Com uma roda de conversa repleta de trocas sinceras, aprendizados e conexões, o Sebrae encerrou, na última sexta-feira (1°), o último módulo do projeto “Trilha Mulheres em Ação: Liderança Feminina em Movimento”, voltado ao desenvolvimento de lideranças femininas em Santa Inês e região. A ação, inédita no município, envolveu 20 empreendedoras ao longo de duas etapas que uniram diagnóstico comportamental, workshops práticos e momentos de autoconhecimento.
A trilha foi iniciada em julho e trabalhou com temas centrais como o fortalecimento da autoestima, a superação de barreiras emocionais e o desenvolvimento de competências de liderança autêntica e eficaz. O encerramento aconteceu com o Workshop Vivências: Imersão transformadora, com aprofundamento das temáticas de liderança, dinâmicas práticas e desenvolvimento de estratégias personalizadas para cada perfil de empreendedora.

Ferramentas para despertar a liderança
O encerramento da trilha foi marcado por uma imersão prática e emocional, onde as participantes passaram por dinâmicas como o mapeamento mental individual e rodas de diálogo baseadas nas metodologias DISC e World Café. A proposta foi proporcionar um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres refletissem sobre seus comportamentos, decisões e seus papeis como líderes.
“Estamos encerrando hoje a Trilha de Desenvolvimento de Lideranças Femininas. A trilha aconteceu em dois módulos. No primeiro, houve o mapeamento mental, onde essas mulheres passaram por uma consultoria individual. Agora, neste módulo de encerramento, com a imersão, elas puderam, além de aperfeiçoar a liderança de suas equipes, praticar o autoconhecimento, aprendendo a desfazer tabus que podem impedir o desenvolvimento de suas habilidades e competências empreendedoras”, afirmou Elayne Tinoco, analista da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês.
Ela também destacou o impacto da trilha na vida pessoal das participantes: “Com certeza, esse momento marcará essas mulheres como um ponto de mudança de pensamento, de reconhecimento de seus sentimentos e emoções. É muito importante dedicar uma atenção maior às mulheres que não são apenas empreendedoras, mas também podem ser mães e donas de casa.”

Mulheres em ação e em transformação
As participantes relataram vivências emocionantes e transformadoras. Para Genilda Monteiro Soares, artesã e moradora de Santa Inês, o aprendizado emocional foi um dos principais ganhos.
“Para mim foi a busca pelo conhecimento, por mais que você ache que saiba, sempre tem algo para aprender. A gente se redescobriu, principalmente em relação às nossas emoções, para usarmos esse conhecimento em uma rodada de negócios. Aqui, nós aprendemos a ter esse controle, para usar nossas emoções a nosso favor. O Sebrae está mais do que certo em proporcionar momentos como esse, que são extremamente importantes, principalmente para nós, mulheres negras”, explicou a artesã.
Já Suzelke Prazeres de Brito, presidente do Conselho da Mulher Empresária de Santa Inês, destacou o poder de reconexão consigo mesma proporcionado pela Trilha.
“Este momento representa mudança. Essa é a palavra que melhor define tudo isto. A trilha veio para nos conectarmos a nós mesmas, nos autoconhecendo, para depois nos conectarmos ao mundo. Eu costumo dizer que o Sebrae não é um pai, o Sebrae é uma mãe. Tem feito uma grande diferença para nos ajudar a melhorar o nosso desempenho — tanto pessoal quanto profissional,” contou Suzelke.

Um movimento de impacto
O Sebrae Maranhão tem intensificado, nos últimos anos, suas ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Além da “Trilha Mulheres em Ação”, a instituição oferece mentorias, oficinas, consultorias especializadas e eventos voltados à mulher empreendedora, promovendo autonomia financeira e protagonismo social.
Com iniciativas como essa, o Sebrae reafirma seu compromisso com a inclusão, o fortalecimento da economia local e o empoderamento feminino. Mais do que conhecimento técnico, a trilha entregou às participantes, ferramentas emocionais, acima de tudo, coragem para liderar com autenticidade.
Participar – Para participar das ações do Sebrae voltadas para o público feminino, basta buscar a Unidade de Negócios do Sebrae mais próxima. Em Santa Inês e região, as interessadas podem procurar a Unidade de Negócios, localizada na Rua do Comércio, 900, no Centro de Santa Inês -MA. Para mais informações (98) 99105-5002.