Empreendedores da cidade de Senador La Rocque, localizada a aproximadamente 56 km de Imperatriz, agora contam com um valioso recurso para orientação e suporte a seus empreendimentos. A Sala do Empreendedor, inaugurada recentemente na cidade, tem como objetivo principal oferecer assistência a microempreendedores, empresários e aqueles que desejam iniciar um negócio próprio, assegurando a esse público orientações que vão desde os passos para a formalização de empresas, passando pela capacitação e preparo para uma gestão empreendedora e eficiente.
Cidade Empreendedora – Esta iniciativa resulta de parceria entre o Sebrae, o governo do Estado e a prefeitura municipal de Senador La Rocque, por meio do Programa Cidade Empreendedora. O programa, que está em vigor no Maranhão desde 2020, viabiliza aos municípios uma série de soluções focadas em cinco eixos prioritários: Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro.
Neste terceiro ciclo do programa, a parceria com o executivo estadual já beneficia mais de 70 municípios, e Senador La Rocque é uma dessas localidades. Bartolomeu Gomes Alves, prefeito da cidade, vê com otimismo essa parceria, afirmando que será um catalisador para o crescimento dos pequenos negócios do município.
“A Sala do Empreendedor é um espaço onde nossos empreendedores podem obter informações valiosas sobre negócios, entender as obrigações legais e administrativas e receber orientações práticas para o sucesso de suas empresas. O Cidade Empreendedora é uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento econômico da nossa cidade e apoiar aqueles que estão dispostos a investir em Senador La Rocque”, comentou o prefeito.
Os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor incluem capacitações, palestras, oficinas, formalização de MEI’s, alteração de dados cadastrais, emissões de declarações de faturamento do MEI, dentre outros. Desta forma, “buscando simplificar e agilizar processos burocráticos, tornando mais fácil para os empreendedores locais que desejam iniciar ou expandir seus negócios”, frisa a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.
Cidade Empreendedora
Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas no estado, impulsionando a economia maranhense. No ciclo 2021/2022, foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque conquistado a partir do Programa, foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, hoje em torno de 8 horas em algumas localidades do Maranhão, facilitando o empreendedorismo e novos empreendimentos.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância do programa para os 71 municípios do III Ciclo do Cidade Empreendedora. “Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.
Já o secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.