O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Presidente Dutra (MA), realizou dia 15, o encerramento do Ciclo do Programa Ativa, uma iniciativa que marcou seis meses de trabalho voltado à promoção da inovação e ao fortalecimento do sentimento de comunidade empreendedora no território. O evento reuniu empreendedores, professores, empresários e representantes do poder público, todos envolvidos na construção de um ecossistema local de inovação.
Na programação do encontro, a Contextualização do Ecossistema de Inovação no Maranhão, a palestra sobre a Comunidade Carnaúba Valley e uma sessão de perguntas e debate aberto sobre a temática.
“Sempre que eu venho aqui em alguma reunião com o SEBRAE, eu saio com um aprendizado a mais. Eu que estou engatinhando nesse segmento e tenho muita vontade de aprender, e necessidade como empreendedora, é fundamental esses encontros, a inovação é uma pauta maravilhosa”, afirmou a empresária, Francis Teramo.

Em Presidente Dutra, o programa Ativa atuou de forma intensa nos eixos Educação e Governança, com a realização de seis encontros temáticos, sendo três dedicados a cada eixo. A proposta da iniciativa é criar conexões entre os atores locais e estimular o protagonismo coletivo, com o objetivo de preparar o território para um futuro sustentável e inovador.
A professora Wideglan Marques reforça a importância da continuidade do programa Ativa. “A gente sai desse encontro com novos horizontes, com confiança de que, o que a gente está fazendo, está no caminho certo, por mais que demore ter um resultado, porque as coisas são feitas a pequeno, médio e longo prazo, mas a gente sabe que pode contar com o Sebrae. Eu espero que a ação continue porque é com pequenos passos que a gente chega a horizontes longos”, destacou.
O programa Ativa é uma abordagem estratégica desenvolvida pelo Sebrae Nacional para interiorizar a inovação em todo o país. A ação integra o eixo central de inovação da instituição, cujo foco é estimular a cultura inovadora de forma colaborativa e adaptada à realidade de cada município.

“O Sebrae entendeu que não faz sentido aplicar uma metodologia densa se as pessoas ainda não compreendem o que é inovação, transformação digital ou comunidade. O programa Ativa vem justamente para isso, para despertar o sentimento de pertencimento e o entendimento de que o coletivo é a base da transformação”, completou Paulo Coutinho, consultor do Sebrae.
Expectativas superadas – A estimativa inicial do programa era realizar dois encontros, mas o engajamento local foi significativo que o programa realizou seis encontros durante os seis meses do programa, demonstrando assim, o interesse e o comprometimento dos participantes com o tema. A resposta positiva da comunidade é vista como um indicativo claro de que a interiorização da inovação está acontecendo.
O gerente da Unidade do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy, reforçou a importância do momento e o compromisso com a continuidade do trabalho: “Estamos muito satisfeitos com o encerramento do ciclo 2025 do Ativa. O programa deixa resultados significativos e, mais importante, o desejo de continuar. Já temos promessas e planos para 2026, com foco em democratizar a inovação, fortalecer os atores locais e levar essa mensagem de transformação para todo o território”, disse.

Futuro – O engajamento dos eixos Educação e Governo, foram considerados fundamentais para criar um ambiente propício à inovação. O momento reforçou o compromisso do Sebrae Maranhão em desenvolver ações práticas que geram resultados perceptíveis na sociedade por meio da inovação, e foi ainda serviu como um convite para os próximos desafios. Em 2026, o programa deve ir para outros municípios da região, reforçando o compromisso da Unidade de ampliar o alcance da inovação e consolidar redes colaborativas entre empresários, educadores e gestores públicos.
“O movimento do Ativa acontecendo em Presidente Dutra é o Sebrae democratizando e descentralizando a inovação pelo Maranhão. Esse é um momento muito importante, onde empreendedores, instituições e o Sebrae conversam sobre as entregas que aconteceram em 2025 e já com um olhar para 2026, porque a inovação não pode parar”, concluiu César Guimarães, Gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão.