Dois acordos de cooperação técnica firmados pelo Sebrae e parceiros estratégicos como a Junta Comercial do Estado do Maranhão – Jucema e o Governo do Estado, durante o Transformar Juntos (edição 2025, no Marnhão), terão importantes reflexos no cenário empreendedor do estado e no dia a dia dos pequenos negócios.

O primeiro acordo de cooperação mútua, firmado entre o Sebrae e a Jucema, tem como objetivo promover a expansão da Redesim – Programa Maranhão Digital Empresas, no Maranhão. Trata-se de uma plataforma que integra os processos de registro e legalização de empresas no estado. Ao longo do tempo, a Redesim (agora Maranhão Digital Empresas) tem sido um valioso instrumento de simplificação, possibilitando desburocratizar a abertura, alteração e baixa de empresas, unificando os procedimentos e reduzindo prazos e custo, o que facilita a vida do empreendedor.
“A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Jucema e o Sebrae-MA, consolidada na abertura do Transformar Juntos, representa um avanço decisivo para a modernização do ambiente de negócios no Maranhão, reforçando a parceria sólida com o Sebrae, que sempre foi um aliado fundamental do Governo do Estado e, ao longo do processo de modernização, tem atuado como parceiro estratégico da Jucema na missão de facilitar e agilizar a vida dos empreendedores”, analisa o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
O acordo, segundo o presidente da Jucema, possibilita a consolidação do Maranhão Digital Empresas em 60 municípios, trazendo benefícios como a automatização dos licenciamentos empresariais, o que vai ajudar a reduzir significativamente o tempo para abertura e alteração de empresas. “Esses municípios concentram 92,15% das consultas relativas ao tema hoje realizadas no estado. Nessa perspectiva, parcerias como esta, sinalizam o comprometimento das instituições com o desenvolvimento do Maranhão, comprovando que é possível transformar a gestão pública e fortalecer o empreendedorismo por meio da inovação, e da cooperação e foco em resultados”, completa Sérgio Sombra.
Qualificação para o setor público – O segundo acordo formalizado reúne, como parceiros, o Sebrae, a Secretaria de Representação Institucional no Governo do Estado no Distrito Federal – SERIDF e a Fundação Escola de Governo do Maranhão (Fundação Egma). O instrumento fixa diretrizes para futuras ações de cooperação técnico-científica e intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências visando à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de recursos humanos das duas instituições.

A ideia é assegurar e ampliar as oportunidades de qualificação técnica para funcionários e colaboradores do Sebrae no Maranhão, mas também para agentes públicos estaduais e municipais, além de colaboradores de parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor, cujos municípios sejam atendidos estrategicamente pelo Sebrae no âmbito do Programa Cidades e Territórios Empreendedores.
Para o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, a assinatura dos dois instrumentos é um marco importante da edição 2025 do Transformar Juntos. “Com esta iniciativa, damos passos concretos para facilitar a vida do empreendedor, impactando positivamente o ambiente de negócios ao consolidar a rede Maranhão Digital Empresas, fazendo-a chegar a 60 municípios”, frisou ele.
“Com este passo, também estamos criando as condições para a preparação dos colaboradores do Sebrae e de várias instituições que atuam como agentes e atores de desenvolvimento, preparando-os para a oferta de serviços mais eficientes e resolutivos para o nosso empreendedor. As duas iniciativas resultam de esforços e parcerias que demonstram o compromisso com avanços e com o desenvolvimento do Maranhão, pautado no empreendedorismo e nas vocações dos nossos territórios”, acrescentou o executivo.

Transformar Juntos em Brasília (DF) – Esta semana acontece (de 23 a 25 de julho), em Brasília/DF, a etapa nacional do Transformar Juntos. Este ano, o tema central será Sustentabilidade e Resiliência Climática, com uma programação rica em casos de sucesso, palestras, oficinas, paineis, trocas de experiências e construção de redes colaborativas em favor do desenvolvimento sustentável do país.
O Maranhão participa com uma comitiva de 60 pessoas, entre técnicos do Sebrae, parceiros e atores de desenvolvimento. Entre os destaques da programação, no dia 24, o secretário da SEINC, Júnior Marreca, estará no painel Empreendedorismo como política de Governo, ao lado de especialistas. A Plenária Principal com o tema Caminhos Sustentáveis: Casos Inspiradores em Resíduos Sólidos, terá participação de Oquerlina Costa, secretária adjunta de Recursos Ambientais da SEMA. Já a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae no Maranhão, Larissa Gomes, estará na programação do Talk sobre Economias Portadoras de Futuro, reportando case do Maranhão dentre as histórias apresentadas por gestores estaduais do Sebrae sobre como estão promovendo economias portadoras de futuro em seus territórios.