O mundo do empreendedorismo é frequentemente retratado como um caminho glamuroso e repleto de recompensas. Mas, a realidade da jornada empreendedora é bem mais complexa e exige muito mais do que apenas uma boa ideia. Com o olhar voltado para esse desafio e buscando alternativas de apoio aos empresários, contribuindo com o desenvolvimento e a sobrevivência dos negócios, o Sebrae, em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiro (CDL), promoveu pela primeira vez em Pinheiro, o Café Empresarial, que aconteceu na última quinta-feira, na Unidade do Sebrae de Pinheiro, reunindo empreendedores da região dos segmentos de saúde e bem-estar.
Ana Beatriz Brito Pereira foi uma que marcou presença. Ela tem uma clínica estética e aprovou a oportunidade de fazer conexões com outros empresários. “Um evento como esse traz o network, nos permite encontrar outros empresários para trocar ideias, observar e aprender com a experiência do outro. Isso nos desperta para coisas que às vezes a gente não observa no cotidiano. Com a oportunidade de conversar com outras pessoas, podemos entender como resolver problemas semelhantes em nossas empresas, compartilhando soluções que ajudam a melhorar o ambiente da nossa empresa,” relatou Beatriz.
O evento contou com a participação de 30 empresários e do Sicoob como instituição financeira. Estiveram presentes clínicas médicas, odontológicas, clínicas de estética, academias e ainda algumas empresas do setor alimentício e de varejo. Durante o encontro, foi desenvolvida uma oficina, que trabalhou temas importantes para a saúde de toda empresa: processos, pessoas, finanças, marketing, planejamento e comercial. Cada empresário optou por discutir sobre o tema de seu interesse e a partir daí compartilhar com o grupo ideias e soluções para os problemas relacionados ao tema.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), parceira do Sebrae nessa ação, uniu-se à ação com o objetivo comum de promover o desenvolvimento econômico da região, fortalecendo e levando conhecimento para o empresariado local. O presidente da CDL, Wanderlei Pinheiro, participou do evento e gostou da atividade proposta para despertar os participantes para questões importantes sobre seus negócios.
“Este encontro é muito importante, por agregar diversos empresários com diversas atividades, em busca de preparação para atuarem em um mercado tão competitivo como é hoje. Quando você vem para um encontro como esse, você troca experiências e é estimulado a refletir sobre sua própria empresa. Às vezes você está com os olhos fechados, não olhando para dentro da empresa e, por isso, um momento como esse é um algo ímpar, que nos ajuda a melhorar de forma contínua e permanente,” disse o presidente.
Foi um momento de conexões, troca de ideias e de experiências, network e de busca de novos caminhos e oportunidades de fortalecer os negócios. Um momento de muito aprendizado, segundo Miguel Gomes, empresário de Pinheiro.
“Muito bom e maravilhoso. Deveríamos ter mais eventos como esse, porque nos ajuda essa interatividade. Para quem está começando ou em qualquer fase do negócio é um prato cheio, algo único, que temos que aproveitar! As pessoas precisam ter esse hábito de participar de momentos como esse, de buscarem obter conhecimento, pois é sempre bom estar se reciclando”, argumentou Miguel.
Encontro Pioneiro – Esse foi o primeiro encontro de uma série que acontecerão ao longo dos próximos meses, reunindo empresários de todos os segmentos do mercado. A ideia é levar capacitação, fomentar discussões sobre tendências e sobre a gestão empresarial, estimular novas parcerias e a criação de redes de contato, além de apresentar as soluções que o Sebrae tem para esses segmentos.
“O Café Empresarial é uma estratégia do Sebrae para estabelecer e fortalecer alianças com as instituições empresariais como a CDL, a Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (Acip) e gerar conexões com empresários locais e, mostrando as soluções Sebrae que são importantes ferramentas para aprimorar a qualificação de pessoas, como também despertar uma cultura de prioridade para a inovação nos pequenos negócios. Com esses objetivos, trabalhamos visando a transformação do ambiente dos negócios para quem empreende, dando suporte ao empresário para que possa crescer e se desenvolver”, frisou Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócio do Sebrae de Pinheiro.