ASN MA
Compartilhe

Sebrae tem programação intensa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Além do atender empresários e potenciais empreendedores, a instituição levou diversas ações, como oficinas e apresentações de programas focados e inovações e tecnologia
Por Ernesto Batista
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae no Maranhão é uma das instituições presentes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com ações concentradas na Praça das Mercês, no Centro, o Sebrae terá um estande institucional, participação na programação oficial organizada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti).

Ao todo, o Sebrae está levando seis oficinas Canvas Projeto de Vida – Desafio Liga Jovem, apresentações dos programas Inova Amazônia e Startup Nordeste, apresentação de ações de Inovação da instituição e depoimento de empreendedores que estão no mercado digital e de inovação tecnológica com apoio do Sebrae, além de disponibilizar analistas técnicos e consultores para prestar orientação sobre Inovação e Tecnologia.

“Procuramos levar uma programação de conhecimento que introduz os estudantes no mundo empreendedorismo pela inovação e pela tecnologia. Estamos levando nossos programas nessa área, como o Startup Nordeste e Inova Amazônia, experiências com startups que estão nesses dois programas, a Oficina Canvas Projeto de Vida – Liga Jovem, e ainda temos atendimento que também pode atender empresários e potenciais empresários que buscarem atendimento no nosso estande institucional. Esperamos atender200 empreendedores nos quatro dias de evento”, comentou o gerente da Unidade de Gestão de Soluções Empresariais do Sebrae no maranhão, César Guimarães.

STARTUPS

Um dos destaques da programação do Sebrae na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são as apresentações no formato de “Pitch” dos dois projetos do Sebrae voltados para fomente e desenvolvimento de Startups: Inova Amazônia e Startup Nordeste, ambos ainda sendo desenvolvidos, atendendo mais 300 pequenos negócios que oferecem produtos e serviços estaláveis em sua fase de pré aceleração e aceleração. Ao final dessas fases, os dois projetos passarão a atender 50 startups no Maranhão.

O Inova Amazônia terá dois momentos, uma apresentação na Arena de Conhecimento, programada para acontecer nesta quarta feira (19), e outra durante o Momento Fopema, que está sendo nesta sexta-feira (21), organizado pelo Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa do Maranhão (Fopema) e terá além da apresentação do projeto, o Sebrae apresentará o caso de sucesso da startup Biocy.

O Sebrae no Maranhão ainda apresentará o Startup Nordeste, também na arena de Conhecimento, que é focado no fomento e aceleração de startups genuinamente maranhenses. “Esse programa está na fase de aceleração e ao final desse momento, 20 startups mais maduras e promissoras receberão a bolsa sócio empreendedor, paga pelo Sebrae, no valor de R$ 6.500,00 durante seis meses. O objetivo é não só prepará-las para atuar nesse mercado, mas garantir sustentabilidade para esses negócios se desenvolverem. O resultado comas empresas que irão para próxima etapa será anunciado no início de outubro”, explicou Guimarães.

LIGA JOVEM

Outras ações que o Sebrae no Maranhão desenvolverá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são as seis oficinas “Canvas Projeto de Vida – Desafio Liga Jovem”, que é focado em estudantes e é uma iniciativa para sensibilizar os participantes para o planejamento do seu projeto de vida e apresentar o Desafio Liga Jovem, uma competição entre equipes estudantis de todo o Brasil, que visa a resolução de problemas de das suas escolas e comunidades, com a aplicação de solução transformadora e utilizando algum tipo de tecnologia.

“Estamos apresentando o Desafio Liga Jovem como forma de divulgar esse=a competição. Cada oficina os estudantes vão usar o método de planejamento Canvas para construir o seu plano de vida e ao mesmo tempo incentivamos a entrar nesse desafio. Cada oficina dura cerca de uma hora e vamos oferecer em seis ocasiões, sempre pela manhã e a tarde”, explicou a coordenador de Cultura Empreendedora do Sebrae no maranhão, Hildenê Maia.

Para participar, os alunos devem formar uma equipe como dois a cinco estudantes mais um professor da escola ou um tutor responsável para acompanhar todo esse movimento. Durante o processo, as equipes terão que realizar tarefas online e presenciais.

A Competição é nacional e no final, as melhores equipes serão premiadas com uma viagem internacional. As inscrições vão até 25 de novembro e podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.institutoidf.org/desafioligajovem .

-

  • C&T
  • Canvas
  • Ciência
  • Ciência e Tecnologia
  • Desafio Liga Jovem
  • Inova Amazônia
  • Liga Jovem
  • Maranhão
  • Pitch
  • Praça das Mercês
  • São Luís
  • Satartup Nordeste
  • Sebrae
  • Sebrae no Maranhão
  • Secti
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
  • Tecnologia