ASN MA Atualização
Compartilhe

Seminário Inova Agro promove discussão de tendências para impulsionar o Agronegócio na Baixada e Litoral Maranhense

Evento realizado pela Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro reuniu 200 produtores de 15 cidades da região
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Com uma programação focada na discussão de alternativas para impulsionar o Agronegócio na Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses, tendo em vista a expressiva contribuição da atividade nas duas regiões, o Sebrae promoveu o 3º Seminário Inova Agro, na última quarta-feira, 15, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão, em Pinheiro/MA.
O evento trouxe importantes contribuições sobre o associativismo no encadeamento produtivo, a agroindústria da Cachaça, da farinha e de beneficiamento de pescado, tratando também da modernização de feiras e mercados, e dos benefícios do uso de tecnologias, como os tanques suspensos, que influenciam diretamente o rendimento da piscicultura nas duas regiões. O Seminário também foi um momento para discutir desafios específicos de cada segmento, buscando identificar soluções inovadoras para o aumento da produtividade, da qualidade dos produtos e da competitividade no mercado.

Evento reuniu 200 produtores de 15 cidades da região

O evento reuniu 200 produtores de 15 cidades das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, secretários municipais, Agentes de Desenvolvimento Local, prefeitos, professores, empresários e instituições financeiras parceiras do Sebrae, como o Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

“O Inova Agro é um evento estadual, onde buscamos mostrar as ações que têm sido realizadas na região, além de prospectar e atender novas demandas com capacitação para os produtores, saberes que serão aplicados nas propriedades rurais. É um trabalho que impulsiona o desenvolvimento econômico de toda a região,” explicou Rafaella Castro, gestora do Inova Agro e Agro Nordeste da Unidade do Sebrae em Pinheiro.

Sebastião Barros é produtor de mel e aproveitou o Seminário para expor seus produtos, realizando vendas e apresentando as novidades da cadeia produtiva do mel produzido na região do Alto Turi. “Aqui discutimos a viabilidade e novos caminhos para o setor rural e encontramos novas oportunidades. Saímos daqui com a visão de querer seguir adiante,” disse o empreendedor e produtor de mel.

Durante o Inova Agro, foi montado espaço para comercialização de produtos derivados do mel de abelha.

O Seminário Inova Agro

O Seminário Inova Agro é um espaço de aprendizado, troca de experiências e networking para o agronegócio maranhense. As discussões, os debates e as conexões estabelecidas durante o evento servirão como base para a implementação de novas tecnologias, práticas inovadoras e estratégias de negócios que impulsionaram o desenvolvimento do setor e a competitividade dos produtos das regiões da Baixada e Litoral no mercado estadual.

Produtores rurais recebem apoio do Sebrae, que se reflete em melhorias na gestão da propriedade.

Sinval Moreira é produtor rural e desenvolve, em sua propriedade, um projeto de Turismo de Base Rural na modalidade do Turismo de Experiência. Ele acredita que a troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de novos rumos para o Agro na região. “A partir dessa troca de experiência trazida nesse tipo de reunião, onde tem agentes como Sebrae como orientador principal, a gente ganha muito. Então sucessivos encontros desses vão criando uma cadeia de experiências o que acaba fomentando e desenvolvendo a atividade como um todo,” disse o produtor.

Incentivo ao Agro: Destaque Agronordeste

Prêmio destaque Agronordeste reconheceu instituições e produtores que contribuem para o desenvolvimento da região.

O trabalho de incentivo ao Agro vem acontecendo intensamente no Maranhão. Na Baixada e Litoral, os principais atores de desenvolvimento, bem como os produtores que se destacaram pela inovação, crescimento e produtividade receberam o reconhecimento com o prêmio Destaque AgroNordeste.

Destaque para as agroindústrias de farinha, pescado e cachaça, três pilares da economia rural do Maranhão, e na Baixada e Litoral. “Além do reconhecimento aos produtores, o Seminário foi um momento de conexão, de aproximar o produtor das ferramentas tecnológicas de mercado, para cada vez mais aprimorar a atividade rural e otimizar a comercialização, proporcionando conexão entre os produtores e também as relações de comércio para continuar desenvolvendo as duas regiões,” avaliou Nayara Moreira, gerente da Unidade de Negócio do Sebrae Pinheiro.

-

  • Agronegócio
  • Agronordeste; Setor Rural
  • Economia Produtiva
  • Empreendedorismo
  • Inova Agro
  • Sebrae