A produtora Rosario Del Pilar Grobner, a “Peruana”, foi uma das premiadas no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Proprietária da “Horta da Peruana”, localizada no Povoado Água Rica, município de Anapurus, a produtora conquistou o terceiro lugar na premiação na categoria “Produtor Rural”. O reconhecimento deve-se ao sucesso do negócio idealizado por ela, que existe desde 2012, voltado para o cultivo e comercialização de couve, alface, cheiro verde, pimenta, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, banana, feijão verde e outras variedades.
A horta, que ocupa um espaço de 30 hectares, abriu os caminhos para essa importante conquista. “Cheguei no Maranhão em 2005 e, alguns anos depois, após ver a necessidade da região, resolvi iniciar o projeto da horta. Começamos pequeno, mas depois de 12 anos já crescemos muito e hoje cultivamos uma grande variedade de frutas, verduras e hortaliças. Comercializamos aqui mesmo na frente da propriedade e também fornecemos para muitos empreendimentos da região, inclusive para grandes mercados. Tudo isso é fruto de muito trabalho”, explicou Peruana.
Visitas técnicas – Peruana também recebe frequentemente visitas técnicas de estudantes e professores em sua propriedade, para compartilhar seus conhecimentos sobre agricultura familiar. Ela investiu também em práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer ainda mais, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (20), em São Luís, onde o Sebrae reuniu empreendedores, jornalistas e convidados para celebrar as histórias que fazem o Maranhão se destacar no cenário do empreendedorismo. O evento, além do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, foi marcado também pela entrega do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), além do lançamento do livro “50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios se consolida como um tributo às histórias de mulheres empreendedoras. Este ano, a jornada de 179 delas esteve em evidência, ao destacar o alcance de bons resultados decorrentes da inovação, mas também frutos da força de suas iniciativas.
As vencedoras, divididas nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural, Microempreendedora Individual (MEI), Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais, “mostraram que o empreendedorismo feminino segue firme, impactando positivamente o desenvolvimento social e econômico do Maranhão”, conforme observou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves.
Acompanhamento do Sebrae – A produtora ressalta que o apoio e acompanhamento do Sebrae durante sua trajetória foram essenciais para o crescimento do negócio e ressalta a felicidade em receber o reconhecimento por seu trabalho. “O Sebrae sempre esteve presente no meu negócio, me orientando e incentivando a participar de ações de empreendedorismo. É um prazer enorme receber esse reconhecimento do Sebrae, porque é uma instituição muito importante para o empreendedor, que faz parte da minha história”, complementou a produtora.
Em 2012, ela procurou o Sebrae e começou a ser atendida pela Instituição, por meio da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha. Peruana já participou de capacitações, palestras, consultorias, workshop, caravanas, feiras, encontros empresariais e cursos, como o Empretec, Negócio Certo Rural – NCR, Oficinas da Metodologia no Campo, Feira do Empreendedor, caravanas, entre outras. A história de sucesso da produtora já foi compartilhada em eventos em outros municípios, a exemplo do Seminário de Negócios Rurais do Sebrae, em Paulino Neves-MA. Em 2018, a empreendedora já havia sido homenageada pela UN Chapadinha, com o prêmio Destaque Empresarial, na categoria “Empreendedor Rural”.
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Menezes, ressalta que o reconhecimento é fruto do esforço incansável e espírito empreendedor de Peruana. “Como produtora e empresária rural, ela tem se dedicado intensamente a aprimorar seus conhecimentos, colhendo agora os frutos desse investimento. Sua visão e espírito empreendedor são notáveis. Ela não pensa apenas em si mesma, mas está sempre disposta a compartilhar as experiências adquiridas e ajudar outras pessoas a melhorarem suas vidas. Nós, do Sebrae, estamos felizes com a premiação e nos sentimos honrados em fazer parte dessa linda história e em continuar apoiando Dona Rosário em sua jornada de conhecimento e crescimento”, declarou o gerente.