Histórias de determinação feminina marcaram a Fecoimp 2025, onde empreendedoras assinaram contratos de crédito e reafirmaram o protagonismo das mulheres nos negócios. Na feira, iniciativas como o Acredita, a Caravana Sebrae Delas e o Fampe – fundo de aval para micro e pequenas empresas – reforçaram o apoio a um movimento que já reúne mais de 309 mil maranhenses à frente de seus empreendimentos.
A empreendedora do ramo da beleza, Katiane Gomes, dona da KG Cosmético, que há dez anos atua no setor de beleza em Imperatriz, percebeu a oportunidade de investimento durante ação conjunta do Sebrae e bancos parceiros na Fecoimp. Para ela, o Fampe foi a melhor forma de investimento já que há três anos deu um passo importante ao abrir unidade física em um bairro da cidade e agora aposta em produtos de perfumaria e skincare. “Esse crédito – por meio do Fampe – chega no momento certo, porque quero ampliar e oferecer mais novidades para os clientes. É uma chance de crescer e fortalecer ainda mais o meu negócio”, afirmou.
Já Lorena Gomes de Farias, empreendedora no ramo de material de construção, traz no DNA a inspiração para os negócios. Ao lado do marido, transformou o sonho da família em uma empresa que busca cada vez mais diversidade de produtos. Na Fecoimp, ela assinou contrato de crédito com intermediação do Sebrae. “A gente sonha em ampliar e o crédito é um passo importante nesse caminho”, disse.
O Maranhão desponta no cenário nacional com índices expressivos. Mais de 44% dos MEIs ativos são liderados por mulheres, e elas estão à frente de 41,2% dos negócios formais do estado, com forte presença em setores como comércio, beleza, moda e serviços. De acordo com a Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Imperatriz concentra quase 15 mil empreendedoras formais, ficando atrás apenas da capital São Luís. Apesar do avanço, o desafio do crédito ainda é uma barreira que limita a expansão dos negócios.

No setor de moda, Sinara Abreu encontrou no empreendedorismo uma saída após perder o emprego formal. Há dois anos, iniciou a venda de roupas infantis nas redes sociais, mas esbarrou na dificuldade de acessar crédito para estruturar o negócio. Foi no programa Acredita que ela encontrou orientação e a ponte necessária para avançar. Durante a Fecoimp, assinou contrato com instituições financeiras e destacou a importância da ação: “Muitas pessoas não conhecem o microcrédito, e o Sebrae trouxe essa oportunidade para perto da gente, mostrando como transformar o sonho em realidade”, destacou.
As ações implementadas pelo Sebrae – como a Caravana Delas, o Acredita e mutirões de crédito – têm como objetivo não apenas disponibilizar recursos, mas também preparar essas mulheres para gerir de forma sustentável. Durante a Fecoimp, o Sebrae reuniu cinco instituições financeiras em um mesmo espaço, aproximando empreendedoras de soluções financeiras.
Impactos e perspectivas
O acesso ao crédito tem possibilitado a formalização de negócios, a geração de empregos e maior autonomia para mulheres empreendedoras. Durante a Fecoimp 2025, o gerente da unidade de Serviços Financeiros do Sebrae, Jaime Coelho, ressaltou a proposta da instituição: “Nosso papel é promover e facilitar o acesso ao crédito, especialmente para as mulheres empreendedoras, que representam a força do empreendedorismo maranhense”, finalizou.
