Empreendedores maranhenses e startups com negócios inovadores na área de bioeconomia, focados no uso sustentável dos recursos do bioma amazônico, que buscam apoio financeiro para aceleração de seus empreendimentos têm até o dia 7 de novembro para se inscreverem no Edital do Inova Amazônia – Módulo Tração.
O edital é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap. Trata-se de uma estratégia para fortalecimento, apoio e fomento de negócios inovadores e de base sustentável nos estados da Amazônia Legal. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento territorial e fortalecer o bioma amazônico, colocando o Brasil em destaque com ideias de preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
Apoio financeiro – Com este novo módulo, o Sebrae e a Confap vão apoiar empreendimentos em fase de tração. Serão selecionadas 20 propostas por estado da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Os projetos selecionados receberão orientação especializada de estratégias de aceleração, capacitação e mentorias, além de bolsas de R$ 6.500 por mês, durante seis meses.
O apoio será dirigido a negócios que direcionem suas soluções às seguintes áreas: alimentos; agricultura; aquicultura e pesca; bebidas; biocombustíveis; bioenergia; bioplásticos, biotecnologia e embalagens; casa e construção; ecodesign; ecoturismo; farmoquímico e farmacêutico; fitoterápicos e nutracêuticos; florestas; higiene, perfumaria e cosméticos; indústria têxtil e moda; química e novos materiais; e tecnologia da informação e logística aplicadas aos segmentos de bioeconomia.
Conforme o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, essa iniciativa vem somar com ações empreendidas na região, que terão reflexo na inovação na Amazônia. “Trata-se de excelente oportunidade de acelerar soluções inovadoras, em fase de tração, que tem o bioma amazônico como foco. Esse bioma apresenta várias oportunidades de negócios a partir do conceito ‘empreender deixando a Floresta em pé’. E o Sebrae quer apoiar esses empreendedores numa forte jornada de conhecimento, contatos e até mesmo com subsídios para que possam ser fortalecidos e ter sucesso”, acrescenta o gerente.
Mais informações e todo o detalhamento do processo de inscrição e seleção podem ser encontrados no site www.sebrae.com.br/inovaamazonia.