ASN MA
Compartilhe

Sebrae fortalece pequenos negócios rurais com programação e resultados no Hub do Campo durante a 65ª Expoema

Hub do Campo da Expoema 2025 reuniu capacitação, networking e oportunidades de negócios para fortalecer pequenos produtores rurais do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae marcou presença na 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), realizada de 31 de agosto a 7 de setembro em São Luís, com uma ampla programação no Hub do Campo: Inovação, Negócio e Sustentabilidade Rural, espaço que reuniu conhecimento, capacitação, networking e oportunidades para pequenos produtores rurais do estado.

Durante toda a feira, empreendedores apoiados pelo Sebrae participaram da programação, expuseram e comercializaram seus produtos no estande, gerando conexões e negócios. O espaço se consolidou como uma vitrine para a agricultura familiar e para iniciativas inovadoras no campo, valorizando desde a piscicultura e apicultura até a hortifruticultura, bovinocultura e ovinocaprinocultura.

Além da comercialização direta, o Hub ofereceu rodas de conversa, oficinas, consultorias especializadas e encontros de negócios, consolidando-se como centro de aprendizado e articulação entre produtores, técnicos, instituições e o público visitante.

Produtores rurais tiveram a chance de expor e comercializar seus produtos, gerando conexões e ampliando seus negócios. (Sebrae/Divulgação).

Arthur Rodrigues, representante da Farofa Ferreira, avaliou de forma positiva a participação na Expoema 2025. Para ele, o evento foi uma grande vitrine de oportunidades, reunindo clientes antigos e novos interessados nos produtos da marca, como as novidades em molhos de pimenta. “Toda vez que participamos de eventos do Sebrae, percebemos a diferença: o público chega interessado em conhecer, provar e ouvir a nossa história. Foi uma experiência muito gratificante e que fortalece o nosso trabalho como microempreendedores”, destacou.

Encontro de Produtores Rurais – Um dos destaques da agenda foi o Encontro de Produtores Rurais, uma parceria entre Faema/Senar, Associação de Criadores do Estado do Maranhão e Sebre que contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, além de produtores e representantes do setor agropecuário. No encontro, foram apresentados diagnósticos, oportunidades de mercado e soluções inovadoras, além de iniciativas conduzidas pela equipe técnica do Sebrae para fortalecer cada cadeia produtiva.

Newman Costa, coordenadora de Biomas Competitivos do Sebrae Nacional, durante a palestra “Empreendedorismo no Agro”, inspirando produtoras rurais a expandirem seus negócios

Fernanda Moura, produtora rural e apicultora de Santa Rita, destacou a relevância do Encontro de Produtores realizado durante a Expoema. “Eventos como esse são fundamentais porque trazem conhecimento, e conhecimento nunca é demais: estamos sempre precisando de mais capacitação e acompanhamento de perto. Essa parceria entre Sebrae, Senar e as instituições ligadas ao setor é de suma importância para o nosso município e para o Maranhão, pois nos ajuda a produzir cada vez mais, de forma organizada e com mais qualidade”, ressaltou.

Roda de conversa e palestras inspiradoras marcaram o 5º Encontro Regional de Mulheres do Agro, destacando a força das empreendedoras rurais. (Sebrae/Divulgação).

Outro destaque da programação foi a participação do Sebrae no Encontro da Mulher Rural, um espaço dedicado à valorização e ao fortalecimento do protagonismo feminino no campo, reafirmando o compromisso da instituição com o empreendedorismo das mulheres. Na ocasião, a gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Maranhão, Renata Costa, conduziu a roda de conversa “Mulheres que Inspiram”, onde produtoras rurais compartilharam suas trajetórias e conquistas no agro. O evento também contou com a palestra da conselheira do Sebrae, Newman Costa, coordenadora de Biomas Competitivos do Sebrae Nacional, que abordou o tema “Empreendedorismo no Agro – Despertar para as diversas oportunidades de empreender dentro e fora da porteira”, trazendo uma visão inspiradora e prática sobre os caminhos para ampliar a participação feminina no setor.

