Nos dias 15 e 16 de agosto, a Avenida Beira Rio, em Barreirinhas (MA), porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, foi tomada pelo clima do Sabores do Mará – Edição 2025, festival que reuniu gastronomia, bebidas maranhenses e atrações culturais em um cenário privilegiado: às margens do Rio Preguiças. Entre as belezas naturais da cidade e a energia contagiante do público, turistas e moradores puderam degustar drinks autorais elaborados com destilados locais, saborear pratos harmonizados e vivenciar uma experiência que une tradição, inovação e pertencimento.

O Sabores do Mará é uma iniciativa do Sebrae Maranhão que promove a valorização da gastronomia e, principalmente, das bebidas regionais maranhenses, criando conexões comerciais entre produtores locais e estabelecimentos como bares e restaurantes. A cada edição, o festival leva ao público uma experiência sensorial completa, unindo drinks autorais preparados com destilados maranhenses, pratos harmonizados, atrações culturais e produtos locais. Além de fortalecer a identidade do Maranhão, o evento também impulsiona o turismo e a economia criativa, mostrando que tradição e inovação caminham juntas quando se trata de celebrar o que o estado tem de mais autêntico.
Esquenta no Mercado Municipal – O pontapé inicial do Sabores do Mará – Edição Barreirinhas aconteceu no Mercado Municipal, no dia 15 de agosto pela manhã. O espaço, que reúne 16 restaurantes locais, ganhou ainda mais vida com pratos e sobremesas vendidos a preços promocionais, celebrando a culinária popular que já conquistou moradores e turistas desde a inauguração do mercado em 2023. A ação contou também com a participação das cervejarias artesanais maranhenses e atrações culturais, criando um ambiente descontraído e acolhedor que aproximou a comunidade local do festival e reforçou o papel do mercado como ponto de encontro e valorização da produção regional.

A turista Liliana Boueres destacou a surpresa positiva ao chegar ao Mercado Municipal no dia do esquenta. “Cheguei aqui e me deparei com esse maravilhoso projeto do Sebrae, o Sabores do Mará. Fiquei encantada com as apresentações culturais. Além disso, a comida estava deliciosa, com preços acessíveis. Achei excelente a iniciativa do Sebrae em trazer esse projeto para Barreirinhas e envolver todos os trabalhadores do mercado. Foi uma experiência incrível”, afirmou.

Festival na Beira Rio – No espaço do festival, bartenders do SENAC deram vida aos drinks elaborados pelos restaurantes participantes, sempre valorizando cachaças, tiquiras, gins, aguardente à base de mel e vinhos produzidos no Maranhão. A feira de artesanato, a presença das cervejarias artesanais e a diversidade cultural com a presença do Cacuriá Zezinho Menezes, do Bumba Meu Boi Pérola dos Lençóis e o bom reggae da banda Barba Branca e do músico Diego Reis completaram a atmosfera do evento.

Para Lucas Araújo, proprietário da Cachaça Mestre Cana, o Sabores do Mará em Barreirinhas foi uma oportunidade para fortalecer a marca. “Essa iniciativa do Sebrae foi muito importante para consolidar parcerias que já estávamos construindo e, ao mesmo tempo, abrir novos caminhos para apresentarmos nossos produtos. É a nossa primeira participação no evento e estou muito feliz com os resultados. Espero que essa parceria continue por muito tempo, para que possamos seguir evoluindo e levando a Mestre Cana para todos os cantos do Maranhão”, afirmou.

Já o empresário Marcelo Zelarayán, proprietário do Restaurante Sítio Paraíso do Caju, o Sabores do Mará trouxe resultados concretos para o negócio. “Foi um sucesso absoluto, tanto a nossa caipiju quanto a carne de sol, que receberam muitos elogios do público. A campanha ajudou bastante na divulgação e a realização do evento nesse período foi essencial para impulsionar as vendas e dar ainda mais visibilidade ao restaurante”, avaliou.
A mineira Camila de Sousa, que visitava Barreirinhas pela primeira vez, destacou a surpresa positiva ao vivenciar o festival. “Estou encantada com o Sabores do Mará. Experimentei uma caipirinha feita com cachaça maranhense e está simplesmente deliciosa. É uma experiência diferente de tudo que já vivi, porque além da beleza dos Lençóis, a gente descobre sabores que carregam a identidade do Maranhão. Recomendo demais: vale muito a pena vir conhecer, provar e viver esse momento único”, afirmou a turista.

Dênio Carneiro, representante do Sebrae Maranhão, destacou a importância do Sabores do Mará para o fortalecimento do turismo e da economia local: “Eventos como este são fundamentais para valorizar a gastronomia e os produtores da nossa região, além de gerar oportunidades concretas para restaurantes, destilarias e cervejarias locais. É uma forma de promover experiências únicas para visitantes e moradores, ao mesmo tempo em que estimulamos o empreendedorismo e a movimentação cultural e econômica no Maranhão.”
Os restaurantes participantes do Sabores do Mará 2025 em Barreirinhas, como Bambaê, Bela Vista, Churrasquinho da Cidade, Espaço VX, Mangue Restaurante, O Buriti, O Jacaré, Orla Gourmet, Pier 71, Pimenta de Cheiro, Restaurante Terral, Sabores dos Lençóis, Sertão, Sítio Paraíso do Caju e Vila Walbinho, encantaram o público com pratos criativos e deliciosos. As destilarias e cervejarias locais, incluindo Cachaça Baronesa, Cachaça Capotira, Mestre Cana, Santo Ambrósio, Vale do Brejão, Aguardente Ferroada, Gin Luar, Tiquira Guaajá e Vinho Almar, trouxeram o melhor da produção artesanal da região, harmonizando sabores e experiências únicas. As promoções dos pratos seguem até setembro, por meio do Guia Digital disponível em mais de cem pontos da cidade, incluindo agências de turismo, bares e restaurantes, permitindo que moradores e visitantes continuem aproveitando essas delícias com preços especiais.

O evento foi uma iniciativa do Sebrae Maranhão e contou ainda com o apoio de importantes parceiros comprometidos com o fortalecimento da economia local, foram eles: SENAC, SINDIBEBIDAS, ASPEM, ACBRIO, ABRASEL e Prefeitura de Barreirinhas que atuam como importantes aliados na qualificação dos empreendedores, na visibilidade dos produtos regionais e na consolidação de uma cadeia produtiva mais integrada, criativa e sustentável.