Após o período de recesso de final de ano, o Sebrae volta com atendimento presencial em todo estado. Em Imperatriz, as atividades já foram retomadas com o anúncio de novidades. É que a instituição está reforçando os pontos de atendimento na região, contando com o apoio de parceiros e das Salas do Empreendedor.
A ideia, segundo a analista Aline Maracaípe, é oferecer ao empresário e, particularmente ao MEI, todo o suporte e preparação para os desafios de melhoria e dinamização de seus negócios e, ainda, para que possam dar toda atenção a cada etapa do desenvolvimento de seus empreendimentos. “Para quem está começando a empreender ou deseja abrir o próprio negócio em 2025, o Sebrae se posiciona como um parceiro estratégico, oferecendo uma gama de orientações, soluções, conhecimento e o apoio necessário para garantir que os pequenos negócios iniciem o ano de forma regular e estruturada”, explica a analista.
Empreendedores como Luciano da Rocha Oliveira, neste início do ano, já buscam o atendimento na Unidade em Imperatriz. Ele procurou orientações para formalizar o negócio, emitindo o respectivo CNPJ para iniciar uma borracharia. O empreendedor relatou ter conseguido esclarecer todas as dúvidas sobre como dar os primeiros passos no mundo dos negócios. “Foi minha primeira vez no Sebrae e fiquei muito satisfeito. Consegui as informações que precisava para abrir minha empresa e achei o atendimento excelente”, afirmou Luciano, destacando a importância de ter um apoio especializado nesse momento inicial. “Com as orientações, a gente se sente mais seguro para iniciar do jeito certo”, completou ele.
Salas Parceiro Sebrae ampliam atendimento em Imperatriz
Pessoas como Luciano, ou empreendedores que buscam tirar dúvidas sobre regularização de obrigações ou está em busca de orientação para começar ou expandir um negócio, o Sebrae de Imperatriz passa a contar com o apoio de duas Salas Parceiro Sebrae, localizadas na Unisulma e na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), reforçando a estrutura já existente na região, centralizada na Unidade de Negócios de Imperatriz (Av Bernardo Sayão, no centro da cidade) e complementada pela atuação de 10 Salas do Empreendedor ativas na região, em parceria com prefeituras.
Segundo Aline Maracaípe, analista do Sebrae em Imperatriz, essa parceria vai contribuir para ampliar o atendimento às necessidades dos empreendedores locais. “A Unidade de Atendimento de Imperatriz voltou em 2025 com novidades para os nossos clientes MEI, como a ampliação dos nossos pontos de atendimento por meio de grandes parceiros, como a ACII e a Unisulma. Continuamos com os atendimentos individuais aos empreendimentos dos setores do comércio, indústria, serviços e rural. Além disso, oferecemos programas de educação empreendedora, fomento à inovação, empreendedorismo feminino, ambientes de negócios nos municípios, turismo, artesanato e outros segmentos. Qualquer tipo de negócio ou modelo de negócio pode encontrar no Sebrae um apoio estratégico para crescer e prosperar”, destacou a analista.
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As Salas Parceiros Sebrae são espaços que aproximam os serviços do Sebrae da comunidade empreendedora, oferecendo suporte fundamental aos pequenos empresários, incluindo
atendimento ao cliente, cursos, consultorias, e acesso ao portfólio completo de soluções do Sebrae.
Apoio para regularização
Neste período do ano, os Microempreendedores Individuais (MEIs) enfrentam compromissos importantes, como a apresentação da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Além disso, as recentes correções no salário-mínimo, que passou para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro, impactaram diretamente os MEIs, refletindo no valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).
O aumento de 7,5% no salário-mínimo resultou em um reajuste no valor das contribuições mensais dos MEIs. Antes fixado em R$ 66,60, o pagamento mensal agora varia entre R$ 75,90 e R$ 81,90, dependendo da atividade exercida. E, para os MEIs caminhoneiros o recolhimento mensal vai variar entre R$ 182,16 e R$ 188,16, de acordo com a atividade e o tipo de transporte realizado.
Esse valor é calculado com base em 5% do salário-mínimo para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), somado a R$ 1 para atividades sujeitas ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e R$ 5 para atividades sujeitas ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Os MEIs precisam ficar atentos para dois prazos essenciais, segundo orienta Aline Maracaípe. Primeiro, para o pagamento do DAS-MEI, que vence todo dia 20 de cada mês. O documento pode ser emitido no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI, com opções de pagamento por boleto, PIX ou débito automático. E a segunda obrigação é a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), que deve ser entregue até 31 de maio de 2025. O preenchimento é obrigatório, mesmo para quem não teve faturamento no período, e o atraso pode gerar multas e exclusões do sistema.
Já os empreendedores que desejam aderir ao Simples Nacional ou retornar ao regime após exclusão têm até o dia 31 de janeiro para regularizar suas dívidas com a Receita Federal e solicitar a inclusão no sistema.
SERVIÇO
Para qualquer dúvidas sobre obrigações fiscais ou outras orientações, o empreendedor pode se direcionar para os locais de atendimento:
Sede Sebrae Imperatriz
Endereço: Avenida Bernardo Sayão, 996, Nova Imperatriz
Unisulma
Endereço: Rua São Pedro, nº 11, Jardim Cristo Rei
Associação Comercial Industrial de Imperatriz
Endereço: Rua Urbano Santos, nº 419, Centro.
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