ASN MA
Compartilhe

Expositores movimentam a economia e fortalecem conexões na ExpoMEI 2025

Com produtos, histórias e oportunidades, microempreendedores aproveitam a feira para divulgar marcas, conquistar clientes e fechar novos negócios
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Produtos, ideias e trajetórias que nasceram com pequenos empreendedores de bairros, comunidades em suas próprias residências ou pequenos ateliês, ganham nova projeção no Multicenter Sebrae com a ExpoMEI 2025. A feira que está acontecendo até este sábado (17), reúne 120 expositores em um ambiente que vai além da exposição e da venda, mas que se torna uma plataforma de visibilidade, geração de renda e construção de redes entre microempreendedores individuais que movimenta a economia local, amplia o alcance de marcas independentes e impulsiona negócios com base em criatividade, esforço e oportunidade.

Durante a ExpoMEI, microempreendedores aproveitam para divulgar suas marcas, fechar negócios e ampliar suas redes de relacionamento. (Sebrae/Divulgação)

Para Paula Waldira, analista do Sebrae e integrante da comissão organizadora a feira, é um momento estratégico para o crescimento dos MEIs. “A ExpoMEI é mais do que uma feira, é um ambiente pensado para dar visibilidade aos pequenos negócios, promover capacitação e criar conexões que fortalecem quem empreende. Os expositores têm a chance de se qualificar, apresentar seus produtos a novos públicos e sair daqui com oportunidades concretas de crescimento”, afirmou.

Quem faz acontecer: os microempreendedores em foco

Do bolo no pote à vitrine na ExpoMEI – A confeiteira Rocksany Diniz começou a empreender de forma improvisada, na cozinha da mãe, enquanto cursava a faculdade de Direito. O que era uma renda extra se transformou em uma nova profissão. “Terminei a faculdade fazendo bolos e doces. A confeitaria me abraçou e se tornou minha principal fonte de renda”, garantiu.

Rocksany Diniz participa da ExpoMEI com seus bolos e doces artesanais, após transformar a paixão pela confeitaria em fonte principal de renda. (Sebrae/Divulgação)

O bolo no pote, vendido inicialmente entre colegas da faculdade, foi o primeiro produto a ganhar popularidade. Com o aumento das encomendas, Rocksany alugou um espaço físico, formalizou o negócio como MEI e, há quatro anos, vive exclusivamente da confeitaria. Hoje, vende bolos sob encomenda, doces para pronta entrega e sobremesas artesanais.

“A feira nos permite mostrar nosso produto, atrair novos clientes e reencontrar quem já comprou antes. É uma chance real de crescer e se posicionar no mercado”, afirma Rocksany. A empreendedora participa da ExpoMEI pela segunda vez e destaca o evento como um divisor de águas na visibilidade do seu negócio.

Cultura coreana como inspiração para empreender – Já a empreendedora Núbia Caldas transformou sua paixão pela cultura coreana em negócio. Fã de doramas e do grupo BTS, ela abriu a loja Hangul Korean Food em 2024, especializada em snacks, papelaria temática e itens de K-pop importados da Coreia do Sul.

Inspirada pela cultura coreana, Núbia Caldas leva à ExpoMEI produtos importados e itens de K-pop que conquistam fãs e consumidores locais. (Sebrae/Divulgação)

Formada em marketing, Núbia sempre sonhou em ter um empreendimento próprio, mas faltava encontrar o propósito certo. Encontrou na cultura coreana o caminho para unir realização pessoal e oportunidade de mercado. “Queria que outras pessoas também tivessem acesso aos produtos que eu via nos doramas. A loja também é um meio para realizar meus sonhos e metas, como o de um dia conhecer a Coreia”, compartilhou.

Após participar da ExpoMEI 2024 em um projeto coletivo, ela retorna este ano com estande próprio. “Estar aqui com meu negócio, mostrando minha identidade e fazendo novas conexões é uma conquista. A feira ajuda a dar visibilidade, abrir mercado e também inspira a continuar evoluindo”, ressaltou.

O sabor nativo de Barreirinhas na ExpoMEI – Com apenas 28 anos, o empreendedor Gustavo Aguiar comanda a Nutbox Castanha, marca especializada na castanha assada de Barreirinhas, onde está uma das maiores produções do fruto no estado. O negócio começou a partir de uma percepção do empreendedor: “grande parte da castanha consumida em São Luís vem da minha cidade natal, Barreirinhas”, observou.

Gustavo Aguiar apresenta a castanha assada de Barreirinhas na ExpoMEI 2025, destacando a cadeia produtiva que movimenta a economia local. (Sebrae/Divulgação)

Há oito anos, Gustavo iniciou o negócio buscando valorizar o produto local, com foco na castanha natural, não industrializada, quebrada manualmente por extrativistas da região. “É uma cadeia em que todo mundo ganha, quem colhe, quem assa, quem vende. Isso movimenta a economia da nossa região e garante um produto de sabor único e delicioso”, explicou.

O Sebrae entrou em sua trajetória por meio das redes sociais e já buscou soluções do Sebrae para o empreendimento. “Foi com apoio da instituição que me formalizei como MEI e estruturei a minha identidade visual”, contou com satisfação.

Gustavo ressalta suas expectativas em participar pela primeira vez da ExpoMei, “A expectativa é fazer bons negócios, conhecer pessoas e, quem sabe, levar nossa castanha até para fora do Brasil”, falou.

Conexões que fortalecem e vão além da feira

Promovida pelo Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, a ExpoMEI integra a programação da 16ª Semana do MEI e reafirma o protagonismo dos microempreendedores como agentes ativos na transformação dos territórios, movimentando a economia e gerando novas perspectivas de futuro.

Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, acompanha a ExpoMEI 2025 e destaca o impacto da feira para os MEIs da capital. (Sebrae/Divulgação)

“A ExpoMEI se consolida como um dos principais eventos de fomento ao empreendedorismo em São Luís. É uma iniciativa que vai além da exposição de produtos — ela gera oportunidades reais de negócios, capacitação e visibilidade para quem empreende. O sucesso da feira é medido pelo impacto que ela causa nos participantes: microempreendedores que ganham mercado, se conectam com parceiros e voltam para seus bairros e comunidades com novos aprendizados e mais força para seguir. A cada edição, a gente vê mais gente formalizada, mais redes de apoio sendo construídas e mais negócios ganhando forma. Isso mostra que a ExpoMEI é, de fato, um espaço de transformação para os MEIs da nossa capital”, concluiu Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís.

  • Conexões
  • Empreendedorismo
  • ExpoMEI 2025
  • MEI
  • Microempreendedores Individuais
  • negócios
  • Sebrae
  • vendas