu, Ana Rute, enfatizou que esse reconhecimento não somente valoriza o trabalho desenvolvido pela equipe, mas também incentiva a melhoria dos serviços oferecidos aos pequenos negócios da cidade. “Este é o nosso segundo Ouro em atendimento. Queremos expressar nosso agradecimento ao Sebrae pelo constante apoio e incentivo, que são fundamentais para que possamos oferecer sempre o melhor aos nossos clientes e impulsionar o crescimento na nossa cidade”, declarou ela.

Salas do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento que fornecem informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, além de oferecer direcionamento e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI). Em 2024, foram realizados mais de 56 mil atendimentos nas 157 Salas do Empreendedor ativas no Maranhão, maior número de atendimentos já registrado ao ano.

O Prêmio Selo Sebrae de Referência é um reconhecimento às Salas que mais se destacaram e evidenciaram as melhorias alcançadas em seus espaços e prestações de serviços, conforme exigências estabelecidas nos 7 pilares e 17 critérios do Selo de Referência. A premiação incentiva a valorização das equipes e a captação de novos clientes, assim como promove a integração e a qualificação da rede parceira.
“Este momento nos permite reconhecer o trabalho das Salas do Empreendedor que se destacam pela excelência e de uma ampla rede de parceiros em todo o Maranhão, com um olhar muito atento para o atendimento que oferecemos ao empreendedor e a necessidade de buscamos aprimorar e estreitar cada vez mais esses canais, estando mais próximos dos pequenos negócios, que precisam do nosso apoio e empenho em toda a jornada do empreendedor”, finalizou Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão