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Turbina Vendas reúne mais de 150 empresários em São Luís focando potencial estratégico das vendas on-line

Evento focado na capacitação de empreendedores para o comércio eletrônico discute melhores práticas e estratégias para datas como Black Friday e Natal.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
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Com o objetivo de capacitar empreendedores e profissionais de vendas para atuar com mais eficiência no comércio eletrônico, o evento Turbina Vendas reuniu mais de 150 empresários da capital. A ação foi organizada pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, com o foco na preparação dos participantes para o período de alta demanda de final de ano, que inclui datas estratégicas para o comércio, como a Black Friday, Natal e Ano Novo.

Participantes do Turbina Vendas assistem palestras sobre estratégias de vendas online para maximizar os resultados durante a Black Friday e o Natal.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras de especialistas em e-commerce e marketing digital, como representantes da Amazon e Shopee , que abordaram as melhores práticas para se destacar em marketplaces e estratégias para otimização das vendas online. Além disso, foram discutidas tendências de mercado e projeções de crescimento do varejo eletrônico, especialmente relevantes para o estado do Maranhão, onde o comércio digital tem se expandido significativamente.

“A preparação para as principais datas do ano é fundamental para qualquer empreendedor que queira se destacar no mercado digital. No Shopee, observamos que estratégias específicas de engajamento e otimização de produtos podem fazer toda a diferença nos resultados. Eventos como o Turbina Vendas são essenciais para compartilhar essas práticas e permitir que os empreendedores estejam prontos para maximizar e escalar suas vendas”, explicou Leonardo Silva, responsável pela área de engajamento com vendedores da Shopee.

Leonardo Silva, responsável pela área de engajamento com vendedores na Shopee , apresenta recomendações práticas para melhorar a performance em marketplaces, durante o evento Turbina Vendas

Empreendedores presentes na Turbina Vendas destacaram a importância das informações recebidas. “Este ano estamos lançando nossos caldos congelados, uma novidade para expandir nossa linha de produtos, que já está consolidada aqui na cidade há 27 anos. Participar do Turbina Vendas é uma oportunidade valiosa para nós, especialmente agora que queremos levar nossos produtos para além do Maranhão. O evento oferece exatamente o que precisamos para melhorar nossa estratégia e alcançar novos mercados”, afirmou Rodolfo Tavares, proprietário da Petiscaldos.

Empresários maranhenses discutem práticas de sucesso no e-commerce com palestrantes da Amazon e Shopee , durante o Turbina Vendas .

Tendências de mercado – Segundo dados apresentados pelo Cristovam Tiago, da Planner Consultoria, o Brasil é o quinto país no mundo em termos de população conectada à internet. Em janeiro de 2024 o país já contava com 187,9 milhões de usuários de internet , representando 86,6% de usuários de internet nas residências brasileiras . Além disso, 144 milhões de brasileiros eram usuários de mídia social em janeiro de 2024, o que corresponde a 66,3% da população total . Outro dado relevante é que havia 210,3 milhões de conexões de telefonia celular ativas , o equivalente a 96,9% da população.

“Sabedores de números tão expressivos, discutimos estratégias para atrair e manter clientes, transformando-os em verdadeiros defensores da marca, independentemente das críticas que possam surgir. Focamos em diversificação de conteúdo, desde conteúdos leves como memes e curiosidades até materiais mais direcionados, como checklists e estudos de caso. Essas ferramentas ajudam o empreendedor a criar uma conexão estreita com o público, fortalecendo o relacionamento e a confiança com a marca”, explicou Cristovam Tiago, especialista em marketing da Planner Consultoria.

Cristovam Tiago, especialista em marketing, apresenta conteúdos inteligentes para engajar clientes e fortalecer marcas no ambiente digital.

Os participantes destacaram a importância das orientações recebidas, como proprietário da Opti Kids, Ana Leonarda, “O evento foi simplesmente maravilhoso. As dicas de vendas, desde a primeira palestra até a final, foram extremamente valiosas. O conteúdo apresentado, especialmente sobre estratégias para marketplaces como Amazon e Shopee, foi muito prático e fácil de aplicar no nosso dia a dia. Com certeza, vou implementar essas ideias no meu negócio”, comentou a empresária.

Os Organizadores do Turbina Vendas , equipe do Sebrae Maranhão, comemoram sucesso do evento, que reuniu mais de 150 empresários para discutir estratégias de vendas online e e-commerce.

O Sebrae Maranhão reforça o compromisso da instituição em oferecer suporte contínuo e especializado a empreendedores locais, promovendo o fortalecimento de suas empresas e a criação de novas oportunidades de crescimento. “O Turbina Vendas é um exemplo claro do compromisso do Sebrae em oferecer capacitações práticas e de impacto direto para os empreendedores maranhenses. Sabemos que o ambiente digital é cada vez mais competitivo, e fornecer eventos como este, focados em estratégias de vendas online, é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios”, destacou Mauro Formiga, gerente da unidade São Luís do Sebrae.

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