Nesta quarta-feira (14), produtores rurais de Balsas, Riachão e Fortaleza dos Nogueiras participaram de um encontro coletivo do programa Agente Local de Inovação (ALI), realizado na Chácara Santo Expedito, no povoado Angelim, zona rural de Balsas. O evento teve como objetivo apresentar “Soluções sustentáveis para reduzir os custos na propriedade rural”.
A programação contou com duas oficinas práticas: “Como produzir e utilizar bioinsumos para redução de custos na propriedade rural” e “Como produzir mudas para garantir a qualidade na produção agrícola”. As atividades apresentaram alternativas acessíveis e sustentáveis para o manejo agrícola, destacando a importância da inovação com redução de custos, agregação de valor, melhoria na rotulagem e embalagem dos produtos, estratégias de marketing e acesso a novos mercados.

A produtora Tânia Aparecida Favali Melara, participante do programa, relatou os avanços conquistados na propriedade com o apoio do Programa ALI Rural. “A agente nos orienta em tudo. Nos incentivou a padronizar a produção, fazer camisetas, planejar, organizar as vendas e buscar novos mercados. Aprendemos muito. Hoje, com a oficina, tive mais conhecimento sobre produção de mudas e adubos orgânicos, e vamos colocar tudo em prática para melhorar a qualidade dos nossos produtos”, contou.
Tânia trabalha com uma diversidade de cultivos e criações: galinha caipira, carneiro, porco, hortaliças e frutíferas. Com o suporte do ALI Rural, ela já selecionou os principais produtos que irá fornecer para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando o uso de insumos mais naturais.
Carlos Alberto de Souza, da Associação Novo Anajá, também compartilhou sua experiência no encontro. “Desde 1997 trabalho com alface, cheiro verde, pimentão, pepino, maxixe e banana. Essas oficinas foram uma bênção. Aprendemos a fazer bioinsumos e inseticidas naturais, o que vai ajudar muito a reduzir nossos custos e melhorar a qualidade do que produzimos”, afirmou.
Durante a oficina de produção de mudas, os participantes receberam orientações sobre a escolha das sementes, tipos de bandejas, substratos e cuidados necessários para garantir mudas mais fortes e saudáveis, que oferecem maior controle sobre a produção e melhor rendimento no campo. Já a atividade sobre bioinsumos mostrou, na prática, como produtores podem fabricar seus próprios insumos a partir de matérias-primas acessíveis, promovendo sustentabilidade e economia.
O programa ALI Rural é uma iniciativa do Sebrae que visa promover inovação nas pequenas propriedades rurais, aliando tecnologia, sustentabilidade e gestão para impulsionar a produtividade e a competitividade dos pequenos produtores.
A analista do Sebrae em Balsas, Sandra Barcelos, conta que o ALI Rural dá oportunidades aos produtores que normalmente não têm esse tipo de assistência e também ajuda a identificar as suas demandas. “Nesse encontro trabalhamos uma temática muito importante que são os bioinsumos e práticas mais sustentáveis. Mas para além disso, por meio do ALI Rural, estamos trazendo outras oportunidades para esse grupo de produtores. E assim, cada vez mais, eles podem profissionalizar e dar mais qualidade ao que produzem”, concluiu.