Realizado nesta quinta-feira (26), em Alcântara, o Encontro Empresarial, que reuniu lideranças empresariais e políticas para apresentação e discussão de ações e parcerias em prol do desenvolvimento de uma ampla região no estado do Maranhão, que deve receber investimentos em infraestrutura, logística, ações socioambientais, entre outras que integram o Plano de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara. Na ocasião, apresentaram suas ações e propostas para a região representantes da FIEMA (SESI e SENAI), Fecomércio (SESC e SENAC), FAEMA, ACM e Sebrae, além da Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e das Prefeituras de Alcântara, Pinheiro e Cedral.

Durante o Encontro Empresarial, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, e o diretor superintendente, Albertino Leal, apresentaram ações em desenvolvimento para os mais de 500 pequenos negócios atuantes no município de Alcântara, e anteciparam ações que visam, entre outros objetivos, a melhoria do ambiente legal, aumento do volume de compras públicas no território e da formalização de empresas, além de capacitações empresariais.

“Aqui formalizamos também a adesão da Prefeitura de Alcântara ao terceiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora para 2023 e 2024, o que certamente vai potencializar as oportunidades na região “, acredita o superintendente, Albertino Leal. A adesão ao programa foi assinada pelo prefeito do município, Nivaldo Araújo.

Na oportunidade, o presidente do Conselho, Celso Gonçalo assinou também, junto com o Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, a ordem de serviço que autoriza o início da construção da nova sede do Sebrae em Pinheiro.
“Demos o pontapé inicial para construção da nova sede no território, que vai ampliar e melhorar nosso atendimento em toda a região da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense”, completou o presidente do Conselho, Celso Gonçalo. Além deles, estiveram presentes o diretor técnico da empresa, Mauro Borralho, a diretora de administração e finanças, Edila Neves, a gerente da Unidade Regional de Pinheiro Graça Fernandes e técnicos da instituição.

PDI-CEA – O PDI-CEA apresentado pelo engenheiro Cristiano Augusto, da Diretoria de Governança do Setor Espacial – DGSE do Centro Espacial de Alcântara, foi elaborado com contribuições dos empresários, governo estadual e academia. O documento contou com colaboração também do Grupo de Trabalho “Pensar Maranhão” e foi entregue em dezembro do ano passado pelo então ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Alvim, ao presidente da FIEMA, Edilson Baldez.

