Gestores, agentes e técnicos de todo o Sistema Sebrae, juntamente com lideranças do trade turístico maranhense e representantes dos 27 estados brasileiros, se reuniram em um jantar voltado para o fortalecimento da integração e do desenvolvimento dos polos turísticos do país. O evento, realizado na noite desta quarta-feira (26), em São Luís, teve início com uma apresentação cultural, que celebrou os ritmos do bumba meu boi, reggae e cacuriá.

O jantar também contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou a importância da parceria entre a instituição e o Sebrae para alcançar uma marca histórica no número de turistas internacionais recebidos no Brasil em 2024. Segundo o presidente da Embratur, esses índices contribuem não apenas para a consolidação do país na vitrine internacional do turismo, mas também para o impulsionamento de micro e pequenas empresas do setor, gerando emprego e renda.
“A gente está vivendo um momento muito extraordinário do turismo internacional no Brasil. A Embratur tem comemorado isso junto com o Sebrae, porque a parceria da Embratur com o Sebrae é o grande sucesso que leva o Brasil a ter todos os recordes batidos em relação a entrada de turistas internacionais. Em 2024, a gente conseguiu trazer para o país 6,77 milhões de turistas internacionais, o que representa geração de emprego e renda para o pequeno e o microempreendedor. Em 2025, essa tendência continua, com 57% de crescimento nos meses de janeiro e fevereiro. Isso é fruto de uma parceria bem organizada e de uma capacidade de acolhimento desse turista, muito bem feita por aqueles que o recebem. Isso tem muito a ver com o trabalho do Sebrae”, frisou Marcelo Freixo.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, o encontro reafirma o compromisso da instituição em fortalecer o turismo e transformá-lo em um vetor efetivo de crescimento socioeconômico. “Para o Sebrae Maranhão, o turismo é uma das prioridades estratégicas de ação. Estamos presentes em todos os polos de turismo do estado, contribuindo com os resultados obtidos até então. O Brasil e o Maranhão são abençoados com uma imensa riqueza de atrativos, que nos permite uma oferta bastante diversificada e experiências memoráveis aos visitantes. Por isso, devemos trabalhar pela integração, geração de negócios e sustentabilidade dessa cadeia, além de assegurar mais qualidade de vida para a nossa gente”, afirmou Celso Gonçalo.

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, enfatizou que o Encontro Nacional da Rede de Turismo do Sistema Sebrae promove debates essenciais para impulsionar o trade turístico no Maranhão e demais estados do país, por meio da avaliação de estratégias e troca de experiências. “Durante toda a semana, o Sistema Sebrae está reunido em São Luís, debatendo sobre o desenvolvimento do turismo no Brasil e, claro, no nosso estado, no Maranhão. Então, aproveitamos essa oportunidade para promovermos um grande encontro entre o Sistema Sebrae e seus parceiros, fazendo essa integração com o trade turístico do Maranhão. É um momento importante, pensando, sobretudo, no desenvolvimento da cadeia do turismo como um todo”, declarou Mauro Borralho.

Na ocasião, estiveram presentes, ainda, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves; o presidente da Fiema, Edilson Baldez; a coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro; o secretário de turismo de São Luís, Saulo Santos, a secretária estadual de turismo, Socorro Araújo; o secretário de Turismo de Paço do Lumiar, Fábio Túlio Vieira; a presidente da Abrasel, Camila Di Minda; a presidente da ABAV, Dayana Barbosa; o presidente da ABIH, Armando Ferreira e o vice-presidente da Fecomércio Maranhão, Manoel Barbosa, além de representantes da Aslit, Sehama, Sindicato de Hoteis e outros membros do trade turístico.

-
