ASN MA
Compartilhe

Maranhão mobilizado para o Transformar Juntos 2025

Mais de 600 pessoas participam do evento em caravanas organizadas pelas Unidades de Negócios do Sebrae.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Do norte ao sul do estado, as cidades maranhenses estão mobilizadas para o Transformar Juntos. Ao todo, o evento conta com 12 caravanas organizadas pelas Unidades de Negócios do Sebrae, reunindo um total de mais de 600 pessoas.

São empreendedores, catadores, atores de desenvolvimento, parceiros da gestão pública, como prefeituras, secretários municipais, vereadores, técnicos das Salas do Empreendedor e do Sistema S, artesãos, além de apicultores, empreendedores ligados a cooperativas rurais e quilombolas.

“Com as caravanas, estamos criando condições para que empreendedores e agentes de desenvolvimento de todo o Maranhão possam acompanhar as ricas discussões e a programação do Transformar Juntos. Tudo isso para que, juntos, possamos construir estratégias e conexões para fortalecer o desenvolvimento territorial e apoiar o empreendedor com políticas efetivas”, assinala Albertino Leal, superintendente do Sebrae no Maranhão.

Albertino Leal, superintendente do Sebrae no Maranhão. (Sebrae/Divulgação)

Maranhão Mobilizado – A Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, terá participantes das cidades de Bequimão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pinheiro, Peri Mirim, São Bento e Turiaçu.

De Lençóis-Munim, serão 60 participantes de 14 municípios: Tutóia, Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos, Morros, Axixá, Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Anajatuba (povoado Colombo), Miranda do Norte, Matões do Norte e Cantanhede.

A caravana da Regional de Santa Inês contempla 10 municípios, entre eles Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Matinha, Pindaré-Mirim, Viana, Bom Jardim, Alto Alegre do Pindaré, Governador Nunes Freire e Carutapera.

Já as Unidades de Presidente Dutra e Bacabal mobilizaram participantes dos municípios de São João dos Patos, Pastos Bons, Sucupira do Norte, Mirador, Colinas, São Domingos do Maranhão, Dom Pedro e Capinzal do Norte. De Bacabal, 25 representantes de comunidades quilombolas, estarão no evento. Além da caravana, a Regional registra forte adesão de lideranças, tendo, entre os confirmados, os prefeitos Roberto Costa (Bacabal) e Maura Jorge (Lago da Pedra).

Caravana de Grajaú no Transformar Juntos 2024 celebra conquista do prêmio Prefeitura Empreendedora com projeto de agricultura familiar em comunidades indígenas. (Sebrae/Divulgação)

Da Região dos Cocais, a Unidade de Negócios Caxias terá mais de 50 pessoas na caravana, com participantes de Aldeias Altas, Caxias, Coroatá, Parnarama, Coelho Neto e Duque Bacelar. E, do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru, virão representações de 10 municípios, mobilizados pela Unidade de Chapadinha: Anapurus, Belágua, Brejo, Chapadinha, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim e Presidente Vargas.

Completando esse quadro, o Sul do Maranhão, por meio da Unidade de Imperatriz, terá a maior delegação do Transformar Juntos, com 78 participantes de vários municípios da região Tocantina. De Açailândia, também está prevista a participação de empreendedores, atores de desenvolvimento e parceiros.

Fechando o quadro, a Unidade de Balsas terá uma caravana formada por 37 participantes, da própria sede, além de Carolina, Nova Colinas, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Feira Nova do Maranhão e São Pedro dos Crentes. E o município de Grajaú, terá representações das cidades atendidas pela Regional.

Edição 2025 do Transformar Juntos terá caravaneiros de todo o Maranhão. (Sebrae/Divulgação)

A artesã Arlene Cardoso, que participa pela primeira vez do evento, destaca a importância do encontro. “O Transformar Juntos muda nossa forma de ver o trabalho que fazemos. Por isso, fiz questão de participar esse ano – é sempre uma oportunidade de crescimento”, afirmou ela.

Por sua vez, João Batista Gomes da Silva, articulador Territorial do Território Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, assessor da Prefeitura de Bacuri/MA, enfatiza que Transformar Juntos é uma oportunidade de compartilhar e absorver conhecimentos. “Quis participar por fazer parte do território em que estou inserido e por se tratar de um evento do Sebrae, que tem feito um excelente trabalho no Litoral Ocidental. O Transformar juntos é um espaço onde a gente pode compartilhar conhecimento e aprender muita coisa boa”, assegurou ele.

Inscrições e participação – As inscrições para o evento estão abertas até segunda-feira, 14, e deverão ser feitas pelo aplicativo Transformar Juntos MA, que pode ser baixado no link https://transformarjuntos2025.yazo.app.br/app-links, onde também poderá ser consultada a programação oficial. Para receber o acesso ao APP, o participante precisa fazer a inscrição através do Sympla: https://l1nk.dev/transformarjuntosma. Após o preenchimento das informações, será enviado um e-mail de confirmação com a senha de acesso do aplicativo.

Realizado em parceria com diversas instituições, o Transformar Juntos 2025 tem sua programação alinhada com as premissas da COP 30 e será um evento do tipo Carbono Neutro, numa parceria com a startup Compensei.

  • caravanas
  • Empreendedorismo
  • Maranhão
  • Sebrae
  • Transformar Juntos