ASN MA Atualização
Compartilhe

Turismo sustentável e oportunidades de negócios na região litoral do estado

Sebrae é parceiro de ações da Setur Maranhão para fortalecer turismo no Polo Amazônia Maranhense
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O estado do Maranhão é rico em beleza natural e cultural e sua diversidade encanta turistas do mundo inteiro. Sintonizado com essas potencialidades e com o objetivo de planejar ações focadas no turismo, incentivar o empreendedorismo nas comunidades e gerar oportunidades de negócios, o Sebrae participou de, 10 a 14 de março, de uma série de reuniões estratégicas em parceria com a Secretária de Estado do Turismo (Setur) e representantes do Polo de Turismo da Amazônia Maranhense, formado pelos municípios de Cândido Mendes, Luís Domingues, Centro Novo do Maranhão e Carutapera.

As ações tiveram a participação do gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, Adalberto Fraga; do analista técnico Sebrae, Daniel Pereira; do secretário adjunto de estado do Turismo, Ruan Tavares, além de técnicos da Setur, da proprietária da agência MOVA, Rutti Cutrim, de gestores e secretários municipais, além de empresários da cadeia do turismo.

“A gente sabe que o turismo movimenta a economia e gera renda para os municípios. Por isso, é necessário que os gestores da região do Gurupi do Maranhão trabalhem juntos para o fortalecimento do turismo. A gente espera que esses encontros tragam bastante visibilidade para a nossa região e boas práticas para fomento da atividade”, afirma a vice-prefeita de Carutapera, Adriana Almeida.

Famtour realizado em Luís Domingues – MA sinaliza potencial para o turismo. (Sebrae/Divulgação)

Famtour – Como parte da programação, foi realizado um Famtour para mapear e promover os principais atrativos de cada município participante. As equipes percorrem as comunidades de Prainha, Praia de Boa vista, Praia de São Pedro e Reentrâncias, nos municípios de Carutapera, Luís Domingues e Cândido Mendes, visitando hospedagens, restaurantes e pontos turísticos. O objetivo foi o de estabelecer diálogos com as comunidades, com vistas a estimular os empreendedores a fazerem o cadastro dos seus negócios no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, plataforma que reúne empresas e profissionais do turismo.

“Esse momento foi muito importante para nós. Eu pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Sebrae e gostaria muito que a Sala do Empreendedor fosse implementada aqui para nos ajudar a crescer e nos capacitar. Nossa cidade é pequena, mas nós temos muito o que oferecer, e a gente precisa do apoio para poder mostrar o nosso potencial”, afirma Dalva Sampaio, empreendedora do ramo de alimentação do município de Luís Domingues.

O gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Adalberto Fraga, reforçou o trabalho do Sebrae. “A proposta deste trabalho é reunir as instâncias que fazem parte do Polo Turístico da Amazônia Maranhense para que, juntos, a gente possa pensar no turismo sustentável, que traga renda e gere novas oportunidades de negócios para esses municípios”, explicou ele.

Carutapera: grupos culturais fazem o encerramento das atividades . (Sebrae/Divulgação)

Parcerias – Durante as reuniões, o secretário adjunto de Turismo da Setur, Ruan Tavares, destacou a importância das parcerias para fortalecer o setor.

“O trabalho da Setur é percorrer todos os polos do Maranhão, ouvindo as demandas e conectando os atores locais. Assim, nessas reuniões a gente sensibiliza, discute e aflora as principais necessidades dos municípios. O desenvolvimento do turismo acontece a partir dessas conexões. Muitas vezes, o que falta são parcerias estratégicas e encontros como esse são essenciais para fortalecer essas redes, reunindo agentes como o Sebrae, que mais vez une forças com a gente e outros parceiros, para que possamos fazer avançar o turismo no estado de forma efetiva”, pontuou Tavares.

Ações de promoção e estruturação – Atualmente, a Secretaria de Estado do Turismo trabalha na promoção dos polos Chapada das Mesas, Cocais, Delta das Américas, Floresta dos Guarás, Lagos e Campos Floridos, Lençois Maranhenses, Munim, São Luís, Serras Guajajara, Timbira e Kanela, além do Polo Amazônia Maranhense.

O empresário Edvilson Tavares reforçou a importância da cooperação institucional em favor do turismo. “Eu, como empresário, sei que o trio de parceiros que o turismo precisa para ser desenvolvido é composto pela iniciativa privada, poder público e Sebrae. Então, ver esse encontro acontecendo, nos leva a acreditar que a nossa região vai finalmente ganhar o destaque que ela merece”, pontua o empresário, Edvilson Tavares.

O encerramento da série de reuniões aconteceu em Carutapera, com apresentações culturais do grupo Matutos do Reino, da Quadrilha de São João e Boi Atraidor, reforçando a tradição e riqueza cultural da região.

  • Empreendedorismo
  • Polo Amazônia Maranhense
  • Sebrae
  • Sebrae em Santa Inês
  • Setur/MA
  • Turismo
  • Turismo Comunitário