Gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais discutem sobre desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, no Transformar Juntos 2025, em Brasília. A programação foi aberta nesta quarta-feira (23) e, durante três dias, contará com soluções práticas para aumentar a competitividade dos pequenos negócios.

Com o tema central “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, o encontro oferece 70 atividades no âmbito das Compras Públicas. “São três dias de enorme impacto em um movimento que tem uma visão de fundo muito importante, que é a união de forças no nosso país em torno de um grande propósito, articular com cada parceiro aqui diferentes frentes para superarmos os desafios que estão por vir”, afirmou Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatiza a importância da participação na edição nacional do encontro. “Estamos aqui com todo o grupo que discute a melhoria de processos para fortalecer o empreendedorismo em nosso estado, desburocratizando, simplificando, e principalmente, criando conexões para que o nosso estado se desenvolva cada vez mais no cenário nacional e internacional”, destacou.
Edila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, ressaltou que marcar presença no Transformar Juntos “reforça o compromisso do Sebrae com as instituições parceiras no fomento ao empreendedorismo dos municípios maranhenses”.
Parceiros representam Maranhão ao lado do Sebrae
Uma comitiva liderada pelo Sebrae Maranhão está presente no evento. Para o secretário de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fábio Alex de Melo, o evento é uma experiência valiosa para a troca de experiências e soluções. “É uma oportunidade de aprender, compactuar e conhecer as novas práticas da administração pública, especialmente, na forma de desenvolver os negócios por meio do empreendedorismo, favorecendo as pequenas empresas em todo o estado”.
Participam desse importante momento, as instituições: Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – AMDES, Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH, Ministério Público estadual – MP, Secretaria de Estado da Administração – SEAD Secretaria de Estado de Indústria e Comércio – SEINC, Junta Comercial do Estado do Maranhão – JUCEMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMAM, Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH, Superintendência de Vigilância Sanitária SUVISA, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE, Tribunal de Justiça – TJ, além da Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal – SERIDF.

O Tribunal de Justiça do Maranhão está representado pelo Núcleo de Governança Fundiária. “Não poderíamos ficar fora dessa pauta tão importante e com a integração de tantas instituições em prol do desenvolvimento dos municípios. Com o apoio do Sebrae, estamos fortalecendo ainda mais a conjuntura de boas intenções e atividades para nos transformarmos juntos”, destacou a coordenadora Ariana Saraiva.
A subsecretária de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Karina Fonseca, reforça a participação em momentos como esse. “Nós somos parceiros fundamentais do Sebrae no Programa Cidade Empreendedora, que agora contemplou todos os 217 municípios do Maranhão. Aqui, podemos ampliar a troca de experiências, com uma programação robusta para alavancar o empreendedorismo das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Premiação – Na oportunidade, Décio Lima, diretor presidente do Sebrae Nacional, fez o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, com inscrições disponíveis a partir de 6 de agosto. “A premiação valoriza a gestão pública que desenvolve iniciativas e fortalece os donos de pequenos negócios”, pontuou.
No ciclo 2025-2026 do Prêmio, podem participar prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, assim como administradoras e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE). O PSPE 2025 acontece em duas etapas, a Estadual, com premiação até 24 de abril de 2026; e a Nacional, com premiação até 30 de maio de 2026.

Etapa estadual
Nos dias 15 e 16 de julho, o Sebrae Maranhão, em correalização com o Governo do Estado, promoveu a etapa estadual do Transformar Juntos, em São Luís, com 7 arenas de capacitação e 56 horas de programação técnica, consolidando o evento como um dos maiores espaços de articulação para o desenvolvimento dos territórios maranhenses. Nos dois dias, foram mais de 6 mil participantes, com a presença de representantes de 159 municípios, aproximadamente 1.500 Atores de Desenvolvimento, 138 expositores, apoio de 58 parceiros públicos e privados, além de apresentação de casos de sucesso de 12 estados brasileiros.