Empresários atendidos pelo projeto ALI Produtividade participaram, nesta sexta-feira (04), do Encontro ALI – Etapa Reconhecer, promovido pelo Sebrae. A iniciativa marcou a reta final do acompanhamento realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI) ao longo de seis meses com micro e pequenas empresas maranhenses.
O Encontro de Reconhecimento é o segundo momento coletivo do programa e tem como objetivo celebrar os avanços conquistados pelos participantes ao longo do processo. O ALI Produtividade é um programa 100% subsidiado, que oferece acompanhamento personalizado com foco no aumento da produtividade, por meio da implementação de soluções simples e inovadoras, adaptadas à realidade de cada negócio.

“O ALI Produtividade é uma metodologia que tem como objetivo acompanhar de perto os empresários, propondo soluções inovadoras e práticas para fortalecer seus negócios. Hoje, no SebraeLab, celebramos os resultados alcançados pelos participantes deste primeiro ciclo de 2025, reconhecendo os avanços em produtividade obtidos ao longo da jornada. Estar ao lado dos empreendedores nesse processo de transformação é fundamental para o Sebrae, e este momento marca não apenas a finalização de uma etapa, mas o reconhecimento do esforço, da dedicação e das conquistas de cada empresa atendida”, destacou Tereza Cristina, gestora estadual do Programa ALI.
Durante os encontros, os empresários passam por uma metodologia estruturada, que começa com o diagnóstico da empresa, o levantamento de desafios e a elaboração de um plano de ação. Ao longo da jornada, são realizados encontros individuais e coletivos que promovem reflexões sobre gestão, tempo, processos e comportamento empreendedor.

“A gente aplica uma metodologia gamificada, com etapas como Conhecer, Nomear, Transformar, Reconhecer e Avaliar. Tudo isso para garantir que o empresário se envolva ativamente e enxergue resultados reais em sua empresa”, explicou Del-Alisson, um dos agentes do projeto.
Casos simples, mas de grande impacto, foram compartilhados no encontro, como o da Bion Engenharia, que enfrentava desafios relacionados à gestão do tempo e ao volume elevado de demandas nas equipes técnicas. Segundo a empresária Diana Reis Mendes, a participação no ALI Produtividade trouxe mudanças significativas para a empresa. “Com o apoio do ALI Produtividade, conseguimos reorganizar toda a nossa rotina de trabalho. Implementamos o uso do Trello para a gestão de tarefas, adotamos reuniões periódicas com a metodologia Scrum e desenvolvemos um plano de desenvolvimento individual para a nossa gestora de qualidade. Essas ações integradas promoveram uma melhor utilização do tempo e da equipe, refletindo diretamente em resultados mais positivos para a empresa”, afirmou.

Já a Cachaçaria Baronesa enfrentava um sério gargalo na emissão de notas fiscais, ainda operando com um sistema ultrapassado e pouco eficiente. “Por meio do ALI Produtividade, conseguimos implementar a automação desses processos com a adoção de um sistema ERP. Isso trouxe mais agilidade, organização e controle, facilitando significativamente a gestão de toda a empresa”, destacou Frederico Damiani, proprietário da Baronesa.
A próxima e última etapa do programa, chamada “Avaliar”, consiste em uma análise final, em que são comparados os indicadores de produtividade coletados ao longo dos meses. O principal deles é calculado com base no faturamento e no número de colaboradores, permitindo visualizar de forma prática o crescimento e os ganhos obtidos a partir das melhorias implementadas.

“O acompanhamento oferecido pelo ALI Produtividade é essencial para que o empresário possa enxergar o próprio negócio com um olhar mais estratégico e identificar oportunidades reais de melhoria. O Sebrae tem esse papel de estar ao lado do empreendedor, orientando, escutando e propondo caminhos práticos para que ele cresça de forma sustentável. Finalizar esse ciclo com tantos avanços concretos é motivo de orgulho para toda a equipe, porque mostra que, com a orientação certa e dedicação, é possível transformar a rotina e os resultados das empresas”, finalizou Kelly Lopes, gestora do programa ALI Produtividade em São Luís.