“O fim pode ser o começo”, defende a empreendedora Egnalda Côrtes, que intitulou assim a palestra proferida por ela no terceiro dia da 11ª Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae Maranhão no município de Balsas. “O fim pode ser o começo quando terminamos uma história, ruim ou boa, mas temos energia ou buscamos tê-la para recomeçar ou para começar o novo”, pondera a palestrante que fundou a primeira agência de influenciadores negros da América Latina. Segundo ela, cenários aparentemente desanimadores podem revelar boas oportunidades de negócios.
Em sua exposição, a palestrante falou sobre a necessidade de as empresas mudarem a perspectiva e alinharem suas ações a propósitos que gerem impactos positivos para a sociedade, ajustando-se às boas práticas do ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança em português), para construírem marcas duradouras e sustentáveis. Também é fundamental demonstrar autenticidade, autoridade e ineditismo para se diferenciar no mercado. Dessa forma, sejam as circunstâncias adversas ou favoráveis, é possível construir um legado que une relevância social e crescimento econômico.
Uma das participantes da palestra foi Artemiza Vieira, de 26 anos, que gerencia uma empresa de muralismo ao lado do marido e também empreende sozinha como MEI no segmento de comunicação em Balsas e região. Para ela, a palestra foi uma virada de chave. “Mostra que nós temos que nos apropriar do que nós somos, das nossas potencialidades, do que temos a oferecer dentro da nossa localidade. Ver o que podemos oferecer de inédito e investir nisso, realmente inovar. E é isso que a Feira do Empreendedor significa. Ela busca esses empreendedores que querem inovar, que querem melhorar, que querem transformar a sua localidade dentro dos seus negócios”, avalia a empreendedora.
Palestras magnas
Com cerca de 70 estandes de instituições expositoras e mais de 150 horas de atividades simultâneas de conhecimento, a 11ª Feira do Empreendedor está oferecendo palestras inspiradoras com profissionais renomados em todas as noites do evento, que se estende até este domingo (30). No último dia da Feira, Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz e cofundadora do site Reclame Aqui, vai ministrar palestra intitulada “Cliente feliz dá lucro”, que também acontece a partir das 20h30, no ginásio municipal de Balsas, com entrada gratuita mediante inscrição no site do evento feiradoempreendedor.sebraema.com ou no setor de credenciamento.
A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, Vale, Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.