A chegada de grandes empresas em uma região pode trazer mudanças significativas tanto economicamente quanto nas demais estruturas locais. Para que os pequenos negócios possam aproveitar as oportunidades decorrentes desses empreendimentos, é fundamental que estejam bem preparados. Pensando nisso, o Sebrae Maranhão promoveu o Seminário de Conexões Corporativas em Imperatriz, realizado nos dias 16 e 17 de abril.
O objetivo do evento foi preparar os colaboradores do Sebrae para atuarem no desenvolvimento e ampliar a inserção dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes players de mercado já instalados e estão se instalando, a exemplo da Inpasa, em Balsas, e a Suzano, em Imperatriz. Entretanto, o projeto pretende impulsionar a produtividade e a competitividade das empresas envolvidas neste ecossistema em todo Estado.
“Conexões Corporativas é um programa de relacionamento do Sebrae com grandes empresas para preparar pequenos negócios, para fornecerem ou aumentarem seu desempenho nesse fornecimento. Já foram mais de 1.700 conexões e um montante de R$ 9 milhões movimentados. E nosso objetivo é ampliar mais, por isso preparamos a nossa equipe do Sebrae para estar à disposição desses pequenos negócios em todo território”, explicou Renato Perlingeiro, coordenador do Conexões Corporativas do Sebrae Nacional.
Para que haja essa conexão, o Sebrae irá promover oportunidades para que os pequenos negócios maranhenses se adequem a essas exigências de mercado, com vistas a melhorar o ambiente de negócios e a competitividade. Um plano estratégico foi elaborado, inicialmente, para envolver cerca de 100 empresas nesse processo.
“Neste cenário, a empresa passa a contar com fornecedores locais aptos a atender aos seus critérios de exigências. De forma prática: eu tenho uma empresa que possui necessidade de alimentação e na ponta uma pequena empresa com potencial de fornecimento. Então fazemos com que haja essa ponte entre elas”, ressaltou Mauro Borralho, Diretor Técnico do Sebrae Maranhão.
José Noleto de Oliveira, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Maranhão, destacou a importância do treinamento dos gestores e gerentes entenderem estrategicamente como abordar os pequenos negócios dentro do contexto de uma grande empresa. “O Sebrae atua em uma governança com o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas e Sistema S, especialmente com a FIEMA, buscando soluções para qualificar os pequenos negócios, torná-los competitivos e alcançar os objetivos estabelecidos. É importante que toda nossa equipe esteja alinhada a essa estratégia”.
O Seminário de Conexões Corporativas contou com a participação de gerentes e gestores das cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Timon, Grajaú e Caxias. “É gratificante, juntamente com os colegas, analisar as oportunidades de conexão que temos em todo Estado, assim fortalecendo a cadeia de valor. Momento enriquecedor”, pontuou Márcia Martins, gerente do Sebrae em Imperatriz.
Conexões Corporativas – Como parte da programação, também, houve a assinatura de mais uma parceria firmada com a Suzano. No ciclo 2024-2025, as duas instituições irão atuar com os projetos “Semeando Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa para Colher Sustentabilidade” e “Inovando do Campo à mesa do consumidor”.
Serão beneficiados cerca de 1.100 empreendedores e potenciais, urbanos e rurais, de 10 municípios da Região Tocantina, com objetivo de facilitar abrir novos canais de comercialização para os produtos locais.
Desde 2021, Sebrae e Suzano atuam para impulsionar o desenvolvimento regional, por meio de importantes parcerias estabelecidas. No período de 2021 a 2022, o foco foi na logística de transporte, com uma trilha de capacitação customizada destinada aos fornecedores de eucalipto na planta industrial da Suzano em Imperatriz. Entre 2023 e 2024, a parceria continuou com uma trilha de capacitação para fornecedoras e potenciais fornecedoras, com destaque para oficinas e consultorias voltadas para o programa Semear Delas.