A educação empreendedora com foco em políticas de igualdade racial será tema central das discussões do encontro internacional que vai reunir intercambistas do Programa Caminhos Amefricanos – Edição Peru, Angola e República Dominicana. A programação acontece nos dias 24 e 25 de novembro, com atividades na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís (MA), tendo o Sebrae Maranhão como anfitrião.
O Programa Caminhos Amefricanos integra a agenda do Sebrae Nacional voltada à valorização da diversidade, da inovação e do protagonismo jovem. A iniciativa é uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre empreendedorismo, cultura e identidade, além de reforçar o compromisso institucional com o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Ao reunir estudantes estrangeiros e brasileiros, gestores públicos, educadores e empreendedores, o evento cria um espaço de aprendizado mútuo e reconhecimento das raízes afro-latino-americanas, destacando como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de interconexão e transformação social e de combate ao racismo por meio da educação e da cooperação entre nações.
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Sebrae Nacional, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), Universidade Agostinho Neto (Angola) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO (República Dominicana).
O objetivo do projeto é fortalecer o combate ao racismo e a promover a igualdade racial por meio de intercâmbios internacionais de curta duração, que promovem a troca de saberes entre países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Programação
A abertura oficial acontece no dia 24, na Universidade Federal do Maranhão. A partir das 16h, os participantes serão recebidos com uma roda de conversa e apresentação cultural das Caixeiras do Divino, reforçando a simbologia da tradição popular e a conexão do evento com a identidade maranhense.
Às 19h, será realizado o ato solene de recepção dos intercambistas, com falas de representantes da UFMA, do Ministério da Igualdade Racial e do Sebrae, marcando o início da vivência internacional no estado.
No dia 25, a programação segue no Multicenter Negócios e Eventos, no Espaço Zeca Belo, onde os participantes serão recebidos com um café da manhã típico, ao som de apresentações inspiradas em manifestações culturais locais. A abertura institucional começa às 8h30, com representantes do Ministério da Igualdade Racial, Sebrae Nacional e Sebrae Maranhão, trazendo reflexões sobre o papel da educação empreendedora e o impacto do intercâmbio na formação de jovens brasileiros.
Às 9h, acontece o primeiro painel: “Empreender para Transformar”, com estudantes e professores envolvidos no Desafio Liga Jovem, compartilhando iniciativas de inovação nas escolas e projetos com impacto social, ambiental e educacional. A mediação será de Mayna Braga, coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão.
Em seguida, às 9h30, tem início o painel “Experiências Quilombolas – Empreendedorismo e Identidade”, com a participação de lideranças e gestoras do Sebrae Maranhão que atuam em comunidades tradicionais, como Nadir Olga Cruz, Roseane Maia e Rosa Amélia. A mesa contará com relatos sobre inclusão produtiva, cultura, turismo comunitário e desenvolvimento sustentável em territórios quilombolas, com mediação de Flávia Nadler, gestora estadual de turismo do Sebrae Maranhão.

A partir das 10h, os participantes seguem para uma vivência imersiva em comunidades quilombolas. As atividades serão divididas entre o Quilombo Fé em Deus (Santa Rita), que oferecerá rodas de capoeira, toque de instrumentos e relatos sobre a história local, e o Quilombo Outeiro (Itapecuru Mirim), onde os visitantes serão recebidos com tambor de crioula, vivências terapêuticas e exposição de artesanato.
“Para nós é importante receber pessoas da mesma cor de pele, com uma história muito parecida com a nossa ancestralidade. Estamos ansiosos para compartilhar nossa cultura e também aprender com eles, fortalecendo a rica cultura africana e latino americana”, afirmou Raimunda Julieta Muniz, presidente da Associação Comunitária Remanescente de Quilombos da Vila Fé em Deus.
A Rota dos Quilombos é o primeiro roteiro organizado de turismo de base comunitária com foco em comunidades quilombolas do Maranhão. Faz parte do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBA), implementado pelo Instituto de Políticas Sustentáveis do Maranhão (INSPOSUMA), executado pela Vale, atendendo às medidas de licenciamento ambiental federal do INCRA.

