ASN MA Atualização
Compartilhe

Feira do Empreendedor reúne mulheres de Balsas (MA) e Carolina (MA) em intercâmbio de experiências na Paraíba

Grupo participou de palestras, workshops e visitas técnicas que mostraram como o empreendedorismo transforma vidas e comunidades
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

“A gente volta diferente”. Essa frase resume o sentimento das empreendedoras de Balsas (MA) e Carolina (MA) que participaram da Feira do Empreendedor da Paraíba. Com o objetivo de ampliar conhecimentos e fortalecer a atuação no mercado, empreendedoras de Balsas, a viagem incluiu também visitas técnicas a negócios locais de destaque.

A ação foi promovida pelo Sebrae Maranhão em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras em Balsas (AMEB), reforçando o papel do empreendedorismo feminino como motor de transformação econômica e social.

A presidente da AMEB, Irisneide Araújo, destacou a importância da parceria e do impacto para as associadas. “A partir do momento que uma associação ou qualquer empresa se junta em parceria com o Sebrae, a transformação acontece na vida das pessoas. Essa parceria entre a AMEB e o Sebrae trouxe uma grande evolução para que todas as meninas pudessem ter essa oportunidade de participação em um evento de tamanha importância como a Feira do Empreendedor, aqui em Campina Grande”, completou.

O grupo participou da programação de conhecimento que teve como ponto alto a palestra de Giovanna Antonelli (Sebrae/Divulgação).

O evento contou com diversas palestras, incluindo a da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli e da ativista da maturidade, Maria Cândida, que falou sobre inclusão, finanças e liderança que marcaram o encontro sobre empreendedorismo feminino.

A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Carolina, Samara Macedo, reforçou que a viagem representa também um ganho coletivo. “Fiquei muito feliz em participar da Feira do Empreendedor. Foi uma experiência nova, com várias informações e orientações nas oficinas e painéis. O principal é levar esse aprendizado para nossas salas e incentivar ainda mais o empreendedorismo local em nossos municípios”, disse.

Visita técnica inspira empreendedoras

Além da programação da feira, a caravana participou de visitas técnicas ao município de Areia, na região do Brejo Paraibano. Uma das experiências mais marcantes foi conhecer o Restaurante Rural Vó Maria, comandado pela empresária Luciana Balbino, hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho comunitário e pelo modelo de negócio que alia gastronomia, tradição e impacto social.

“Aqui a gente começou com muito pouco, acreditando que dava para empreender dentro da comunidade, comprando da agricultura familiar e trabalhando com as pessoas daqui. Hoje não vendemos apenas comida, mas uma experiência gastronômica que atrai visitantes de todo o Brasil. É sempre uma alegria receber grupos como o de Balsas e mostrar, na prática, que quando a gente quer, vai lá e faz”, contou Luciana.

A visita ao restaurante Vó Maria foi um dos momentos marcantes mostrando como o empreendedorismo e impacto social podem andar juntos (Sebrae/Divulgação).

A empreendedora Joelma de Lira Rodrigues ficou especialmente tocada pela história de Luciana. “A viagem toda foi inspiração. Um dos momentos que mais me marcou foi visita ao restaurante da Luciana. Ver de perto a simplicidade dela, mesmo depois de alcançar tanto sucesso, mostra que é possível crescer sem perder a essência. Eu volto para casa com a palavra gratidão, transbordando de conhecimento e inspiração”, falou.

Experiência marcante

As participantes voltaram para Balsas com novas perspectivas sobre seus negócios e vidas pessoais. A empreendedora Maria de Lourdes Rocha resumiu o sentimento de aprendizado coletivo. “Foi maravilhoso, muito aprendizado e experiências que vamos levar para aprimorar nosso trabalho. A bagagem volta recheada de novidades para aplicar nos nossos negócios”, frisou.

Para a artesã Maria Felix Carvalho do Nascimento, a viagem foi inesquecível. “Aprendi muito e estou muito grata ao Sebrae por essa oportunidade. Foi uma surpresa maravilhosa, que me deixou radiante. Vou levar esse aprendizado para o meu artesanato e para minha vida. Em uma frase: foi uma viagem única”, afirmou.

Já Geraldina Ferreira de Andrade destacou o impacto no seu processo de reinvenção profissional. “O caminho do empreendedor não é fácil, mas é possível. Já precisei me reinventar na minha profissão e hoje sei que o Sebrae é esse parceiro que nos leva ao conhecimento e abre portas para crescer. Volto com esperança e superação”, ressaltou.

A experiência marcou a trajetória dessas mulheres e vai trazer várias inspirações para seus negócios (Sebrae/Divulgação).

Para o gestor do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena, a experiência atingiu plenamente o objetivo da caravana e essas mulheres retornam agora com o desafio de aplicar em seus negócios locais a inspiração vivida em Campina Grande, mostrando que o empreendedorismo feminino segue cada vez mais forte no Maranhão.

“A viagem foi um sucesso. Esse tipo de iniciativa proporciona experiências que vão além do empresarial, alcançando também o lado pessoal dessas mulheres. O Sebrae entende que essas vivências são capazes de inspirar e, sim, mudar a trajetória de negócios”, concluiu o gestor.

  • Balsas
  • Carolina
  • Empreendedorismo feminino
  • Feira do Empreendedor
  • Paraíba
  • Sebrae