O Seminário Conexões e Oportunidades, realizado em Guimarães no último dia 13, trouxe boas perspectivas de crescimento para a região do Litoral Ocidental a partir da união de forças entre líderes e parceiros estratégicos na região, entre os quais o Sebrae.
Em um momento de grande relevância regional, o seminário teve como propósito principal criar um espaço de discussão e reflexão acerca de ações prioritárias em uma agenda de desenvolvimento proposta pelo Programa LIDER. O programa é uma solução inovadora e participativa, concebida pelo Sebrae, que tem como base a aproximação entre os líderes e parceiros estratégicos para a formulação e desenvolvimento de ações pactuadas.
A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento sustentável em regiões específicas, incentivando a integração entre setores-chave. No Litoral Ocidental Maranhense, o foco são os eixos de turismo e infraestrutura. O Seminário Conexões e Oportunidades reuniu líderes comprometidos com a promoção de avanço nesses setores, alinhados à estratégia do Territórios Empreendedores do Sebrae.
“O Seminário representa um marco significativo para o desenvolvimento regional, promovendo a integração entre lideranças locais, instituições de apoio e parceiros estratégicos, para buscar soluções inovadoras para questões que afetam o desenvolvimento. A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae em impulsionar o empreendedorismo e a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o crescimento econômico e social na região Litoral Ocidental Maranhense”, destacou Hildenê Maia, gerente da Unidade de Territórios Empreendedores do Sebrae.
Protagonismo – O Sebrae desempenha importante papel nesse processo. No seminário, atuou como condutor, apresentando a agenda elaborada pelo Programa LIDER e conduzindo a metodologia de trabalho, destacando as principais áreas de atuação e oportunidades de desenvolvimento.
“Como líder e secretário de turismo de Cedral, é gratificante ver o engajamento de todos os envolvidos em impulsionar o desenvolvimento da nossa região. O evento proporcionou uma troca de ideias, e as soluções apresentadas pelo Sebrae e parceiros abriram novas perspectivas para o fortalecimento do turismo local. Estamos ansiosos para transformar essas ideias em ações concretas que beneficiarão nossa comunidade”, disse Branco Melo, líder e secretário de Turismo de Cedral.
A dinâmica do seminário permitiu que os líderes presentes compartilhassem suas necessidades específicas, apontando situações a serem ajustadas e destacando as vocações do território. Essa troca de informações foi crucial para a identificação de soluções personalizadas e alinhadas às demandas locais.
No segundo momento do evento, o Sebrae apresentou as possibilidades de soluções contidas no portfólio Territórios Empreendedores. A instituição abriu espaço para que os parceiros estratégicos, devidamente mapeados, apresentassem suas soluções voltadas para o desenvolvimento do turismo e da infraestrutura na região.
“Foi uma honra participar do Seminário Conexões e Oportunidades em Guimarães. Apresentar soluções para ajudar a capacitar os empreendedores do turismo no Litoral Ocidental Maranhense foi um momento especial. A parceria com o Sebrae e outros líderes fortalece nossa missão de capacitar profissionais e contribuir para o crescimento da comunidade. Estamos felizes com as oportunidades que surgirão a partir desse evento e comprometidos em continuar colaborando para o desenvolvimento da região”, pontuou Keila Castro, gerente do Senac em Pinheiro.
O processo de escolha das soluções a serem implementadas foi conduzido pelo Sebrae, sempre em sintonia com a agenda prioritária estabelecida no início do seminário. Esse cuidado garantiu que as ações propostas estivessem alinhadas com as necessidades reais da comunidade e com as metas de desenvolvimento estabelecidas pelo Programa LIDER.