Nesta quarta-feira (28), dirigentes do Sebrae Maranhão estiveram reunidos com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, para apresentar um balanço das ações realizadas em 2023 por meio do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae e o Município que está contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico por meio de ações estratégicas para a melhoria do ambiente de negócios local. A ocasião também oportunizou estreitar relações entre ambas as instituições e discutir projetos futuros dentro e fora do programa.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de São Luís no Cidade Empreendedora tem sido um sucesso e é exemplo para o país. “Estamos muito felizes nesse trabalho que, cada vez mais, está dando resultados positivos para a população de São Luís e do Maranhão”, avalia o executivo.
Algumas das principais ações realizadas no ano passado foram a oferta de consultorias sobre desburocratização para a equipe da Prefeitura — que resultou na diminuição no tempo de abertura das empresas —, articulação da participação no evento Smart City, em Curitiba, inauguração da 4ª Sala do Empreendedor de São Luís, parceria nas ações de implantação do Destino Turístico Inteligente (DTI) e ainda a participação na edição nacional do Transformar Juntos, em Brasília.
Transformar Juntos — Na reunião com o prefeito, que estava acompanhado do presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), Felipe Mussalém, o diretor Albertino Leal, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, e o gestor estadual do programa Cidade Empreendedora, Fernando Reis, convidaram para participar da edição do Transformar Juntos, que este ano vai acontecer em São Luís, nos dias 9 e 10 de abril.
O evento, com previsão de público de 2 mil pessoas, está gerando uma grande expectativa e reunirá diferentes atores-chave na transformação social e econômica local, incluindo autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças locais, além, é claro, do Sebrae.
Para o presidente da AMDES, Felipe Mussalém, que coordena a execução do Cidade Empreendedora no âmbito da Prefeitura de São Luís, o Sebrae é o principal parceiro estratégico da Agência. “Ao longo desses últimos três anos, avançamos muito no quesito desburocratização e incentivo aos negócios com parceria do Sebrae através do programa”.