ASN MA
Compartilhe

Sebrae entrega de Plano Estratégico do Turismo de Bacabal

O Plano vai contribuir para a articulação e o ordenamento turístico da cidade, gerando negócios e oportunidades para empreendedores do município.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Um plano estratégico para desenvolvimento do turismo no município de Bacabal, contemplando ações, parcerias, atrativos e potencialidades da região foi entregue em cerimônia realizada na última segunda-feira, 11, naquele município. O evento, que marcou o lançamento do Plano Estratégico do Turismo de Bacabal, reuniu, no auditório do Roma Hotel, secretários municipais, representantes do poder legislativo e executivo, técnicos da instituição, além de membros de entidades de classe.

Elaborado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Emprego e Renda, o plano é um desdobramento das ações do Programa Cidade Empreendedora. Bacabal foi uma das cidades que aderiram ao programa no Ciclo II, que contempla, entre outras ações de fortalecimento da gestão pública, consultoria do Sebrae para a elaboração de um inventário turístico para a localidade.

“O plano estratégico de Bacabal é resultado das ações do Programa Cidade Empreendedora, Ciclo II. Ele é um guia, uma forma de apontar direcionamentos que os atores locais devem adotar no sentido de desenvolver a cadeia do turismo de Bacabal. O lançamento é, portanto, uma data significativa para os bacabalenses e, principalmente, para as instituições de fomento porque, com esse documento, elas terão oportunidade única de dar vazão a ações para potencializar cada vez mais o turismo nessa região”, afirma o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga.

Plano – O plano surge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município, promovendo o levantamento de potencialidades na cadeia do Turismo, para além da concepção convencional centrada em festas, eventos e passeios. Com esse guia, serão beneficiados segmentos correlatos como a cultura, gastronomia típica, alimentação, meios de hospedagem, equipamentos de lazer, parques temáticos, infraestrutura de comunicação e transportes, arquitetura, dentre vários outros na cadeia dos negócios do turismo

“Esse plano tem como objetivo nos dar um roteiro de como devemos começar a desenvolver a atividade do turismo no nosso município. A partir de agora, iremos analisar todas as estratégias colocadas no documento e começar a identificar as parcerias que precisamos fazer para por em prática as atividades. O plano é bom para o município, para a gestão, e, principalmente, bom para todos os moradores de Bacabal”, destaca Karen Pantaleão, coordenadora Municipal de Turismo.

Plano enfoca atrativos e viabilidade do turismo na região

Identificar os atrativos históricos, culturais e naturais de Bacabal foi primordial para a elaboração do plano. “A gente fica feliz de ter participado do desenvolvimento do projeto, de poder contribuir com a criação de rotas de turismo e de acompanhar a equipe do Sebrae e da secretaria de Emprego e Renda nesses percursos. Ver a concretização desse plano é motivo de alegria. Agora é a hora de unir forças, Poder Legislativo, Executivo e comunidade para, juntos, alavancarmos o turismo em Bacabal”, afirma o vereador Venâncio do Peixe.

Além de identificar as potencialidades de uma ampla região, o plano traz direcionamentos que vão ajudar no fomento da atividade turística e, particularmente, na geração de receitas e de empregos, favorecendo o desenvolvimento econômico e social do município, com o surgimento de novos negócios.

“A importância desse plano é gigantesca, porque o planejamento estratégico do turismo só traz benefícios para nossa região, impactando na expansão do comércio, abertura de novos serviços e produtos, geração de empregos. Então, ficamos felizes com esse projeto chegando para Bacabal”, ressalta Alleane Sousa, gerente do Roma Hotel.

O plano também terá consequência na interação da comunidade, proporcionando sentimento de pertencimento e o desenvolvimento de consciência sobre a importância de empreender na área do turismo, ajudando o município a crescer de forma sustentável.

“É maravilhoso, porque a gente tinha esse plano como uma utopia e hoje estamos vendo que ele está sendo realizado e com a contribuição dos segmentos, do pessoal do artesanato, da hotelaria. Portanto, para mim ver esse plano estratégico pronto é um sonho se realizando”, enfatizou Maria Santana Lago Freire, presidente da Associação “Vencer Juntos em Economia Solidária (AVSOL), durante o lançamento.

  • Bacabal-MA
  • Cadeia do Turismo
  • cidade empreendedora
  • Cidade Emrpeendedora
  • Empreendedorismo
  • Inventário Turístico
  • Plano Estratégico
  • Sebrae
  • Turismo