De norte a sul do Maranhão, neste sábado (16/03), o Maranhão respira inovação. Em 16 cidades, a importância desse tema e o papel dos negócios inovadores estão em evidência em um debate importante e necessário para o estado e a região Nordeste, pauta da 10ª edição do Startup Day.
Com expectativa de atrair mais de 2000 pessoas em 17 eventos, o Startup Day tem uma programação que, em algumas localidades se estende por todo o dia, fomentando o empreendedorismo inovador e debatendo o apoio às startups e a importância do conhecimento nesse cenário de transformação.
A ação é organizada pelo Sebrae em todo o Brasil (178 cidades). No Maranhão uma série de palestras e oficinas gera conhecimento e experiências para quem já atua no segmento e para pessoas, especialmente os jovens, que desejam entender melhor como funciona uma startup, como e por que elas representam um caminho promissor, apesar das dificuldades.
O evento serve ainda como um despertar para as oportunidades nessa área, além de consolidar o ecossistema estadual de inovação, aproximando participantes e comunidades de instituições como o Sebrae, que, há mais de uma década, tem forte presença nesse ambiente, impulsionando negócios e empreendedores, abrindo mercado ou estimulando as empresas tradicionais para a adoção de práticas inovadoras, entre outras ações.
“Fundamental esse intercâmbio entre os territórios e o ambiente de inovação e de oportunidades. E, muito mais, como espaço de conhecimento e de reflexão sobre as transformações que desejamos nas comunidades. Todos podemos fazer parte desse processo, ajudando a gerar impactos positivos e a mudar a realidade no nosso meio”, refletiu Larissa Collins (do Neduc – Núcleo de Educação Comunitária do Coroadinho e CEO da fintech Perifacred), na abertura do evento em São Luís, sublinhando a importância do Startup Day como instrumento de empoderamento.
Impacto positivo e estratégico
No Maranhão, além da capital, o Startup Day acontece em Rosário, Barreirinhas, Caxias, Timon, Chapadinha, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda, Balsas e Açailândia. Em São Luís, movimentou, pela manhã, os bairros do Coroadinho e Cidade Operária com duas palestras sobre o tema. Nos dois bairros, o Sebrae já tem forte atuação com ações de economia criativa, por meio do projeto Territórios Criativos.
No Coroadinho, cerca de 80 pessoas acompanharam a palestra em que Alexandre Uehara, especialista no tema, falou sobre “Conceitos Inovadores e Estudos de Caso Inspiradores”. O convidado lançou luzes sobre um ambiente considerado como de franca ebulição no estado. Esta é a terceira vez que Uehara participa do Startup Day no Maranhão. Ele relata que, no estado, já é possível perceber o reflexo das ações de parceiros como o Sebrae.
“Vemos uma evolução significativa desde o número de participantes nos eventos, no interesse pelo tema e no surgimento de negócios. Mas, principalmente, os impactos desse trabalho de “formiguinha” (de levar informação e tornar esse universo conhecido) fazendo a diferença. O empreendedor já entende que ter ideias é diferente de inovar e percebe que esse é um caminho possível para muitos, de transformações efetivas”, frisou Uehara.
Já o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, avalia o Startup Day como uma ação estratégica. “Ao disseminar conhecimento sobre o tema, o Sebrae atua para fomentar o empreendedorismo fortalecendo as conexões entre inovação e conhecimento para o desenvolvimento local”, explicou ele.
No Maranhão, “optamos por levar a temática para bairros com um ambiente de efervescência, desejando nos aproximar dessa realidade e chegar aos jovens, despertando-os para o empreendedorismo inovador e os fazendo perceber as oportunidades e o poder transformador destas nas realidades de suas comunidades”, concluiu o executivo.
-
-