Com seus atrativos exuberantes e diferenciados, a Rota das Emoções esteve em evidência na edição 2025 da Feira Internacional de Turismo – Fitur, realizada em Madri – ES na última semana. A ação, articulada pelo Sebrae com parceria com a Embratur, teve participação dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, entre outros.
Um dos mais expressivos eventos do turismo mundial, a feira reuniu profissionais, empresários e técnicos da área de todo o mundo, além de destinos e players do setor, oferecendo amplas oportunidades de interação com mercados potenciais em nível global, network e prospecção de negócios e parcerias, além de contato com tendências e inovação no setor e promoção comercial de destinos de todos os continentes.

Do Maranhão, uma comitiva apoiada pelo Sebrae, marcou presença, sendo composta por empresários que atuam na Rota das Emoções. Do Ceará, participou Julio Borges, da agência Terra Brazil Experience e do Piauí, Rafael Gavazzi, da Natur Turismo. E, pelo Maranhão, os empresários Roberdan Caldas, da Caetés Expedições; Edvaldo Ugarte, da Pousada Encantes do Nordeste, representando o Grupo G10 Hospitality. Também presentes, a presidente da Abav – Maranhão, Dayanna Barbosa, e Flávia Nadler, gestora estadual de Cultura e Turismo do Sebrae no Maranhão.
“A Embratur e o Sebrae, juntos, promoveram os destinos mais icônicos do Brasil, entre eles, a Rota das Emoções. Essa ação fez parte de um dos projetos estruturantes da Embratur, junto com o Sebrae, que é o Feel Brasil. Muito importante essa ação, porque trouxemos empreendedores, que são a grande força motora do turismo brasileiro, em uma estratégia de apoio à comercialização e a internacionalização desses pequenos negócios, em uma parceria importante que temos com o Sebrae Nacional e as unidades estaduais”, ressaltou Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur.

Ativações – Selecionada pela Embratur e Sebrae Nacional, a Rota das Emoções ganhou destaque entre os destinos estratégicos para ativações durante o evento, compondo as 100 experiências escolhidas para a Vitrine Visit Brasil, em uma ação de promoção do Brasil como um destino turístico diverso, inovador, sustentável e atrativo para visitantes internacionais.
Nesse ambiente de ativações foram destacadas as experiências de turismo de base comunitária das crocheteiras de Jericoacoara, produto da Terra Brazil Experience – CE; com o passeio de caiaque pelo Rio Camurupim, do portfólio da Natur Turismo – PI e a navegação pelo Rio Preguiça e Comunidade Bar da Hora, ofertado pela Caetés Expedições – MA.
Também importantes, as ações da Secretaria de Estado de Turismo para promoção do destino Maranhão, disponibilizando material bilíngue na feira e da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, promovendo a capital, um dos portões de acesso à Rota das Emoções.

Essa participação, segundo Flávia Nadler, coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, gerou excelentes oportunidades de promoção da Rota, em um ambiente de negócios competitivo, estimulando a comercialização do roteiro e das empresas participantes para um público bastante amplo e diversificado. “Além do contato com mercados e consumidores potenciais, os empresários participantes puderam prospectar parcerias, ampliando suas ações de mercado e divulgação, com excelentes resultados de networking e visibilidade para esse, que é um dos roteiros mais procurados por turistas dentro e fora do Brasil”, explicou Nadler, ressaltando que a participação em feiras internacionais compõem o conjunto de ações do novo projeto da Rota – Rota das Emoções – Conexões Transformadoras – que une os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Dayanna Barbosa, enfatizou a importância desse contato com o mercado europeu. “Em Madrid, tivemos contatos com o mercado espanhol e pudemos mostrar todo o potencial da Rota das Emoções. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, com a procura, porque nosso estado é lindo, maravilhoso e esse roteiro – a Rota das Emoções veio para ficar. Realmente, a Rota das Emoções é o atrativo do momento, que tivemos a oportunidade de divulgar para um mercado muito amplo, ansioso por conhecer essas maravilhas”, frisou a presidente da Abav/MA.
Empresários destacam prospecção de negócios e maior visibilidade no mercado europeu
A FITUR contou, ainda, com ações B2B para a geração de negócios entre empresas, divulgação da gastronomia e bebidas típicas e a exibição de vídeos da Rota das Emoções, combinados com apresentações técnicas sobre o roteiro. Essas apresentações enfocaram singularidades da Rota, que une, de forma integrada, os Lençois Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Ações como oficina master classe de caipirinha e apresentações de grupos folclóricos de forró, se tornaram atrativos no Pavilhão de Exposições. Outro importante resultado, foram sorteios de pacotes da Rota das Emoções, com apoio da Embratur, TAP, Sebrae e trade turístico da Rota das Emoções.

Para Edvaldo Ugarte, da Pousada Encantes do Nordeste (Barreirinhas), a presença na FITUR foi um momento muitíssimo importante para toda a hotelaria do Maranhão e a Rota das Emoções. “A exposição que a gente alcança aqui numa feira como essa, onde estão todos os países coloca o nosso empreendimento em uma vitrine maravilhosa, uma vitrine mundial, onde pudemos apresentar nossos produtos, os destinos e nossos estabelecimentos em escala global. Eventos como esse são fundamentais para que mais pessoas possam conhecer o Maranhão, a Rota das Revoluções e saber o que o Brasil tem de melhor para oferecer ao mundo”, pontuou o empreendedor.

Já Roberdan Caldas, da Caetés Expedições (Barreirinhas), também frisa a importância de participação nessa “vitrine mundial do Turismo”, que é a FITUR. “Muito importante para o turismo do Brasil e do Maranhão, para a Rota das Emoções e para a Caetés. Isso representa uma oportunidade sem igual, que avalio como fundamental pelo contato com um mercado interessante e com outros empresários. Em decorrência de nossa participação em eventos internacionais, já recebemos visitas e comercializamos bastante o nosso destino. Esta oportunidade da FITUR vai nos permitir avançar ainda mais, transformando a Rota em objeto de desejo internacionalmente, o que favorece muito os nossos negócios”, concluiu ele.
