ASN MA
Compartilhe

Ações de parceiros e apoiadores dinamizam programação da Feira do Empreendedor em Balsas-MA

Atividades variadas serão oferecidas nos espaços ocupados pelos parceiros e patrocinadores do evento, que movimentará Balsas, no Maranhão, a partir de amanhã, 27 de junho.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

O Cerrado Sul maranhense vive a expectativa pela inédita realização da Feira do Empreendedor 2024 Em sua 11ª edição, a Feira acontece de amanhã (27) até o dia 30/06, prometendo ser um divisor de águas na região que mais cresce no Maranhão. O evento será ainda mais efetivo no apoio ao empreendedor, ao ter como patrocinadores e apoiadores um grupo expressivo de instituições e entes públicos mobilizados pelo Sebrae. Entre estes, estão o Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Balsas, a Vale, o Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil e o Grupo Mateus, grupo de varejo cuja origem é a cidade de Balsas, palco da Feira.

Em Balsas, Ginásio Rei Pelé vive prepartivos finais para o maior evento de empreendedorismo do Cerrado Sul maranhense em 2024. Crédito: Acervo Sebrae/MA

Tendo o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), como um dos principais parceiros, a Feira do Empreendedor abre espaço para o Armazém do Empreendedor, iniciativa que reunirá, no Pavilhão de Expositores do Ginásio Rei Pelé, empreendedores de pequenos negócios de várias regiões do estado.

Júnior Marreca, Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão. Crédito: Arthur Costa

Para o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, “a parceria entre o Governo do Maranhão e o Sebrae sempre traz benefícios para o estado. Nesta edição da Feira do Empreendedor, a Seinc apresenta o Armazém do Empreendedor, promovendo o empreendedorismo local e divulgando cadeias produtivas de destaque no Maranhão”.

O Armazém terá 16 empreendedores do sul do estado, que vão expor e comercializar produtos e serviços. “Essa ação também responde pela descentralização de ações do Governo, assegurando que empreendedores de diversas regiões do Maranhão tenham igualdade de oportunidades para crescer e se desenvolver, independentemente da localização”, acrescentou o secretário.

Suporte e apoio – Já a Prefeitura de Balsas, marca presença com um estande institucional, cedendo o espaço para a realização do evento, além de oferecer o suporte técnico necessário e incentivar a participação ativa dos empresários e da comunidade local. O prefeito Erick Silva ressaltou os resultados positivos da parceria com o Sebrae, enfatizando a importância da Feira para estimular a economia local, fortalecer potencialidades regionais e no apoio aos micro e pequenos empreendedores locais.

Erik Augusto Silva, prefeito de Balsas-MA. Crédito: Hyana Reis

Mais parcerias para potencializar atuação dos empreendedores do Cerrado Sul

Outro parceiro importante é o Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor – Ceape, que terá um estande como ponto de encontro para pessoas interessadas em alavancar seus negócios por meio de serviços financeiros acessíveis. Os visitantes terão a chance de conhecer detalhes dos programas de crédito da Instituição, especialmente pensados para atender a necessidades específicas dos empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento. No estande, também haverá atividades interativas e distribuição de brindes exclusivos, com o objetivo de promover aprendizado, networking e a troca de experiências entre os participantes.

Ceape vai levar programas de crédito para atender necessidades dos empreendedores. Crédito: Acervo Ceape

Negócios rurais – Os empreendedores rurais terão um espaço exclusivo na Feira, com ações da Faema em parceria com o Senar. A programação é voltada para empreendedores do setor rural e iniciantes. Serão oferecidos cursos de capacitação em áreas que podem gerar negócios e renda, como, por exemplo, produção de conservas vegetais, compotas e frutas cristalizadas, operação de drones e artesanato. Além disso, haverá duas palestras com especialistas, discutindo oportunidades e estratégias de empreendedorismo para os negócios rurais e sobre internacionalização para esse segmento.

Para o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, “a Feira abre espaço para preparação do produtor rural, apoiando-o em atividades e visando uma atuação eficiente, sustentável e empreendedora”. “Essas iniciativas geram oportunidades e fomentam o desenvolvimento do estado e do Cerrado Sul, que já possui uma forte vocação agropecuária”, reforçou ele.

Raimundo Coelho, presidente do sistema Faema / Senar. Acervo Faema

O Sistema FIEMA marcará presença na Feira do Empreendedor destacando tecnologias avançadas como Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Indústria para aumentar a competitividade. Sesi e Senai, que apoiam o evento, apresentarão tecnologias inovadoras em suas unidades fabris e salas de aula, como o SESI Ergotech para monitorar a saúde dos trabalhadores e o SSBot para verificação do uso correto de EPIs.

O Senai demonstrará a Plataforma Smart 4.0 para instruir alunos sobre indústria 4.0, enquanto o IEL-MA oferecerá serviços de capacitação e suporte à inovação, promovendo oportunidades de estágio e o programa Jovem Aprendiz.

“O setor produtivo quer conectar ideias para inovar os negócios, como propõe a Feira do Empreendedor este ano, e estamos juntos nesse processo, para agregar competitividade às empresas participantes. O Sistema FIEMA está preparado para dar o suporte necessário rumo à indústria 4.0”, ressaltou Edilson Baldez, presidente da FIEMA.

Edilson Baldez, Presidente da Fiema. Acervo Fiema

Sustentabilidade – A Vale colabora com palestras sobre sustentabilidade, integrando a programação de conhecimento sobre negócios responsáveis. A presença da empresa agrega expertise em operações industriais e minerais, promovendo práticas que conciliam crescimento econômico com responsabilidade socioambiental.

“Para a Vale é uma grande satisfação ser parceira do Sebrae na realização da Feira do Empreendedor, pois acreditamos que essa é uma iniciativa que contribui de forma significativa para o desenvolvimento do nosso Estado, por abrir portas para conexões entre empresas e empresários, na oportunidade de estabelecer negócios inovadores. Além de abordar temas como ESG, para o fortalecimento das estratégias dos negócios de cada empresa participante”, enfatizou Giselly Pinto, da gerência de Relações Institucionais da Vale no Maranhão.

-

Giselly Pinto da Gerência de Relações Institucionais da Vale no Maranhão. Crédito: Vale

O Banco do Brasil oferece soluções financeiras personalizadas na Feira, para clientes e não clientes, visando contribuir para o crescimento e sustentabilidade das empresas da região. E o Grupo Mateus, importante varejista do Maranhão originário de Balsas, também apoia o evento, buscando fortalecer o ecossistema empresarial ao proporcionar interações entre empreendedores, grandes empresas e especialistas do setor.

Programação – A edição de 2024 da Feira do Empreendedor terá uma extensa programação gratuita, que incluirá palestras, workshops, oficinas, rodadas de negócios e oportunidades de networking. Além disso, o evento contará com uma área de exposição de produtos e serviços de empresas atuantes em diversos segmentos econômicos

  • Balsas
  • Cerrado Sul Maranhense
  • Empreendedorismo
  • Feira do Empreendedor
  • Feira do Empreendedor 2024
  • parcerias
  • Sebrae