ASN MA Atualização
Compartilhe

São Luís lança Guia MICE com foco na estrutura para eventos e fortalecimento do turismo de negócios

Publicação reúne dados sobre espaços, serviços e logística, contribuindo para a captação de eventos e projeção da capital no cenário nacional e internacional
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA Atualização
Compartilhe

Empresas, organizadores de eventos e profissionais do turismo corporativo têm agora à disposição uma ferramenta estratégica para planejar ações em São Luís. A primeira edição do Guia MICE reúne dados sobre a infraestrutura da capital maranhense para eventos de diferentes portes, incluindo espaços físicos, prestadores de serviços especializados, logística de acesso e calendário cultural, contribuindo para a captação de encontros nacionais e internacionais e o fortalecimento do turismo de negócios na cidade.

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, em cerimônia que reuniu representantes do setor público e privado. Estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o Diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho a vice-prefeita Esmênia Miranda, o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), Felipe Mussalém, além de integrantes do Trade turístico local e representantes de entidades empresariais.

Lançamento do Guia MICE reúne autoridades públicas e representantes do setor turístico no Palácio de La Ravardière (Divulgação/Sebrae)

A publicação é fruto de uma parceria entre o Sebrae Maranhão, a Secretaria Municipal de Turismo e a Prefeitura de São Luís, por meio do programa Cidade Empreendedora, com apoio da Fecomércio-MA e consultoria técnica da Ressoar Consultoria. O documento organiza informações voltadas ao segmento MICE — sigla em inglês para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions — e tem como foco estruturar São Luís como destino competitivo para o mercado de eventos.

“Trata-se de um material técnico que valoriza os atrativos locais e organiza a cidade para o mercado de turismo de negócios. Com essa ferramenta, apoiamos a captação de eventos e movimentamos a cadeia produtiva que envolve pequenos negócios, serviços e o setor de turismo”, afirmou Celso Gonçalo, presidente do Sebrae Maranhão.

Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, destaca a importância do Guia MICE para o turismo de negócios (Divulgação/Sebrae)

A vice-prefeita Esmênia Miranda destacou que o guia contribui para enfrentar desafios práticos na organização de eventos, como a definição de locais para hospedagem, alimentação e logística. Segundo ela, a publicação fortalece toda a rede envolvida na cadeia de eventos e evidencia o quanto as parcerias entre poder público e iniciativa privada — como Sebrae, Fecomércio e Fiema — têm gerado resultados concretos para o turismo. “Com o guia, elevamos o patamar de responsabilidade e passamos a contar com uma estrutura mais qualificada para atender os públicos que escolhem São Luís como destino para seus eventos”, afirmou.

O Guia MICE de São Luís reúne uma base de informações estratégicas que inclui a caracterização e o histórico da cidade, o patrimônio cultural e o calendário de festas populares, além de dados sobre acesso, logística, turismo urbano, rede de apoio e a classificação dos espaços conforme a capacidade de público, com base na norma ABNT NBR 16004/2016. A publicação também apresenta uma relação atualizada de prestadores de serviços especializados no setor de eventos.

Mauro Formiga, gerente da UN do Sebrae São Luís, representando a equipe Sebrae, faz a entrega oficial do Guia MICE, à vice-prefeita, Esmênia Miranda (Divulgação/Sebrae)

Ao todo, o levantamento identificou 141 empreendimentos na capital, entre eles 32 espaços de pequeno porte (com capacidade para até 200 pessoas), 19 de médio porte (201 a 500 pessoas), 23 de grande porte (501 a 5.000 pessoas) e 7 locais preparados para receber megaeventos, com público acima de 5.000 pessoas. Além disso, foram mapeados 60 prestadores de serviços voltados à realização de eventos.

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, participa da solenidade ao lado de representantes do Trade turístico (Divulgação/Sebrae)

Entre os impactos esperados com a publicação do guia, estão a organização e difusão de informações qualificadas sobre o segmento MICE de São Luís, o apoio à captação de eventos corporativos, acadêmicos, culturais e esportivos, a ampliação da inserção da cidade em novos mercados e a conexão com as ações de transformação de São Luís Destino Turístico Inteligente (DTI).

Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, durante o lançamento do Guia MICE em São Luís (Divulgação/Sebrae)

“O guia chega como uma ferramenta prática para enfrentar os desafios da organização de eventos, que vão desde a hospedagem e alimentação até a logística. Ele fortalece a rede envolvida no segmento MICE e mostra como as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, como as que temos com a Fecomércio e a Fiema, têm trazido resultados concretos. Com esse material, São Luís se posiciona melhor no mercado e eleva o padrão de estrutura e atendimento para quem escolhe a cidade como destino de eventos”, finalizou Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão.

  • Cultura
  • Empreendedorismo
  • Eventos
  • Guia MICE
  • Prefeitura de São Luís
  • Sebrae
  • Segmento MICE
  • Trade
  • Turismo