Presenças institucionais – A programação também foi marcada por presenças de destaque, como a visita da Ministra da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que conheceu de perto as ações desenvolvidas pelo Sebrae no apoio à piscicultura maranhense e o potencial do setor para geração de renda e alimento.

O Ministro destacou a alegria de visitar o Maranhão, estado que, segundo ele, possui uma vocação natural para a pesca e aquicultura. “É aqui que está o maior número de pescadores artesanais do país e o maior volume de pescado artesanal, o que demonstra claramente essa vocação. Estar na Expoema, um dos maiores eventos agropecuários do Maranhão, é constatar de perto a força e a pujança do agro no estado, incluindo a importante participação da pesca nesse contexto”, afirmou.

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, visita o estande do Sebrae e conhece as ações de apoio à piscicultura maranhense. (Sebrae/Divulgação).

O ministro também ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura. “Visitar o estande do Sebrae é reconhecer a importância dessa instituição, que tem sido um grande parceiro em todo o Brasil. Graças à sua expertise e à excelência da sua equipe, conseguimos desenvolver programas que realmente fazem a diferença na vida de pescadores e aquicultores, trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para milhares de famílias”, destacou.

Parcerias estratégicas – A Expoema também foi palco para fortalecer alianças institucionais. Em parceria com o Banco do Nordeste, foi realizado o Dia de Ação de Crédito, na carreta BNB, onde produtores tiveram acesso a informações sobre linhas de financiamento e assinaram contratos do FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas). A iniciativa reforça a importância do crédito orientado e acessível para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios rurais.

Keila Ribeiro Souza, empreendedora da Mega Bloco Comércio e Serviço, que atua em São Luís desde 2016 no segmento de artefatos de concreto e cimento, celebrou a conquista do crédito viabilizado pelo Banco do Nordeste com o aval do Sebrae por meio do FAMPE. “Esse recurso chega em um momento muito importante, pois vai nos permitir dar o upgrade que estávamos esperando para o nosso negócio. Com ele, poderemos investir em matéria-prima, ampliar a produção e impulsionar o crescimento e desenvolvimento da empresa”, destacou.

Sebrae e Banco do Nordeste realizaram Ação de Crédito, oferecendo orientação e acesso a financiamento para pequenos empreendedores. (Sebrae/Divulgação).

Suelen Linhares, gerente de negócios da Superintendência do Banco do Nordeste no Maranhão, destacou a relevância da parceria com o Sebrae na concessão de crédito. “Essa parceria tem sido muito importante, pois garante segurança para o banco e facilita o acesso ao crédito para os clientes, já que elimina a necessidade de garantias que antes dificultavam o processo. O resultado tem sido um alto nível de satisfação dos empreendedores. Criamos esse evento justamente para divulgar o FAMPE e também a consultoria oferecida pelo Sebrae, que acompanha os clientes em toda a jornada do crédito, desde a preparação para a contratação até o acompanhamento após a liberação dos recursos, garantindo que esse apoio se transforme em crescimento real para os negócios”, afirmou.

Compromisso com o agro maranhense – Encerrando a participação do Sebrae na 65ª Expoema, o presidente do Conselho Deliberativo da instituição no Maranhão, Celso Gonçalo, reforçou a importância do agronegócio para o estado e destacou o papel estratégico do Sebrae em apoiar os pequenos produtores rurais e empreendedores do campo.

Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento do agro e dos pequenos produtores rurais. (Sebrae/Divulgação).

“O agronegócio é um dos grandes motores da nossa economia e tem um papel decisivo no desenvolvimento do Maranhão. A Expoema é um espaço estratégico para valorizar essa vocação, aproximar produtores, gerar conhecimento e abrir oportunidades de negócios. Para o Sebrae, estar presente com o Hub do Campo é reafirmar nosso compromisso com o pequeno produtor rural e com os empreendedores do agro. Nosso papel é justamente apoiar, orientar e conectar quem produz, garantindo mais competitividade e sustentabilidade para o setor”, concluiu Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

-

  • Agro
  • Agronegócio
  • Banco do Nordeste
  • Cadeias Produtivas
  • Competitividade
  • Conhecimento
  • Empreendedorismo
  • Expoema
  • Hub do Campo
  • Negócios do Campo
  • parcerias
  • Sebrae