ASN MA
Compartilhe

Juntos pelo Agro reúne produtores em encontro de cachaça no interior do Maranhão

Sebrae, Senar e prefeitura reúnem 25 alambiques e reforçam a importância da legalização e desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça em Santo Antônio dos Lopes.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Produtores de cachaça de Santo Antônio dos Lopes receberam um importante encontro no último dia 18 de março, no Sítio Márcio Brasil, no povoado Rachada. O evento, que reuniu 25 alambiques da região, teve como tema central “Estratégia para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cachaça, uma garantia de maior qualidade e comercialização”.

“Os desafios que esses produtores ainda estão enfrentando se estendem desde a certificação dos seus produtos até as linhas de crédito para compras de equipamentos. O Sebrae chega agora junto com a prefeitura para capacitar, orientar e ao fim desses processo garantir uma maior produtividade e adequação de todo o processo produtivo”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Allan Kennedy Silva.

Ozias Sousa, um dos produtores de cachaça, comemorou a abrangência do encontro e as potencialidades do setor. “Nós produtores, estamos de parabéns. Tivemos a presença de 25 alambiques interessados em melhorar a sua produção. Atualmente Santo Antônio dos Lopes produz mais de 500 mil litros de cachaça por ano. Temos uma cadeia produtiva grande que gera emprego e merece atenção das autoridades”, acrescentou.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio do Sebrae. Durante o encontro, foram discutidas questões cruciais para o fortalecimento da cachaça local, com ênfase na importância da legalização dos alambiques, um passo fundamental para que os produtores possam ampliar a comercialização de seus produtos significativamente.

Juntos pelo Agro

Ana Carla Coelho, coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae (NAE) em Colinas, destacou: “Estamos hoje iniciando o programa Juntos pelo Agro com os produtores de cachaça de Santo Antônio dos Lopes. Falamos com eles sobre a importância da legalização dos alambiques para que consigam expandir a venda dos seus produtos para outros municípios com qualidade e que possam aumentar ainda mais a sua renda”, afirmou.

Autoridades locais ressaltam a importância da legalização dos alambiques para a expansão da cachaça na região. (Sebrae/Divulgação)

Entre as pautas abordadas, um dos pontos foi a apresentação do programa “Juntos pelo Agro”, uma parceria do Senar e do Sebrae que visa atender melhor o homem do campo, proporcionando melhores resultados e rendimentos nas atividades rurais. Rosalino Aguiar, técnico do Senar, afirmou: “Neste evento foram tratados assuntos relacionados à parte técnica da produção da cachaça e também lançamos oficialmente o programa Juntos pelo Agro aqui na região”, completou.

Apoio da prefeitura

As autoridades locais também reafirmaram seu compromisso com os produtores e a valorização da cachaça da região. O secretário de Agricultura, Elias Bisneto, destacou que “fortalecer o setor é uma das prioridades da secretaria, ressaltando a notoriedade da cachaça no Estado do Maranhão e a necessidade de expandir a distribuição para alcançar um público maior”.

Ana Carla Coelho, do Sebrae, fala sobre o início do programa Juntos pelo Agro e suas implicações para os produtores de Santo Antônio dos Lopes. (Sebrae/Divulgação)

Já a prefeita de Santo Antônio dos Lopes, Cibelle Napoleão, elogiou o trabalho conjunto da secretaria com o Sebrae, reconhecendo o apoio fundamental para impulsionar o crescimento dos produtores locais. “O encontro representa um passo significativo para o desenvolvimento e reconhecimento da cachaça de Santo Antônio dos Lopes, uma bebida tradicional que começa a ter um destaque maior no mercado, unindo esforços e expertise de todos os envolvidos na cadeia produtiva”, concluiu.

  • agronegócios
  • Cachaça
  • Destilados
  • Juntos pelo Agro
  • JuntospeloAgro
  • Negócios Rurais
  • Santo Antônio dos Lopes
  • Setor Rural