Sebrae Maranhão realizou, nesta segunda-feira (6), o encontro coletivo do Programa ALI Produtividade, em Barra do Corda (MA), reunindo os empreendedores participantes do segundo ciclo de acompanhamento no município. O momento marcou a etapa “Compartilhar” da metodologia do programa e teve como foco o fortalecimento das conexões entre empresários, a troca de experiências e o aprendizado conjunto sobre gestão por indicadores.
Durante seis meses, as 25 empresas selecionadas são acompanhadas por um Agente Local de Inovação (ALI), que atua lado a lado com os empreendedores para identificar desafios, propor soluções inovadoras e implementar melhorias práticas em gestão, processos e produtividade. O trabalho é realizado por meio de encontros individuais e coletivos, com base em uma metodologia estruturada e resultados mensuráveis.
De acordo com a agente local de inovação Sueila Albuquerque, responsável pela execução do programa em Barra do Corda, o acompanhamento permite que os empresários desenvolvam uma nova visão sobre a própria empresa.
“O primeiro passo é conhecer o negócio e aplicar o diagnóstico de inovação para identificar gargalos e desafios. A partir daí, escolhemos um desses pontos para trabalhar e elaboramos, juntos, um plano de ação detalhado, com etapas bem definidas. No encontro coletivo, os empresários têm a oportunidade de trocar experiências e ampliar conhecimentos. Desta vez, abordamos a gestão por indicadores, um tema essencial para quem quer crescer com estratégia”, explicou Sueila.
A palestra “Gestão por Indicadores para Pequenos Negócios”, ministrada pelo gestor da Unidade do Sebrae em Grajaú, Rodrigo Delmindo, destacou a importância do acompanhamento sistemático de resultados na tomada de decisão. “Quando o empresário não consegue parar para analisar o que está acontecendo na empresa, algo está errado. Os indicadores são ferramentas que ajudam a enxergar o negócio com clareza, planejar melhor e evitar que os problemas ‘estourem’ lá na frente”, ressaltou.

Transformações que inspiram
Empresas de diferentes segmentos, como construção, serviços, academias e comércio, estão participando desta edição do programa em Barra do Corda. Os depoimentos dos empresários mostram que o programa tem gerado mudanças reais na forma de gerir os negócios locais.
Maria Edinelma Ferreira, proprietária da Academia Spaço Fitness, destacou o impacto do acompanhamento na organização financeira.” Estamos há quase 15 anos no mercado e, mesmo com experiência, nunca tivemos um controle total das finanças. O Sebrae trouxe essa visão e hoje já conseguimos nos planejar melhor. O resultado está aparecendo”, contou.
Para João Victor Figueredo, da Victor Construções, o acompanhamento foi essencial para desenvolver o controle financeiro e aprimorar o planejamento. “Quando começamos, não tínhamos nenhum controle. Agora, conseguimos enxergar o faturamento, as despesas e identificar oportunidades de melhoria. O Sebrae abriu nossa mente para evoluir”, relatou um dos representantes da empresa.
Por sua vez, Gleiciane Cabral, gerente da Fibra Piscinas, a participação no ALI Produtividade tem ajudado a estruturar processos e olhar com mais atenção para os números. “A palestra sobre indicadores me fez refletir muito. Às vezes a gente acha que está tudo bem, mas não acompanha os dados. Agora quero começar a medir de fato as reclamações e entender onde podemos melhorar”, afirmou.
Sobre o Programa ALI Produtividade
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Sebrae que conecta micro e pequenos negócios a profissionais capacitados para auxiliar na identificação de oportunidades de melhoria, na implementação de boas práticas de gestão e na adoção de soluções inovadoras.
Na modalidade Produtividade, o programa oferece consultorias personalizadas e suporte técnico gratuito, com o objetivo de tornar as empresas mais eficientes e competitivas no mercado. Em Barra do Corda, este é o segundo ciclo do ALI Produtividade que segue em andamento até o final do ano.