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Sebrae avalia e encaminha projeto de identidade geográfica do abacaxi de Turiaçu

Abacaxi de Turiaçu pode ser primeiro produto do Maranhão a ter Identidade Geográfica. Projeto avança junto aos produtores e cooperativas ligadas à produção na Baixada Maranhense.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
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A equipe responsável pelo projeto de Identidade Geográfica (IG) do abacaxi de Turiaçu, esteve reunida na quarta-feira, 06, para avaliar o status do projeto que pretende viabilizar esse reconhecimento da fruta que já é conhecida na região por sua doçura. A Identificação Geográfica é concedida a produtos ou serviços que são característicos do seu local, que tenham reputação, uma identidade própria já conhecida que o diferencia dos demais disponíveis no mercado. E o abacaxi de Turiaçu preenche os requisitos e pode ser o primeiro a ter a IG no Maranhão.

Mário Orlando da Cunha Sampaio Júnior, consultor do Sebrae está engajado no projeto e vê nessa IG visibilidade e destaque a nível de estado para o produto, ele falou sobre o assunto durante a reunião de avaliação do projeto.

“A visibilidade de você ter o primeiro produto com essa Identificação Geográfica, visibilidade em termo de negócios, em termo de turismo, em termo de novos investimentos e novos projetos de IG, porque sabemos que temos outros produtos com potencial na região,” afirmou o consultor.

Impulsionar – O Sebrae e seus parceiros nesse projeto: Governo Federal por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Governo do Estado e a prefeitura de Turiaçu, tem juntos construido esse projeto que tem o objetivo de fomentar a produção e venda do abacaxi de Turiaçu, melhorar o desenvolvimento da agricultura e impulsionar a economia da região.

O objetivo aqui foi expor o trabalho que a gente desenvolveu ao longo das semanas para demonstrar em que status anda o processo da IG do abacaxi de Turiaçu. A partir daqui vamos seguir o passo a passo e dar continuidade ao processo para que logo a gente tenha a execução desse projeto,” disse o engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae um dos responsáveis pelo projeto da IG do abacaxi de Turiaçu, Andrei Gabriel Camelo Mastop.

Consultores apresentaram o resultado das ações realizadas.

A reunião – A reunião contou com a presença da Diretora em Exercício da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro Nayara Moreira, do Engenheiro Agrônomo e Consultor do Sebrae Andrei Gabriel Camelo Mastop, do consultor Mário Orlando da Cunha Sampaio Júnior, da Gestora do Agro Nordeste e Ali Rural em Pinheiro Raphaella Castro, do Consultor Adriano Mafra e da gestora de projetos da Unidade Competitividade do Sebrae São Luís Maria do Amparo Teles Vieira.

“O mais importante aqui é a gente conseguir alinhar quais são as atividades, as ações que a gente precisa planejar para o próximo ano, quais são as etapas necessárias realmente pra gente conseguir colocar o IG de Turiaçu dentro da pauta do Sebrae, dentro de uma conquista aqui para nossa região,” destacou Nayara Moreira Rosa, gerente em exercício do Sebrae Unidade de Negócios de Pinheiro.

No caso do abacaxi de Turiaçu as principais características específicas que o torna diferente dos demais no mercado são a cor, a pouquíssima acidez e o sabor muito adocicado.

“A identificação acaba trazendo destaque para o município a nível de Maranhão, não temos identificação geográfica de nenhum produto e o produto que estamos levando para frente é o abacaxi de Turiaçu. Então a gente já está reunindo a documentação, estamos com os parceiros Agerp e Mapa que estão auxiliando nesse pedido de identificação e as cooperativas que são importantes nesse processo, porque parte delas o pedido,” explicou Raphaella Castro, gestora do Agro Nordeste e ALI Rural em Pinheiro.

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