Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Gerente da ASCOM Sebrae-MA, João Torres, destaca momento de reconhecimento a empreendedoras e ao talento dos profissionais de imprensa do Maranhão
ASN MA Atualização
Compartilhe
ASN MA Atualização
Compartilhe

Em noite de celebração, o Sebrae reúne empreendedores e convidados para anúncio dos vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – PSJ e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O evento acontece nesta sexta-feira, 20 de setembro, a partir de 19h, no Espaço Zeca Belo, complexo Multicenter Negócios e Eventos.

A noite marca também um tributo à trajetória do Sebrae no Maranhão, com o lançamento da publicação histórica “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”. A publicação foi idealizada pelo então presidente do Conselho Deliberativo Raimundo Coelho, como marco dos 50 anos do Sebrae, comemorados em 2022 e será entregue oficialmente pelo presidente Celso Gonçalo na ocasião. A publicação traz uma cronologia das várias etapas da trajetória, revelando importantes contribuições do Sebrae para fortalecer os pequenos negócios e a economia do Maranhão ao longo desses anos.

Dirigentes do Sebrae homenageiam, em 2023, veículos de imprensa parceiros do empreendedor maranhense. (Acervo Sebrae-MA)

Prêmio de Jornalismo

Em uma edição histórica, com o maior número de trabalhos inscritos nas onze edições da premiação, o prêmio gera expectativa para os inscritos. O Maranhão saltou de 34 concorrentes em 2023 para 116 inscritos em 2024.

O PSJ é um reconhecimento aos profissionais de imprensa por suas contribuições para fortalecer o empreendedorismo em todo o Maranhão. Serão premiados trabalhos nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto, sendo três (1º, 2º e 3º lugar) por categoria. Este ano, a novidade é a categoria de Jornalismo Universitário, criada para fomentar a produção de estudantes de Jornalismo, além de reconhecer e incentivar novos talentos.

Nesta edição, no Maranhão, o Prêmio contou com trabalhos finalistas oriundos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias, Imperatriz, Barreirinhas, Bacabal, Pedreiras, Chapadinha, de Matinha e Carolina. Os vencedores da etapa estadual se classificam para a fase regional, que vai definir os concorrentes da premiação nacional.

Durante a cerimônia, o Sebrae presta uma homenagem especial a 34 veículos que veicularam as matérias finalistas do prêmio. Também serão reconhecidos os especialistas membros da comissão julgadora local.

Gerente da ASCOM Sebrae/MA, João Torres, entrega premiação a jornalista no 1º PSJ, que celebrou o talento de quem ajuda a contar as boas histórias de maranhenses empreendedores. (Acervo Sebrae-MA)

“Ao reforçar a contribuição dos pequenos negócios em todo o País, o Prêmio Sebrae de Jornalismo revela histórias inspiradoras de empreendedores que fazem a diferença, gerando impactos positivos e transformadores de muitas realidades de vidas. O Sebrae Maranhão sente-se feliz em prestar esse reconhecimento aos profissionais e veículos que nos ajudam a disseminar o empreendedorismo, contando e registrando histórias de gente que empreende e busca, através de seus sonhos, melhorias de vida para suas famílias e comunidades e contribuem para um Maranhão mais forte economicamente e mais empreendedor. Trata-se de uma contribuição significativa para o nosso estado”, frisa o gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos do Sebrae no Maranhão, João Torres.

Prêmio Mulher de Negócios

Serão também premiadas na noite festiva, mulheres empreendedoras com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. A iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino. A premiação acontece desde 2004, evidenciando histórias de sucesso inspiradoras para a sociedade e outras mulheres.

Este ano, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região de origem. A premiação também reforça a diversidade e inclusão. No Maranhão, entre as 179 inscritas, 162 se reconhecem como Mulheres Cis, uma delas, como Mulher Trans, 15 outras se autodescrevem como pertencentes a outros gêneros e uma das inscritas preferiu não oferecer essa informação.

Serão premiadas mulheres ou grupos de empreendedoras nas categorias de “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”, além das de “Ciência e Tecnologia” e “Negócios Internacionais, com troféus Ouro, Prata e Bronze.

Diretores Edila Neves e Mauro Borralho destacam o reconhecimento às empreendedoras que fazem a diferença no mercado. (Acervo Sebrae-MA)

As vencedoras da etapa local passam para a fase regional, classificatória para a grande final nacional, que acontece em novembro, em Florianópolis-SC. Nesta edição de 2024, foram 179 inscrições, 38 a mais do que o ano passado.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, celebra o momento destas premiações como um dos mais importantes do ano no calendário do Sebrae Maranhão. “Ficamos muito felizes de receber e celebrar o talento de tantas maranhenses empreendedoras, que comandam iniciativas empreendedoras com muito talento e determinação, mulheres que fazem a diferença na sociedade e acreditam na força do empreendedorismo. Para o Sebrae, será sempre uma honra estar ao lado dos empreendedores em cada passo e nos momentos de celebração às suas conquistas”, pontuou a diretora.

 Premiações reforçam empreendedorismo
 Foto1_Premiação Jornalismo
 Diretores Edila Neves e Mauro Borralho destacam o reconhecimento às empreendedoras que fazem a diferença no mercado
 Gerente da ASCOM Sebrae/MA, João Torres, entrega premiação a jornalista no 1º PSJ, que celebrou o talento de quem ajuda a contar as boas histórias de maranhenses empreendedores.
 Dirigentes do Sebrae homenageiam, em 2023, veículos de imprensa parceiros do empreendedor maranhense
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas