O município de Açailândia deu mais um passo para a estruturação de ações que tornem o município mais competitivo e atrativo para novos investimentos. A 2ª Oficina de Alinhamento do Plano de Atração Municipal (PAM), iniciativa estratégica para o alcance desse objetivo, foi realizada na unidade do Sebrae local, reunindo secretários municipais, equipes técnicas e instituições financeiras. O Sebrae participa desse esforço, apoiando as ações e atuando como articulador técnico do processo.
Desenvolvido ao longo de aproximadamente 400 horas de consultoria técnica, o PAM tem como objetivo organizar e sistematizar informações essenciais para a atração da iniciativa privada, reunindo dados socioeconômicos, demográficos e de infraestrutura do município. O plano oferece uma visão objetiva do potencial local, reduzindo assimetrias de informação e fortalecendo a tomada de decisão de investidores e empreendedores, conforme metodologia do Sebrae Maranhão.
“Trata-se de um instrumento estratégico de desenvolvimento, que contribui para a melhoria do ambiente de negócios, geração de empregos, fortalecimento da economia local e avanço rumo ao desenvolvimento sustentável”, destacou Alana de Fátima, analista do Sebrae, afirmando que o PAM vai além de um documento técnico.
Avanço do diagnóstico para a ação
A segunda oficina teve como foco o aprofundamento dos diagnósticos em eixos como governança, processos e ambiente institucional. A partir da apresentação consolidada desses eixos, os gestores municipais puderam visualizar pontos críticos e propor ações concretas de melhoria, com base em uma dinâmica participativa voltada à construção de soluções práticas.
De acordo com Alana de Fátima, enquanto a primeira oficina teve caráter mais diagnóstico e de sensibilização, esta segunda etapa avançou para o campo operacional. “Já é possível observar maior engajamento dos gestores, alinhamento intersetorial e mais clareza sobre os próximos passos para a implementação do PAM”, afirmou.

Presença de parceiros – A oficina contou ainda com a participação de instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, ampliando a integração entre a gestão pública e o setor produtivo. Essa articulação é considerada fundamental para criar um ambiente mais previsível, eficiente e seguro para novos empreendimentos, especialmente para micro e pequenas empresas, público que concentra a maior parte dos negócios formais do país..
Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jardel Bomjardim, o PAM representa um marco para o desenvolvimento local. “Estamos participando de um projeto estruturante, que fortalece a gestão pública e cria bases sólidas para atração de investimentos. A parceria com o Sebrae e o apoio do prefeito Benjamin reforçam a visão de uma cidade empreendedora, preparada para crescer de forma organizada e sustentável”, ressaltou.
O secretário destacou ainda que o plano contribui para qualificar os processos internos da administração municipal, melhorar a governança e dar mais segurança jurídica e econômica a quem deseja investir em Açailândia, alinhando-se às diretrizes de desenvolvimento adotadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Maranhão para o período 2025/2026.
Fortalecimento do ambiente de negócios é um dos grandes desafios do município
Do ponto de vista econômico, iniciativas como o PAM dialogam com a necessidade de fortalecimento do ambiente de negócios nos municípios, especialmente em um cenário em que estados e cidades disputam investimentos e novos empreendimentos e em um município como Açailândia, com evidentes potenciais para impulsionar o crescimento.
Após a realização da 2ª Oficina de Alinhamento, o processo entra agora na fase de consolidação do plano de ações, estabelecendo prioridades para as iniciativas, a definição de responsabilidades e o estabelecimento de prazos. O Sebrae seguirá acompanhando o município por meio de orientação técnica, articulação institucional e apoio à implementação das ações pactuadas.
A expectativa é que o Plano de Atração Municipal saia do papel e gere impactos concretos no desenvolvimento econômico de Açailândia, fortalecendo o ecossistema local, estimulando novos investimentos e ampliando as oportunidades de emprego e renda para a população. O PAM integra as ações do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que apoia os municípios na melhoria da gestão pública e na construção de um ambiente mais favorável aos negócios, com foco no desenvolvimento econômico sustentável.

